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5 cuidados para repasse de franquia

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados nessa situação. Por isso, trago aqui cinco cuidados importantes que devem ser tomados ao adquirir uma franquia por repasse: 1) Atentar para as regras do Contrato de Franquia: a Lei de Franquias não dispõe sobre como o repasse de uma franquia deve acontecer, então, todas as regras sobre isso devem estar no próprio Contrato de Franquia. Vale a pena analisar o contrato com um especialista em franquias para verificar as condições para isso. 2) Analisar com detalhes o motivo de eventual baixo desempenho: comprar uma franquia em funcionamento tem suas vantagens. Ainda que ... Leia mais

Porque é importante analisar em detalhes a Circular de Oferta de Franquias (COF)

Em geral, o primeiro contato do interessado é com o time comercial da franqueadora, cujo objetivo principal é fechar o negócio, sem entrar em muitos detalhes sobre questões jurídicas. No entanto, a partir da disponibilização da COF, é fundamental dar atenção a esses pontos, inclusive com o apoio de um advogado especializado no assunto. Abaixo menciono os pontos mais delicados da COF e que merecem especial cautela: Prazo: é importante saber qual será o prazo do contrato, pois isso tem total relação à recuperação do investimento realizado. Em geral, é recomendável que esse prazo seja de, no mínimo, de 5 ... Leia mais

Os “Lobos de Wall Street” do franchising

Não é novidade que o sistema de franquias representa uma excelente oportunidade a quem deseja ter o próprio negócio, sem passar pelas comuns adversidades comerciais e de marketing no desenvolvimento de uma nova empresa. O franchising representa maior segurança aos empreendedores, com taxa de mortalidade 10 vezes inferior a de empresas com marcas próprias. Nos últimos cinco anos, o número de marcas franqueadoras presentes no quadro da ABF (Associação Brasileira de Franchising) quase dobrou – de 1.643 marcas em 2009, contra 2.942 em 2014. Mas será que todas essas empresas se estruturaram adequadamente para replicar seus modelos de negócios e ... Leia mais

Além das redes sociais: a estratégia de gestão da imagem da franquia no ambiente digital

Cada vez mais, a comunicação com os diferentes públicos de interesse está baseada nas ferramentas digitais, como redes sociais, vídeos e sites. Denominada de comunicação digital integrada ela é composta por três pilares: institucional, interna e mercadológica, executada pelo uso da tecnologia e internet. Neste artigo, vamos focar no pilar da comunicação digital mercadológica. O gestor precisa identificar as estratégias de comunicação digital para atender aos perfis dos diferentes públicos de seu negócio. Frente a este desafio, é fundamental definir a abordagem e o posicionamento estratégico que a organização pretende transmitir. A cultura organizacional, o estilo de comunicação, as mensagens ... Leia mais

Cultura de engajamento em redes de franquias

A vontade de trabalhar com franchising veio logo cedo. Fui muito influenciado pelo trabalho dos meus pais, que fundaram a rede Sapataria do Futuro no início dos anos 90. Conforme fui trabalhando com franquias e estudando para aprimorar meu conhecimento, conheci o instrutor Adir Ribeiro, um dos autores do livro Gestão Estratégica do Franchising. Este texto é baseado em seus ensinamentos. Os valores da franquia se perdem conforme a rede de franqueados cresce A cultura da empresa franqueadora é definida no momento da criação da empresa, por seus fundadores. Porém, quando a empresa cresce, decorrente da expansão de sua rede ... Leia mais

Nova lei de uso de espaço público favorece o franchising na rua

A utilização do espaço público poderá ser objeto de outorga oficial por parte dos Municípios a qualquer interessado que preencha os requisitos a serem exigidos pelo poder público local. Um ponto relevante neste sentido é a possibilidade de transferência a terceiros da outorga obtida, desde que os terceiros que vierem a receber igualmente cumpram os requisitos previstos na legislação, respeitado o prazo remanescente da outorga original. O franchising como um todo pode se beneficiar de um sistema mais seguro e formal de uso do espaço público, possibilitando a exploração estruturada do mercado de rua. Outro ponto de destaque da nova legislação ... Leia mais