23 franquias contam como estão vencendo a crise
A ABF (Associação Brasileira de Franchising) acaba de divulgar os números de faturamento do setor referentes ao primeiro trimestre de 2016. Segundo a entidade, o mercado de franquias obteve um crescimento nominal de 7,6% em relação ao mesmo período de 2015, gerando uma receita de R$ 33.709 bilhões, enquanto em no mesmo período do último ano o acumulado foi de R$ 31.331 bilhões.
Já no acumulado de 12 meses, a receita do setor variou positivamente 7,9%, garantindo R$ 141.970 bilhões, um salto significativo frente ao ano anterior, que garantiu R$ 131.518 bilhões.
O crescimento também foi sentido no número de marcas e lojas disponíveis no mercado. Segundo a ABF, somente no primeiro trimestre de 2016, 108 marcas foram formatadas para o modelo de franquias, totalizando mais de 3 mil redes no Brasil. Ainda nesse caminho, a porcentagem da expansão se mostrou mais alta que a do ano anterior, sendo de 2,9% (2.911 novas lojas) e totalizando 141.254 unidades pelo país.
Os números positivos podem parecer surpreendentes para muitos, mas a explicação está na capacidade de resiliência do setor e nas ações pontuais executadas por parte das redes, o que inclui promoções e adequação do ticket médio ao bolso do brasileiro, fragilizado nesse momento. “O franchising é um setor que aplica indicadores de desempenho e os acompanha constantemente, tomando medidas para preservar sua operação. E foi isso o que ocorreu no primeiro trimestre. Frente a um cenário dos mais desafiadores, as redes buscaram alternativas, das quais destacamos promoções, campanhas de incentivo, revisão de mix de produtos, renegociação com fornecedores, identificação de novos mercados e até o desenvolvimento de novos modelos de negócios”, afirma a presidente da ABF, Cristina Franco.
Para ilustrar o que afirma a entidade máxima do franchising nacional, o Portal TOP Franquias conversou com 23 franqueadoras que apostaram em ações que pudessem contribuir para a saúde financeira.