Para atrair novos franqueados, redes estão diluindo o valor de investimento
Crise econômica e um índice de desemprego nas alturas tem levado muitos brasileiros a partir para novos caminhos, especialmente ao empreendedorismo. Como uma forma mais segura para se iniciar um negócio próprio, o franchisingtem sido uma alternativa bastante procurada. Porém, nem sempre os valores iniciais de investimento cabem no bolso de quem acabou de perder um posto. Pensando nisso, diversas redes de franquias passaram a oferecer facilidades de ingresso, proporcionando a muitas pessoas a materialização do sonho de se tornar empresário.
Para Allan Comploier, da Comploier Consulting, especializado em formatação de redes de franquias, esse tipo de facilitação financeira aos candidatos pode ser arriscado para ambas as partes, franqueador e franqueado. “Franqueados que não estejam devidamente capitalizados, ou seja, que estão com o capital ‘contado’ para o investimento, tem maiores chances de não prosperarem, principalmente por imaginarem que conseguirão alavancar o capital financiado pela franqueadora nos primeiros meses de atuação da franquia, sendo que não é assim que acontece na prática. A realidade é que o retorno do investimento pode demorar a acontecer e, com o candidato comprometendo capital de giro no início da inauguração da franquia, fica complicado se resguardar para eventuais imprevistos que venham a acontecer, aumentando as chances de insucesso”, pontua.
Para o especialista, no entanto, a prática de financiamento da taxa de franquia é legítima. “Por ser intangível, é prática comum de marcas franqueadoras aumentarem seu valor para conseguirem financiar parte da taxa, ganhando visibilidade por oferecer esse tipo de condição diferenciada”, diz. “Sob meu olhar, o financiamento da taxa de franquia é importante para oferecer oportunidade a investidores qualificados a atuarem com determinada marca, mas que não dispõem de todo o capital necessário. Entretanto, deve ser interesse da franqueadora analisar ainda mais atentamente os candidatos que estão interessados em adquirir uma franquia e, em especial, a quem oferecerá esse tipo de condição especial”, ressalta.
O Portal TOP Franquias reuniu 16 marcas que já aderiram à ideia de ajudar novos franqueados, parcelando o investimento e até mesmo reduzindo o valor cobrado como taxa de franquia.
Carregando Galeria...
Menu
Açaí Beat
Açaí Beat
Açaí Beat é uma rede de franquias que comercializa creme de açaí. A marca optou por reduzir gastos e implementar facilidades aos franqueados para o atual momento da economia brasileira. Agora, a rede opera com redução de 20% nos investimentos iniciais para inaugurar uma unidade e oerece a possibilidade de pagamento da taxa de franquia em até 25 parcelas. O objetivo é atrair interessados em abrir um quiosque da marca e fechar 2017 com R$ 21 milhões de faturamento.
Acqio
Acqio
Há pouco mais de um ano no mercado, a Acqio, rede de franquias com foco em pagamentos eletrônicos, oferece um modelo de negócio no sistema home office, que exige investimento de 5.490 reais (capital de giro + taxa de franquia). A rede facilita o pagamento ao franqueado por oferecer a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes no cartão. Com faturamento médio mensal de 11 mil reais e margem de lucro estipulado em 3.200 reais, a Acqio conta com mais de 540 unidades espalhadas por todo o Brasil.
Sr. Sorvete
Sr. Sorvete
A rede de franquias Sr. Sorvete traz toda a tradição das sorveterias artesanais em um ambiente familiar e aconchegante. Hoje, a marca conta com um variado mix de produtos – quase 200 sabores de sorvetes de massa, além de picolés, taças lambuzadas, tortas de sorvete, milk-shakes etc. -, além de café, chocolate quente e salgados. A rede parcela a taxa de franquia no cartão de crédito em 12 vezes sem juros. O investimento total é de 145 mil reais, com margem de lucro em torno de 30%. Segundo a franqueadora, o tempo de retorno do investimento é de 12 a 18 meses.
Cão Cidadão
Cão Cidadão
A Cão Cidadão é uma marca especializada em adestramento pet em domicílio e em consultas de comportamento. Ela atua no sistema de franquia móvel e conta com mais de 90 franqueados espalhados pelo país. O modelo não exige do franqueado um estabelecimento fixo, uma vez que o atendimento acontece na casa do cliente. O profissional ainda conta com uma região exclusiva de atuação e com o suporte de uma Central de Atendimento para o encaminhamento de clientes. O valor da taxa de franquia é de 9 mil reais. Parte dessa quantia – 4,5 mil reais – deverá ser paga no ato da assinatura do pré-contrato, no início do treinamento. O restante precisa ser quitado na assinatura do contrato, podendo ser parcelado em até 12 vezes.
Encontre Sua Viagem
Encontre Sua Viagem
Especializada em serviços de turismo, a Encontre Sua Viagem conta com mais de 500 unidades pelo país, sendo que mais da metade é equivalente à modalidade home office, que apresenta esse desenvolvimento por exigir um investimento inicial a partir de 5 mil reais. A marca dispõe também outro modelo de negócio: Loja Física, com investimento de 40 mil reais (os valores incluem taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação). A taxa de franquia de todas as modalidades podem ser dividas em até 12 vezes no cartão de crédito.
