sexta, 22 de novembro de 2024

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A experiência em um Discovery Day – Cinco dicas valiosas

A experiência em um Discovery Day – Cinco dicas valiosas

29, jun 2016

Para se tornar franqueado, muitas redes utilizam uma ferramenta estratégica chamada Discovery Day, o dia em que o candidato à franquia vai conhecer, na prática, o negócio o qual pretende montar.

Para exemplificar, contarei uma história de quando participei do processo de seleção para uma grande rede de casual dining. Por ser uma operação bastante complexa, o “dia do descobrimento” durou uma semana.

Meu primeiro dia foi na sede da empresa, onde o franqueador me levou para conhecer os gestores das áreas de expansão, marketing e logística da rede. Durante nossa conversa, comentavam sobre os desafios de cada setor do negócio e o que eles esperavam de mim como franqueado.

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Fomos até a unidade na qual eu passaria o restante dos dias e defini o horário para começar os trabalhos: 5h da manhã, quando os primeiros colaboradores chegam para preparar os ingredientes que serão usados ao longo do dia.

No dia seguinte fui colocado aos cuidados do chef de cozinha. De imediato, fui mandado de volta para casa, pois estava de barba. Segundo a Anvisa, quem trabalha com manuseio de alimentos não pode usar barba. Sim, saí correndo até o supermercado mais próximo para comprar uma lâmina e creme de barbear para poder trabalhar.

Feito isso, vesti meu uniforme e o chef de cozinha me apresentou as ferramentas de trabalho e os ingredientes. Na sequência, me mostrou o tamanho de cada corte. A cenoura, o pepino, os brócolis, a rodela do tomate, a cebolinha, tudo deveria ser cortado na medida indicada numa placa. Eu até poderia comparar o pedaço cortado com o da placa. “O tamanho precisa ser exatamente esse”, ele reiterava.

Fui orientado a ler e repetir o processo de corte e, quando eu memorizasse esse processo, deveria chamá-lo. Li por algumas vezes, decorei e, já sabendo como fazer, o chamei. Ele foi comigo até a mesa e pediu para que eu executasse os cortes dos ingredientes. Fiz o preparo de cada um, como eu havia memorizado. Enquanto eu cortava, ele dizia “muito bem, processo aprendido. Você lê, decora, executa e, se fizer bem, o processo está completo. Vamos para o próximo”.

Já eram quase 11h da manhã e os primeiros clientes começavam a chegar. Estava na hora de preparar os pratos! Fui orientado a ler a placa de fritura de uma cebola gigante, decorar e, novamente, chamar o chef para mostrar se estava fazendo certo. Mesmo tendo decorado todo o processo, acabei queimando umas seis cebolas, mas fiquei ali executando até sair com perfeição. Era mais um processo aprendido.

No dia seguinte, o gerente da unidade me pediu para chegasse às 10h. Eu ficaria como garçom. Recebi o cardápio da loja e a mesma instrução: ler e decorar para tirar dúvidas dos clientes sobre o cardápio. No dia seguinte, os garçons supervisionariam o meu atendimento.

Durante a semana, trabalhei em todas as áreas da operação e passei também um dia com o proprietário, observando como ele faz a gestão do restaurante. Caso eu fosse aprovado naquele momento do “descobrimento” do negócio, assinaria o contrato e enfrentaria um treinamento de oito meses a um ano, tudo para estar completamente apto a assumir uma unidade igual.

O objetivo do Discovery Day é justamente mostrar para o candidato a realidade que ele vai encarar no dia-a-dia da operação. “Muitos quando precisam tirar a barba ou vestir avental, uniforme de garçom, desistem e dizem que o negócio não é para eles. Por isso, começamos sempre apresentando a cozinha, pois é a parte mais desafiadora do negócio”, revelou o proprietário na oportunidade.

Essa história mostra cinco dicas importantes, as quais considero indispensáveis para qualquer rede durante o seu Discovery Day, que pode ser de mais de um dia, dependendo da complexidade do negócio:

  1. Envolva todos os colaboradores da unidade: a loja toda estava me esperando e sabendo o que eu ia fazer ali;
  2. O objetivo do Discovery Day era tirar minhas últimas dúvidas em relação ao negócio, além de dar a oportunidade de confrontar a teoria apresentada com a prática;
  3. Havia alguém designado para acompanhar como eu absorvia e executava os processos da rede;
  4. Verificaram o quanto eu me envolvi nas atividades operacionais da loja, como atendi os clientes, como trabalhei, gerenciei a equipe e como absorvi os processos de operação, gestão e vendas da unidade;
  5. Atitudes de liderança: quando houve algum problema eu assumi a frente, procurei ajuda para resolvê-los, ou me “escondi” atrás de alguém e dei a desculpa de que “estava apenas em experiência”?

Os funcionários da loja, após o Discovery Day, quando o candidato não estiver mais presente, poderão – e deverão – dar suas impressões sobre ele e como foi o breve período de trabalho sob sua administração.

Com o Discovery Day, é possível descobrir o que a ficha cadastral e o currículo não mostram: como o candidato atende os clientes? É prestativo e paciente? Leva em consideração a opinião dos outros? Como lida com os funcionários da loja? É simpático? Consegue fazer com que colaborem com ele? Como enfrenta problemas?

Por fim, a franqueadora pode avaliar tudo o que foi dito pelo candidato, mas na prática, comprovando se ele tem o perfil desejado.

Em caso de aprovação no Discovery Day, o processo se encaminha para a última etapa, que é a assinatura do Contrato de Franquia.

Contudo, não é regra fazer o Discovery Day na etapa final do processo de seleção. Algumas redes fazem na parte inicial do processo, justamente verificando se o candidato, que até o momento tinha uma visão apenas “de fora” do negócio, consegue lidar com a operação e seus desafios.

No fim da história, não pude me tornar franqueado da rede. Infelizmente, é regra do negócio se dedicar exclusivamente ao restaurante e, como já tenho outro negócio, não resolvi arriscar dessa vez.

Vale a pena investir nisso, não?


O conteúdo acima é de autoria de Fábio Cesar Di Mauro, em caráter colaborativo, isentando o Portal Franchise Square de quaisquer responsabilidades.


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