Descrevendo o perfil do franqueado de sucesso
Ultimamente, o Franchising tem se tornado um modelo de negócio bastante atrativo para os “empreendedores de plantão”, isso porque, para muitas pessoas, investir em uma franquia é sinônimo de “não ter que trabalhar mais”. No entanto, neste artigo eu quero desmistificar uma visão utópica que muitas pessoas têm ao investir em uma franquia.
Durante os meus mais de dez anos de experiência atuando no departamento de marketing de inúmeros grupos de franqueadoras, como Wizard, Yazigi, Microlins… (as maiores franqueadoras do segmento de educação a nível mundial) e até mesmo depois de ter fundado a Godiva Propaganda, tenho percebido alguns fenômenos decisivos no desempenho de uma enorme parcela dos franqueados.
Por mais que o modelo de negócio de uma franquia seja definido e replicado a partir das decisões da franqueadora, nem todos os franqueados conseguem alcançar um padrão elevado de resultados, seja em faturamento, reconhecimento regional etc. Ou seja, o modelo de negócio de uma franquia não é fator determinante para obtenção de sucesso.
Isso não significa que se tornar um franqueado é algo negativo, muito pelo contrário, esse é um dos melhores atalhos que um empreendedor pode utilizar para ter sucesso no mundo dos negócios.
É evidente que qualquer pessoa pode se tornar um franqueado, mas apenas poucos conseguem entrar na galeria de “franqueados de sucesso”.
Por esse motivo, hoje eu quero utilizar um pouco do know-how que adquiri no segmento de franchising para te apresentar alguns fatores determinantes para quem realmente tem e quer fazer sucesso no mundo dos negócios; – descrevendo o perfil do franqueado de sucesso.
Análise Macro
Basicamente, quando realizamos uma análise em um contexto geral na obtenção de resultados entre franqueados temos a seguinte condição:
Os franqueados dividem-se em 3 ramificações em uma relação “20/60/20”, as quais podemos considerar: “franqueados de sucesso, regulares e promissores”.
Para ilustrar melhor esta situação, vamos elucidar o fenômeno mais comum no quadro de franqueados de qualquer franqueadora de grande porte. Para isso, vamos utilizar o mesmo recurso que Jean-Noël Kapferer (especialista francês em problemas de administração de marcas) utilizou para explicar o funcionamento da identidade de uma marca: o prisma.
Prisma 20/60/20
Na base do nosso prisma temos os 20% dos franqueados promissores; no centro, temos os 60% de franqueados intermediários; e, no topo, temos os 20% de franqueados de sucesso, totalizando os 100% do nosso prisma 20/60/20.
Neste sentido, estas divisões são:
20% de franqueados promissores: os franqueados que estão neste grupo são aqueles que, temporariamente, não conseguem obter resultados relevantes nem para si, nem para a franqueadora, ou seja, praticamente não apresentam sinais justificáveis de rentabilidade. No entanto, podem ser altamente lucrativos se trabalharem com estratégias efetivas de marketing.
60% de franqueados intermediários: os franqueados que estão neste grupo são aqueles que conseguem obter determinada margem de rentabilidade, mas, ainda assim, não podem ser considerados franqueados de sucesso, pois ainda têm pendências gerenciais e operacionais a serem otimizadas.
20% de franqueados de sucesso: nesta segmentação estamos lidando com quem realmente faz a diferença no mundo do franchising. São empreendedores natos que buscam formas de potencializar a sua rentabilidade independentemente das condições determinadas pela franqueadora.
Ok, mas como é o perfil do franqueado de sucesso?
Agora, sim, vamos falar do que realmente interessa, vamos separar o joio do trigo!
Se existe uma palavra que possa definir o perfil de um franqueado de sucesso, essa palavra é PROATIVIDADE.
Proatividade é, sem sombra de dúvidas, a qualidade intrínseca que todo franqueado de sucesso tem.
Os franqueados que mais tem sucesso são aqueles que acompanham todas as etapas de gestão de uma franquia, ou seja, eles possuem conhecimento e/ou buscam informações para tomar as rédeas do seu negócio.
Esses 20% do prisma são franqueados diferenciados, isso porque, além de terem o capital necessário para investir em uma franquia, são pessoas que buscam resultados constantes e procuram lidar com todos os departamentos que envolvem seu negócio, seja a gestão de pessoas, departamento financeiro, compra de materiais, formação de parcerias locais etc.
Assim como foi dito no início deste artigo, muitas pessoas acham que o franchising é um modelo de negócio que basta “colocar dinheiro” e o negócio vai deslanchar. Pelo contrário, assim como qualquer negócio, a dedicação, o empenho e a persistência serão os fatores determinantes para o alcance de resultados.
Além deste contexto, também tenho percebido que muitas pessoas acreditam que só pelo simples motivo de fazerem parte de um determinado segmento, já possuem propriedade para administrar uma empresa. No entanto, a escolha de ser um franqueado envolve inúmeros outros fatores.
Na Godiva Propaganda, é notório que muitas franqueadoras se recusam a vender para “investidores” que não têm o menor interesse em questões gerenciais.
Tudo bem, isso não quer dizer que você tem de ser um administrador nato para ter sucesso, mas é preciso estar ciente que uma franquia é um modelo de negócio como qualquer outro, e que, para obter sucesso, você terá muito trabalho como em qualquer negócio.
O fato é que é extremamente necessário que um franqueado tenha ao menos uma veia empreendedora em seu corpo e, ainda assim, isso não é o bastante. Em outras palavras, o que eu quero evidenciar é que, para se tornar um franqueado de sucesso, você deve procurar pensar como um gestor e, então, daí por diante, buscar métodos, amigos e parceiros que possam lhe ajudar a se tornar um franqueado de sucesso.
E é por esse motivo que eu te convido para uma conversa franca sobre o posicionamento de marketing e de gestão da sua franquia.
Quer ser um franqueado de sucesso? Então haja como um franqueado de sucesso!
Busque referências com quem realmente domina este mercado, amplie sua rede de contatos com quem pode lhe ajudar a ter sucesso e, para finalizar, quero apenas deixar uma frase para sua reflexão:
“O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nela trabalham.” – Idalberto Chiavenato