On Byte
On Byte
Rede de franquias de educação e formação profissional, a On Byte oferece os mais diversos cursos de capacitação. A rede atua com três modelos negócio: Personal, Compacta e Full. No modelo Personal o investimento é de 8.700 reais, com margem de lucro de 80% e o tempo de retorno do investimento é de seis meses. No modelo Compacta o investimento é de 45 mil reais, com margem de lucro de 60% e retorno do investimento entre 12 e 18 meses. O modelo Full requer investimento de 116 mil reais, com margem de lucro de 50% e retorno entre 12 e 18 meses. A marca oferece parcelamento da taxa de franquia no cartão de crédito, em 12 vezes sem juros, e financiamento do capital de giro, montagem, reforma e ampliação da franquia em parceria com uma instituição financeira.
Bidon Corretora de Seguros
Bidon Corretora de Seguros
A Bidon Corretora de Seguros foi lançada em setembro do ano passado e já conta com 50 unidades. A rede apresenta um formato compacto de negócio – home office -, com um valor de investimento inicial de 11.990 reais. De acordo com a empresa, o lucro mensal gira em mais 7 mil reais. A taxa de franquia, de 9.900 reais, pode ser parcelada em até 12 vezes no cartão de crédito.
Grupo VA
Grupo VA
O Grupo VA é especializado em microfranquias de serviços, que vão desde educação até cupons de descontos. O grupo oferece a possibilidade de parcelar o investimento inicial, sendo 50% à vista e o restante em quatro vezes, para os investimentos iniciais de todas as suas redes – Evolute, Doutor Lubrifica, ContabExpress e The Voucher.
Crazy4Mugs
Crazy4Mugs
Especializada em presentes criativos, como copos e canecas e com licenciamento exclusivo de grandes marcas, a rede oferece o formato de quiosque que se adequa a qualquer espaço disponível nos shoppings. O investimento varia de 88 mil reais a 100 mil reais, sendo que um terço do valor total do investimento pode ser parcelado em até oito vezes.
Van da Limpeza
Van da Limpeza
A marca é uma microfranquia de vendas diretas de produtos de limpeza. A Van da Limpeza foi criada em formato delivery para levar praticidade aos clientes finais, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. O franqueado ainda pode utilizar o próprio veículo.
Não há a necessidade de contratação de outros funcionários, e a rede oferece o parcelamento da taxa de franquia em 12 vezes sem juros. Todos os produtos são homologados pela Anvisa. O valor do investimento total é de 10.700 reais, com margem de lucro esperada de 40 a 80% e retorno do investimento em 6 meses.
Sigbol Fashion
Sigbol Fashion
A Sigbol Fashion é a primeira franquia a oferecer cursos profissionalizantes de confecção e moda. Desde 2015, a marca parcela o investimento em até três vezes, como forma de diluir o custo e preservar o recurso financeiro do novo franqueado, que poderá utilizá-lo para alavancar o novo negócio. Além disso, a empresa oferece desconto de 50% na taxa de royalties durante o primeiro ano de operação da escola e de 25% no segundo ano. O investimento inicial varia entre 79,9 mil reais e 114 mil reais.
Jan-Pro
Jan-Pro
A Jan-Pro é uma rede especializada em limpeza comercial, com investimento inicial que varia conforme o modelo de negócio escolhido, que parte de 7.500 reais, e chega a 70.200 reais. Em todos os casos, a empresa faz o parcelamento em até 36 vezes e isenta a cobrança de taxa de publicidade, além de possibilitar a aquisição de contratos, garantindo ao franqueado o primeiro cliente.
PartMed
PartMed
A rede de clínicas médicas PartMed entrou para o franchising em 2016 e já tem duas unidades ativas e 11 em fase de implantação, oferecendo consultas, exames de diagnóstico, internações e cirurgias particulares. O investimento inicial varia de 220 mil reais a 360 mil reais, e a taxa de franquia pode ser quitada em até 12 pagamentos. Além disso, parceiros homologados da rede parcelam os custos com estrutura em até 48 vezes.
2be Study Group
2be Study Group
A 2be Study Group é uma franquia especializada em intercâmbio cultural e educacional. A marca possui 20 unidades, sendo 16 no Brasil, duas na Austrália, uma na Irlanda e uma nos EUA. Os novos franqueados têm total liberdade para ficarem focados na venda e na gestão da unidade, visto que a matriz é quem faz todo o suporte pós-venda (matrículas, visto etc).
Com unidades que variam entre 30 metros quadrados e 120 metros quadrados, é possível financiar a taxa de franquia em até 6 parcelas, por meio de cartão de crédito e boleto bancário. A franqueadora exige que o interessado tenha concluído o ensino superior, deseje estar à frente do negócio e, como diferencial, é preciso gostar de viajar, tendo realizado algumas viagens internacionais nos últimos anos.
PremiaPão
PremiaPão
A PremiaPão é uma rede de franquias de comunicação, com foco em propaganda em sacos de pães que tem por objetivo divulgar marcas e produtos diretamente ao público-alvo sem desperdícios, de forma inovadora e impactante. Acessível, possui um investimento inicial a partir de 6 mil reais. Para facilitar a entrada do investidor interessado, a marca flexibiliza o pagamento da franquia em até 12 vezes.
OdontoCompany
OdontoCompany
A OdontoCompany, rede de clínicas odontológicas, possui 200 franquias em operação. A marca, que faz parte da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, tem investimento inicial que vai de 177.491 reais a 287.384 reais. A taxa de franquia pode ser quitada em até 12 pagamentos e, além disso, parceiros homologados da rede parcelam os custos com estrutura do ponto em até 48 vezes.