Como montar uma loja de cosméticos
O mercado de cosméticos sempre exibiu alto crescimento devido a sua versatilidade de produtos e a constante e percepção das pessoas que beleza e saúde não são luxos, e sim necessidade.
Em meio a tantas possibilidades de abertura de comércios, a escolha pela abertura de lojas de cosméticos está entre as principais opções de investidores devido à sua alta rentabilidade e a busca do mercado cada vez maior por bem-estar, cuidados com a saúde e estética.
As razões pelas quais o mercado de lojas de cosméticos está cada vez mais em alta são diversas: grande mix de produtos, alta rentabilidade e lucro, variedade de fornecedores, entre outras vantagens. Confira o step-by-step de como montar uma loja de cosméticos de sucesso!
Abrir uma loja de cosméticos
Antes de abrir sua loja de cosméticos, é importante que seja realizada muita pesquisa e planejamento. Há órgãos e consultorias específicas do ramo, para que você tenha um norteamento antes da elaboração de seu plano de negócios.
A organização de suas ideias é fundamental para que sua loja de cosméticos tenha sucesso. Ao colocar no papel o planejamento do seu comércio, estipule metas de abertura e da colocação das ideias em prática. Há diversos potencias empreendedores que têm ótimas ideias, mas que não as colocam em prática.
Para isto, defina o tempo de planejamento e a inauguração da sua loja de cosméticos: você trabalhará em um ponto ou terá sua loja de cosméticos em casa?
O que chamamos de reciclagem para novos cosméticos também é um ponto importantíssimo neste mercado. Há sempre novos produtos sendo lançados no mercado, e o empreendedor das lojas de cosméticos devem ficar atentos às novas tendências e a novos fornecedores.
Afinal, abrir uma loja de cosméticos dá dinheiro?
Como todo negócio, não há uma fórmula mágica para ganhar dinheiro. Para que você tenha rentabilidade satisfatória com uma loja de cosméticos, é seu deve como empreendedor se força, ter disciplina e foco.
Atualmente, há diversas empresas de cosméticos que atuam com o sistema chamado de “marketing multinível”. Apesar de haver boas marcas no mercado, há as ‘ovelhas negras’ do segmento de cosméticos que prometem lucros absurdos em pouco tempo aos investidores.
Por isto, seja abrindo a loja própria de cosméticos ou adentrando em uma empresa deste segmento, pesquise muito e sempre tenha cautela antes de realizar aporte financeiro. Com o atual desenvolvimento da tecnologia e a facilidade de busca de informações, não custa nada ‘dar um Google’ antes de abrir a marca de lojas de cosméticos, certo?
Como registrar sua loja de cosméticos
Assim como todo negócio, você deve consultar um bom escritório de contabilidade antes de abrir sua loja de cosméticos. O contador responsável pela abertura da sua loja de cosméticos lhe requisitará todos os documentos necessários para a abertura de CNPJ e estipulará, em conjunto com você, os CNAE (atividades da empresa) que sua loja exercerá.
Os principais documentos incluem:
- Nome da empresa (qualquer nome que o empresário desejar, desde que contenha parte das atividades da empresa);
- Atividades da empresa (CNAE);
- Nome fantasia (nome que será usado comercialmente);
- Guia de IPTU do endereço da empresa – xerox simples;
- Carteira de identidade dos sócios – Xerox autenticado;
- CPF dos sócios – xerox simples;
- Comprovante de endereço dos sócios – xerox simples;
- Certidão de casamento/nascimento dos sócios;
- Taxa de aproximadamente para confecção e elaboração do contrato social, CNPJ, cartórios e consulta prévia;
- Taxa da Junta Comercial;
- Taxa de Alvará de Localização PBH e
- Auto de vistoria do corpo de bombeiros (posteriormente).
Definição do mercado-alvo de sua loja de cosméticos
Apesar de ainda haver o estigma de que as mulheres são os principais consumidores do mercado de estética e beleza, os homens – cada vez mais – são responsáveis pelo aumento do consumo de cosméticos.
Portanto, de acordo com o mix de produtos oferecidos, estipule e entenda bem seu mercado-alvo e não ignore o segmento masculino. Afinal, todas as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética e saúde.
Ponto comercial para sua loja de cosméticos
O ponto de sua loja de cosméticos deve ser, preferencialmente, em um ponto onde haja grande fluxo de pedestres e carros. Também é importante que o ponto forneça facilidade para que os clientes estacionem seu veículo.
Caso o ponto escolhido da sua loja de cosméticos não tenha facilidade de estacionamento em frente à loja, tente fechar convênios com estacionamentos próximos ao local. Isto ajuda a prospectar mais pessoas para sua loja, aumentando o fluxo de potenciais clientes em seu comércio.
O consumo por impulso é parte importante das vendas de sua loja de cosméticos, portanto, o fluxo de pessoas em frente ao seu comércio é importantíssimo para aumentar seu faturamento. Em um comércio deste tipo, é provável que a escolha exata do ponto comercial seja um dos fatores decisivos de sucesso (ou insucesso) da sua loja.
Estoque inicial de sua loja de cosméticos
Os fabricantes de produtos de cosméticos geralmente oferecem grande variedade de produtos para distribuição. É importante que o empreendedor se mantenha informado sobre novidades do segmento de produtos para vender em sua loja de cosméticos.
Quanto maior for a diversidade de produtos em seu comércio, maior será a probabilidade de atrair um público diversificado e, consequentemente, aumentar seu faturamento. Entretanto, este fator varia de acordo com o tamanho do ponto locado: não há como oferecer grande mix de produtos se o espaço físico for pequeno.
