7 franquias em que o negócio é a capacitação profissional

As franquias têm se consolidado como um importante impulsionador econômico do país, especialmente durante o período de instabilidade econômica. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor registrou crescimento de 8,3% entre 2014 e 2015, superando R$ 139 bilhões. Entre os segmentos, as franquias de Educação e Treinamento têm se destacado, representando 6,6% da receita do franchising no ano passado e registrando um crescimento de 4% no número de unidades franqueadas na comparação com 2014.

Segundo Milena Lidor, consultora da Franquear Consultoria, o momento atual e o negócio são boas opções para quem deseja empreender no setor. “É um nicho que geralmente oferece ao empreendedor rentabilidade de 30% a 40%, ou seja, muito interessante desde que o franqueado cuide dos detalhes e tenha uma gestão bem equilibrada, fazendo, inclusive, com que haja baixa taxa de inadimplência – isso é possível quando o aluno gosta de estar na escola e do relacionamento que existe no lugar. Outro fator para atingir essa rentabilidade é a renovação dos alunos para novos cursos. Quando se trabalha os alunos que já estão na escola para fazerem novos cursos, o custo com mídia para trazê-lo é praticamente zero”, lembra. Para outros especialistas, empreender em redes que oferecem cursos diversos está sempre em alta. “O momento é propício para investir nesse segmento. O mercado está enxugando as vagas e, mesmo assim, cada vez mais exigente. É essencial que as pessoas busquem por fatores e conhecimento que possam agregar ao currículo. Por isso, franquias de idiomas e franquias de cursos de capacitação tendem a ter uma demanda muito interessante”, explica Paulo Cesar Mauro, diretor da Global Franchise.

O TOP Franquias reuniu sete redes de franquias de capacitação profissional em diferentes vertentes. Confira as oportunidades.