quinta, 19 de setembro de 2024

PUBLICIDADE Master House – Top Banner

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades

De acordo com levantamento publicado pela ABF, apenas 13 marcas contam com mais de 500 franquias em operação atualmente

Partindo do princípio que uma marca adere ao sistema de franchising para expandir sua atuação, é possível imaginar que o objetivo seja alcançar um grande número de unidades em operação, marcando presença em todo o território nacional e, em alguns casos, até mesmo em outros países. A realidade, porém, não é fácil. Levantamentos apontam para um baixo índice de franqueadores que ultrapassam a casa das 60 franquias no Brasil. Então, o que dizer daquelas que vão muito além, superando as 500 operações? Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), atualmente apenas 25 redes, entre as mais de 3 mil franqueadoras, conquistaram esses números.

Chegar a um patamar como este, geralmente, leva anos de investimentos, mudanças e muita resiliência, o que acaba influenciando na decisão de muitos potenciais franqueados, já que um dos principais critérios que levam à escolha entre uma marca e outra é a história e o nome da franquia.

Os setores que figuram entre os principais entre as maiores franquias são Alimentação, Serviços Educacionais e Moda. O Portal TOP Franquias elencou nove redes de diferentes segmentos que já alcançaram e ultrapassaram a casa das 500 unidades – os dados foram divulgados em janeiro de 2017.

Carregando Galeria
Carregando Galeria...
Menu
9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades O Boticário
O Boticário

O Boticário

Líder no setor de Beleza e Bem-estar, foi fundada em 1977 por Miguel Krigsner e, em 1980, a marca abriu sua primeira franquia. O Boticário é considerada hoje a maior franquia do país, com 3.730 unidades. A rede disponibiliza dois formatos para investimento: quiosques e lojas. Na primeira opção, o investimento total é de 105 mil a 220 mil reais, com faturamento médio mensal de 70 mil reais e prazo de retorno do investimento entre 18 e 36 meses. O franqueado que optar por investir na loja terá que desembolsar uma quantia que parte de 510 mil reais.

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades Colchões Ortobom
Colchões Ortobom

Colchões Ortobom

Inserida no segmento de Casa e Construção, a Colchões Ortobom tem 2.011 unidades espalhadas pelo país. Fundada em São Paulo no ano de 1969, iniciou suas atividades no ramo metalúrgico, fabricando camas e mesas para televisão. Em 1975, foi inaugurada, no Rio de Janeiro, uma fábrica especializada na fabricação de colchões e desativada a produção de camas. Em 1992, a marca aderiu ao mercado de Franchising. O investimento inicial para se tornar um franqueado da Colchões Ortobom é de mil reais por metro quadrado, com um capital de giro mínimo de 30 mil reais. O negócio prevê faturamento mensal entre 40 mil a 80 mil reais em lojas de rua, e de 150 mil a 300 mil reais em shopping center. O retorno do investimento estimado pela empresa é de 18 a 36 meses.

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades Cacau Show
Cacau Show

Cacau Show

Uma das mais procuradas e famosas franquias do setor de alimentação, a marca Cacau Show deu seus primeiros passos no final da década de 1980 pelas mãos de Alexandre Tadeu da Costa, mas foi em 2001 que os negócios alavancaram, com a abertura da primeira loja física. Hoje, a rede conta com 2.045 unidades e, para se tornar um franqueado, é necessário 170 mil reais para dar o pontapé inicial. Para os quiosques, é preciso ao menos 42 mil reais. Uma das políticas da franquia Cacau Show é não permitir que suas unidades sejam abertas com dinheiro proveniente de empréstimos ou linhas de crédito. A empresa acredita que não seja interessante começar algum negócio já com uma dívida. De acordo com ABF, o faturamento médio para lojas convencionais é de 70 mil reais por mês. O prazo de retorno de investimento é de 18 a 36 meses.

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades Subway
Subway

Subway

A gigante norte-americana ao estilo fast-food tem 50 anos de atuação e está presente em mais de 110 países. Somente no mercado brasileiro, já são cerca de 2.153 unidades, fazendo com que o Brasil apareça como o quarto maior mercado da Subway no mundo, somente atrás dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Para se tornar um franqueado da rede é necessário investir inicialmente de 180 mil a 600 mil reais e ter um capital de giro em torno de 20 mil reais. A rede divulga que o faturamento médio mensal é de cerca de 70 mil reais e o prazo de retorno é de 24 a 36 meses.

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades Jet Oil
Jet Oil

Jet Oil

A marca de serviços automotivos pertencente ao grupo dos postos Ipiranga possui 1.516 franquias. A rede, fundada em 1994, tem como carro-chefe os serviços de troca de óleo com equipamentos e instalações especialmente projetadas. O investimento para abrir uma unidade parte de 115 mil reais, com faturamento médio de 20 mil reais ao mês e um prazo para retorno estimado entre 18 e 36 meses.

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades Kumon
Kumon

Kumon

A franquia de serviços educacionais foi fundada em 1958 e chegou ao Brasil em 1977. A Kumon é conhecida por sua metodologia que visa incentivar a autonomia da criança nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado. Atualmente, a rede tem 1.375 unidades no país e o investimento para abrir uma escola com a bandeira Kumon inicia em 35 mil reais. O faturamento médio é de 27 mil reais e o período de retorno do investimento varia de 18 a 24 meses.

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades CVC
CVC

CVC

A maior operadora de turismo e rede de agência de viagens das Américas – é brasileira – chegou às mil unidades espalhadas por todo país em 2015 e abre cerca de 100 novas lojas por ano: hoje já são 1.100 operações. Atualmente, a estimativa de investimento para ambientação e montagem de um PDV da marca, com cerca de 25 metros quadrados, parte de 60 mil reais. O franqueado lucra com a taxa de remuneração, que varia de 5% a 12% sobre os valores das vendas – o faturamento por loja informado pela companhia é de 430 mil reais por mês. A CVC está entre as redes que não cobram taxa de franquia e royalties mensais.

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades Chilli Beans
Chilli Beans

Chilli Beans

A Chilli Beans apresentou um novo conceito de vendas no mercado de óculos, o de self-service, que é realizado por meio de quiosques e lojas. Em 2001, a marca passou a trabalhar como franqueadora e, desde então, conta com 698 unidades pelo Brasil. O investimento inicial para abrir uma franquia da Chilli Beans parte de 125 mil reais. A marca calcula uma previsão de faturamento dos seus franqueados em torno de 50 mil reais mensais e o prazo para o retorno de investimento é de 24 a 30 meses.

9 redes de franquias que possuem mais de 500 unidades Seguralta
Seguralta

Seguralta

Com forte atuação no setor de Seguros, a Seguralta foi criada em 1968, mas somente em 2008 entrou para o franchising. Hoje conta com 600 franquias no país. Para se tornar um franqueado da marca é necessário investir 22,5 mil reais. A empresa informa que o faturamento médio mensal é de 30 mil reais e o retorno do investimento varia de 12 a 36 meses.




Copyright © Franchise Square - 2024 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Termos de uso e responsabilidade