7 redes de franquias que têm famosos entre os sócios

Está se tornando cada vez mais comum ver celebridades investindo no franchising, figurando como sócios e investidores em marcas ou simplesmente emprestando a imagem em redes diversas. Ter um nome conhecido publicamente associado à franquia pode ser uma ótima estratégia para alcançar o sucesso em menor tempo, já que a imagem pode ser considerada uma ferramenta de marketing na divulgação do modelo de negócio. Famosos de diversos segmentos, como a apresentadora Xuxa Meneghel, o chef Henrique Fogaça, o ex-tenista Gustavo Kuerten, o ex-jogador de futebol Ronaldo “Fenômeno”, o lutador do UFC José Aldo e a atriz Giovanna Antonelli são alguns exemplos de celebridades que resolveram apostar suas fichas no segmento de franquias.

Segundo André Miceli, coordenador do MBA em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor da Infobase, a aposta pode render bons números, já que ter um nome forte como referência do negócio dará mais credibilidade e visibilidade à marca. Porém, é preciso avaliar bem o negócio antes de assinar o contrato. “É importante verificar se o negócio faz sentido mesmo sem a notoriedade da celebridade que será a representação da marca. O investidor (franqueado) deve considerar também a estabilidade da carreira da celebridade à qual a marca está associando sua imagem”, sugere o especialista.

Ainda de acordo com Miceli, as celebridades se aproveitam da fama para fazer com que seus negócios tenham acesso direto aos fãs, uma maneira de obter reconhecimento, exposição na mídia e prestígio em pouco tempo. Em contrapartida, qualquer instabilidade na carreira de um famoso pode ser um ponto negativo para o negócio, uma vez que o comportamento público influenciará diretamente na margem de lucro das unidades. “Como estarão muito associadas, a marca da franquia ficará exposta a eventuais deslizes da carreira da celebridade. Pessoas com carreiras instáveis podem trazer problemas a seus negócios”, pondera.