10 franquias que focam no doce como alma do negócio Segmento de alimentação sempre figura entre os mais fortes no franchising brasileiro, tendo o subsegmento de doces uma de suas principais bases
Difícil conhecer alguém que fale com convicção que não gosta de doces, certo? Para a maioria das pessoas, uma dose de açúcar pode ser a solução em alguns momentos. Para tantas outras, essa paixão virou razão para investirem em seus próprios negócios. Apostando nisso, diversas franquias de doces investiram forte em expansão e, mesmo em tempos de crise, prometem dar água na boca – e dinheiro no bolso.
De acordo com Fabricia Vidaurre, diretora da Expande Franquias e Varejo, o franchising continua sendo uma boa opção para empreender, mesmo com o atual cenário econômico fragilizado. Para obter sucesso no ramo, no entanto, ela ressalta que é necessário tomar alguns cuidados. “Para trabalhar com franquias é necessário ter perfil de franqueado, ou seja, saber seguir algumas regras e padrões estabelecidos pela franqueadora. Além disso, ser dono do seu próprio negócio é muito diferente de ser funcionário de uma empresa”, lembra a empresária, que antes de se tornar diretora da Expande, foi gerente de diversas marcas no país.
O TOP Franquias elaborou uma lista para que você conheça dez das franquias mais badaladas do país quando se trata de guloseimas. Os produtos oferecidos vão desde os tradicionais churros até as famosas paletas mexicanas.
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Mr. Kids
Mr. Kids
Sabe aquelas máquinas de balas e chicletes que fazem as crianças enlouquecerem há décadas? Este é o Mr Kids – rede de franquias que não para de crescer no Brasil – com mais de 6.200 máquinas espalhadas em vários pontos de vendas. O Mr. Kids conta hoje com 130 franqueados em operação e faturou no ano passado R$ 3,2 milhões. A meta para 2016 é a venda de 50 novas franquias e um crescimento de 40%. O valor do investimento é de R$ 18.500.
Cacau Show
Cacau Show
Uma das grandes inovações Cacau Show, a microfranquia de distribuição tem valor de investimento a partir de R$19 mil. O modelo segue a tendência home based, na qual o franqueado atua em sua própria residência e é uma opção ainda mais acessível para se tornar parte de uma rede já consolidada como a Cacau Show. Com expectativa de retorno de 12 a 18 meses, tem entre suas vantagens a flexibilidade no horário de trabalho, com lucro que depende exclusivamente da dedicação do empreendedor. A Microfranquia de Distribuição oferece uma ampla oportunidade de expansão, pois dá ao franqueado a possibilidade de desenvolver uma carteira de revendedores para atuação nas áreas de vendas domiciliares e corporativas. O modelo não necessita de investimentos em instalações e conta com baixo custo operacional.
Rochinha
Rochinha
Com 30 anos de mercado, a Sorvetes Rochinha oferece os famosos sorvetes de frutas, que tornaram a marca famosa nas areias paulistas. No sistema “faça a sua sobremesa”, os conceitos de saúde e brasilidade são vistos em cada detalhe, oferecendo também opções com foco em saúde e bem estar. Nas franquias, os tradicionais sorvetes da marca ganharam versões zero açúcar, sem lactose, sem glúten e funcionais, além de suqueria, smothies e sanducheria com cardápio exclusivo desenvolvido por nutricionistas. O investimento inicial total para o modelo tradicional, é de até R$250 mil (varia de acordo com o tamanho da loja). Para a modalidade quiosque, o valor é de R$50 mil.
Mordidela
Mordidela
Em atividade desde 2014, a Mordidela é uma rede de franquias especializada em mini porções. Entre os produtos oferecidos estão mini porções de churros e mini paletas. Nascida em São José do Rio Preto, a rede conta com dez lojas, mas pretende chegar, até o final de 2018, a cerca de 300 lojas pelo país. O investimento inicial é a partir de R$45 mil para microfranquias e R$79.900,00 para a modalidade tradicional.
Dona Hortê
Dona Hortê
A Dona Hortê, inovadora na fabricação de arroz doce com diversos sabores e presente no shopping ABC, em Santo André, se destaca pela simplicidade das operações e por um fator importantíssimo: não tem concorrência. A rede atua no formato de quiosques e o valor estimado para implantação é de R$80 mil.
El Churrito
El Churrito
Presente em quase 30 diferentes pontos no Estado de São Paulo, o El Churrito mais do que dobrou o número de unidades no ano de 2015. Especializada na produção de churros gourmet, a franquia tem como carro chefe a grande variedade de sabores presentes em suas unidades, que operam tanto com o modelo de loja quanto quiosques, em shoppings e hipermercados. O valor total de implantação dos quiosques é de R$ 100 mil.
Ice Creamy
Ice Creamy
Criada em 2014, a Ice Creamy é uma rede de franquias de sorvetes artesanais. Com pouco tempo de atuação, a rede já dispõe de mais de 40 lojas em funcionamento por todo o país. Seu grande diferencial reside no conceito de que tudo pode ser escolhido pelo cliente: dos sabores, aos mais de 30 acompanhamentos disponíveis. O principal segredo do famoso sorvete está em uma pedra gelada, onde a massa do sorvete é manipulada durante a adição e mistura dos acompanhamentos. O valor do investimento inicial total é de R$100 mil para quiosques ou lojas pequenas e R$200 mil para lojas tradicionais.
Showcolate
Showcolate
Nascida em 2002, a Showcolate é pioneira na produção de fondues de frutas express. As deliciosas sobremesas estão presentes em mais de 40 unidades espalhadas por todo o Brasil. A franquia opera com o modelo de quiosques e o valor de implantação total do negócio é de R$109 mil
Mr. Cheney
Mr. Cheney
Mr. Cheney – rede de franquias de cookies e outras delícias tipicamente americanas, comemora o crescimento da rede na contramão da crise. Com 56 unidades em operação, a rede faturou 23 milhões em 2015 e a meta é dobrar o faturamento em 2016. Com foco na expansão em unidades dentro de shoppings e universidades, o valor do investimento é a partir de R$ 200 mil. O grande sucesso da rede são os cookies, produto carro chefe e altamente especializado.
Los Paleteros
Los Paleteros
A Los Paleteros, rede de franquias de sorvetes premium, nasceu em Curitiba em 2012 e teve rápida ascensão, se consolidando como um case de sucesso em pouco mais de um ano. A Los Paleteros fechou 2015 com faturamento de R$ 76 milhões e atualmente está presente em mais de 100 pontos de venda no Brasil. O sucesso da rede fica por conta das constantes inovações, como os deliciosos e surpreendentes sabores de paletas e a linha Poëse -minibola de sorvete com recheio de paleta e cobertura de chocolate. O investimento inicial total para mini-quiosque é de R$98 mil. Para a modalidade loja, o valor é de R$320 mil.