Como abrir uma loja de roupas de sucesso
O segmento de roupas e vestuário está sempre em alta, sendo um dos ramos que mais cresce no Brasil e no mundo. É também uma opção para quem deseja investir desde capital limitado até grandes aportes financeiros no segmento de roupas.
Com o crescimento exponencial do e-commerce no Brasil, houve também um crescimento expressivo de opções de abertura de lojas de roupas virtuais.
É fundamental que o investidor que deseja abrir uma loja de roupas se diferencia competitivamente para ganhar mercado rapidamente. O contato e poder de barganha com os principais fornecedores também é de extrema importância.
No portal TOP Franquias estamos sempre atentos a novas oportunidades de negócios, e a abertura de uma loja de roupas está nas principais opções de empreendedorismo no Brasil. Então, vamos estudar os principais pontos de como abrir uma loja de roupas.
Defina o mercado-alvo de sua loja de roupas
A definição do mercado alvo de sua loja de roupas é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio. Este item precisa ser muito bem clarificado e entendido, para que você possa escolher a melhor estratégia de marketing.
Neste segmento, há diversos ramos que o empreendedor pode focar. Por exemplo:
Loja de Roupas Infantis; Lojas de Roupas de Grife; Loja de Roupas de Banho; dentre muitas outras. A definição exata da ramificação é o que lhe ajudará a definir todos os itens subsequentes.
Como escolher o ponto comercial para lojas de roupas
Tendo em mãos todas as informações de seu mercado alvo, é hora da definição do ponto comercial da sua loja de roupas. Para muitos empreendimentos, este é o fator crítico do sucesso do seu negócio.
Escolher um ponto comercial para lojas de roupas onde transitem muitas (muitas!) pessoas é fundamental. De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, em parceria com o SPC Brasil, 29% dos consumidores compram roupas sem necessidade.
Mas fique esperto: de nada adiantaria milhares de pessoas passarem em frente ao seu negócio se não forem potenciais consumidores. Um bom exemplo de insucesso na escolha do ponto comercial é montar uma loja de roupas infantis em bairros ondem residam, predominantemente, um público mais maduro.
Lojas virtuais de roupas através do e-commerce
Com o crescimento cada vez maior do acesso à Internet e a popularização da compra digital, os empreendedores do ramo de vestuário devem estar atentos à possibilidade de colocar sua loja de roupas na Internet.
Segundo dados do Google, o varejo da moda movimentou R$ 15 bilhões apenas de forma virtual. O relatório também informou que 58% destes consumidores são mulheres e 63% têm entre 25 e 44 anos de idade. Portanto, não menospreze o e-commerce!
Custos para montar uma loja de roupas
Obviamente, há inúmeras variáveis que alteram o custo de implantação e operação para a montagem de uma loja de roupas. Para quem deseja saber quanto custa para montar uma loja de roupas, a melhor alternativa é colocar na ponta do lápis itens como estoque, capital de giro, decoração da loja, projeto arquitetônico, etc.
Tratando-se do merchandising (disposição das roupas no espaço físico) da montagem de uma loja de roupas, é indicado que o empreendedor deixe os produtos facilmente acessíveis aos clientes e com boa iluminação (preferencialmente luz amarela) sobre as roupas.
Divulgação e marketing de uma loja de roupas
Antes da inauguração da sua loja de roupas, você já deve ter montado todo o seu plano de marketing e publicidade. É importante realizar um pequeno coquetel na inauguração do seu negócio, afinal, você é um vencedor por decidir ser empresário e gerar empregos em nosso país.
Franquias de lojas de roupas e vestuário
As franquias são opção para quem deseja obter todos os itens acima (e muitos mais) prontos, de modo que reduza expressivamente o risco de o negócio dar errado. A marca franqueadora lhe entregará as principais diretrizes para que sua loja de roupas tenha sucesso.
No franchising, o segmento de franquias de lojas de roupas e vestuário obteve ótimo desempenho, tendo crescido 10,6% acima do PIB brasileiro. As franquias de lojas de roupas e vestuário são uma opção para quem deseja investir um pouco mais de capital a abrir a própria marca, mas obter mais segurança e suporte da franqueadora.
O segmento de vestuário fechou o ano de 2015 com quase 10.000 unidades franqueadas, que juntas faturaram 10,3 bilhões de reais no ano. Portanto, caso você tenha a oportunidade de adquirir uma franquia do ramo, esta será a opção mais segura e provavelmente a mais rentável.