Inicialmente, pós-abertura da loja de cosméticos, procure oferecer grande sortimento de mercadorias com pequenas quantidades de cada um, para ‘sentir’ os hábitos de consumo do mercado local. Genericamente, as lojas de cosméticos que mais vendem, oferecem produtos baratos e que têm grande rotatividade e procura.
Investimento necessário para montar uma loja de cosméticos
Excluindo-se os casos em que a instalação da loja de cosméticos dá-se em um shopping center (em que há luvas para locar o espaço e consequente aumento do investimento no ponto), o investimento inicial em uma loja de cosméticos varia de R$ 30 mil a R$ 80 mil.
O tamanho do ponto, quantidade de produtos (estoque inicial), investimento em fachada e layout da loja vão afetar diretamente o orçamento de abertura de sua loja de cosméticos. Programe-se para que não haja imprevistos!
Concorrência das lojas de cosméticos
Para ganhar mais experiência com a concorrência, converse com outros proprietários de lojas semelhantes à sua. Preferencialmente, visite comércios de locais distantes ao seu para que o empreendedor da loja ‘concorrente’ não se sinta ameaçado.
Jogue limpo: quando for fazer a visita, explique a atual situação de abertura de sua empresa. O empreendedor concorrente poderá se identificar com seu caso, esclarecendo as principais dificuldades e acertos do negócio.
Com concorrentes mais próximos à sua futura loja, realize a pesquisa chamada de ‘cliente oculto’. Visite comércios de atividades semelhantes às suas, veja o atendimento prestado pelos vendedores, postura dos gerentes, disposição dos produtos nas prateleiras, etc. Anote tudo para não esquecer!
Como fazer marketing da sua loja de cosméticos
Há diversas estratégias de marketing para que sua loja de cosméticos tenha sucesso. Por exemplo, é importante, pré-abertura da loja, um pequeno coquetel, divulgação com panfletos locais e também divulgar promoções dos produtos em sua inauguração. Estabeleça uma data, convide influenciadores e programe-se para cortar a fita vermelha!
Quando você for realizar uma campanha de marketing através de promoções, tome cuidado para não viciar os consumidores a comprar em sua loja apenas quando houver ofertas. No varejo, é comum os comércios cometerem o erro de constantemente aplicarem descontos em seus produtos, na tentativa de aumentar as vendas.
Isto estimulará os clientes a esperarem a divulgação de uma nova promoção, na tentativa de obter o mesmo cosmético a um valor menor. Também, caso você faça ofertas de forma constante em sua loja de cosméticos, uma eventual mega promoção não surtirá o impacto desejado nos consumidores.
Lojas de virtuais de cosméticos – para trabalhar em casa
Com o advento e popularização cada vez maior do e-commerce, houve a massiva entrada de lojas de cosméticos virtuais, de forma que o empreendedor obteve a possibilidade de trabalhar em casa.
Mesmo as lojas que possuem espaço físico para a distribuição de seus cosméticos, não podem negligenciar o poder do e-commerce. Trata-se de um novo canal de vendas de seus produtos, a um custo reduzido quando comparado às lojas físicas. O seu leque de oportunidades de vendas aumenta consideravelmente com a venda de cosméticos pela Internet.
Entretanto, para montar sua loja virtual de cosméticos (e trabalhar em casa) é importante que o ambiente virtual seja organizado e facilite o consumo dos clientes. É importante contratar um bom web designer e também alguém especializado em marketing digital.
Desta forma, sua loja virtual de cosméticos ampliará os limites de vendas e não dependerá apenas de consumidores locais. A grande vantagem deste modelo é a redução de custos fixos com o ponto comercial, e também a oportunidade de trabalhar de casa – sonho de muitos empreendedores.
Controle financeiro de lojas de cosméticos
O controle financeiro sobre sua loja de cosméticos é fundamental. O principal erro de empreendedores novatos é misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Desta forma, todo planejamento (e orçamento previsto), tanto da empresa quanto pessoal, acabam comprometidos.
É inteligente, para o empresário iniciante, utilizar algumas ferramentas de gestão financeira gratuitas disponíveis na web, como o Hábil Empresarial e o SIS Controle. Se você possuir mais intimidade com o Office, é possível obter um bom controle financeiro de seu comércio de cosméticos através do MS Excel.
Franquias de cosméticos e perfumaria
Para quem não tem tempo, não conhece ou não deseja passar pelas etapas anteriores de planejamento e implantação da marca própria, há as opções de franquias de cosméticos e perfumaria.
O segmento de franchising oferece maior segurança aos investidores, de modo que a franqueadora oferece todo o know-how adquirido através de anos de experiência ao franqueado, sendo, portanto, uma opção mais segura ao empresário iniciante.
Caso você se identifique com o segmento de cosméticos e perfumaria, goste de trabalhar com novos produtos de beleza e estética, e propagar as tendências do mercado de cosméticos com eficiência plena, a melhor opção é pelas franquias.
A maior parte das redes de franquias oferece treinamento especializado no segmento e na marca, de modo que o empreendedor já inicia sua loja de cosméticos imerso nos procedimentos e táticas mais eficazes operacionais e de marketing.
Para abrir uma franquia de cosméticos de sucesso, apesar de o investimento geralmente ser maior que a abertura de marca própria, definitivamente a opção mais rentável e segura a ser seguida pelos novos empresários são as franquias.