O segmento de alimentação foi responsável por 20% do faturamento total do franchising no Brasil em 2015
Depois de um longo período de altas temperaturas, o inverno finalmente resolveu mostrar as caras no Brasil. É bom já tirar os casacos do armário, porque os números dos termômetros devem cair daqui em diante. Entretanto, a época costuma aquecer um mercado e elevar números, como o do faturamento das redes de cafés, já que, assim como o verão está relacionado à cerveja e ao sorvete, temperaturas mais baixas levam mais pessoas a locais que sirvam um bom café e ótimos quitutes.
O segmento de alimentação foi responsável por 20% do faturamento total do franchising no Brasil em 2015, com quase R$ 28 bilhões, percentual esse que o elevou de sétimo para quarto lugar no ranking de crescimento. Dados disponibilizados pela ABF (Associação Brasileira de Franquias) mostram que o setor alimentício teve um crescimento de 10% no número de lojas, passando de 21.720 para 23.932, sendo o segundo que mais ampliou.
Para que você que quer investir no ramo, há diversas opções de franquias. Listamos nove marcas de café e bebidas que podem faturar ainda mais no período mais frio do ano.
Carregando Galeria...
Menu
Bella Gula
Bella Gula
No mercado desde 1993, a Bella Gula conta com 31 lojas, sendo duas delas próprias, entre Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Para abrir uma unidade da marca é necessário um investimento de R$ 180 mil a R$ 350 mil. A previsão de retorno do dinheiro é de 24 a 36 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 100 mil, de acordo com a rede.
Vanilla Caffè
Vanilla Caffè
O Vanilla Caffè conta com dez anos de mercado e, nesse tempo, conquistou 15 franqueados, que investiram de R$ 150 mil a R$ 350 mil. Cada unidade gera um faturamento de R$ 40 mil a R$ 60 mil ao mês, proporcionando um retorno dentro de 36 meses.
Rei do Mate
Rei do Mate
A Rei do Mate começou sua história vendendo somente chás, como sugere o nome. Hoje comercializam chás, cafés, salgados e até doces tipicamente brasileiros. Atualmente são mais de 340 unidades, sendo duas delas lojas próprias. Como investimento, a franquia exige um desembolso entre R$ 250 mil e R$ 350 mil, e leva 36 meses para gerar um retorno. O faturamento médio mensal é de R$ 75 mil.
Café do Ponto
Café do Ponto
Com mais e 70 unidades pelo Brasil, a Café do Ponto conquistou seu espaço também fora das cafeteiras caseiras. Com especialidades e cafés tradicionais, a franquia exige um investimento inicial de R$ 200 mil e proporciona um faturamento médio de R$ 60 mil por mês, prometendo um retorno em até 36 meses, segundo a franqueadora.
Café & Pauta
Café & Pauta
A rede Café & Pauta foi lançada recentemente e oferece um ambiente perfeito para jornalistas, amantes da leitura e da boa conversa. As unidades contam com decoração ligada aos profissionais da comunicação. São servidos cafés tradicionais e gourmet, acompanhados de petiscos e salgados. Atualmente a franquia conta com duas lojas próprias no Rio de Janeiro e está à procura de empreendedores para abrir franquias, que exigem investimento de R$ 148 mil a R$ 262 mil, dependendo do formato. O faturamento médio mensal é de R$ 60 mil, com retorno em até 24 meses.
Casa Pilão
Casa Pilão
A Casa Pilão nasceu despois de o Café Pilão se tornar popular nacionalmente. Os espaços oferecem cafés, salgados e doces. São 17 franquias e duas lojas próprias em operação, localizadas em seis estados, sendo grande parte em São Paulo. Para fazer parte da rede Casa Pilão, é necessário investir R$ 200 mil e esperar de 24 a 36 meses para o retorno. O faturamento médio é de R$ 55 mil por mês, de acordo com a franqueadora.
Fran’s Café
Fran’s Café
Com 150 franquias e original do interior de São Paulo, a rede Fran’s Café é conhecida como sendo uma das cafeterias mais elegantes do país. Para abrir uma unidade com a bandeira, é necessário um investimento inicial de R$ 350 mil no caso das lojas de rua, ou R$ 280 mil para stations. Segundo a franquia, o faturamento médio é de R$ 180 mil ao mês e o retorno se dá em dois anos.
JellyBread
JellyBread
Especializada em doces como macarons, mini-bombas e bolos recheados, a JellyBread é uma mistura de confeitaria e padaria. São quatro lojas em São Paulo e agora estão à procura de empreendedores para abrir franquias, inicialmente com foco no estado paulista. A franquia requer investimento que vai de R$ 350 mil a R$ 550 mil. O faturamento, segundo a marca, supera os R$ 100 mil por mês, proporcionando um retorno do investimento em até 24 meses.
Suplicy Cafés Especiais
Suplicy Cafés Especiais
A Suplicy Cafés Especiais foi criada em 2003 e atualmente conta com 14 lojas, entre franquias e próprias. Para investir em uma unidade Suplicy Cafés Especiais é necessário um mínimo de R$ 250 mil como investimento. Após cerca de 30 meses o retorno aparece, com um faturamento médio de R$ 70 mil.