De vendedora de lanche natural a dona de rede que fatura R$ 2 milhões

Desde sempre Marta Rocha buscou sua evolução profissional: vendedora, corretora de imóveis, administradora de um jornal, sócia em uma perfumaria e, hoje, dona da franquia EFAC, franquia de escola de formação em beleza e estética. A administradora de empresas custeou sozinha o curso de Publicidade e Propaganda com a venda de seus lanches naturais e, em um sonho em outubro de 2002, teve a ideia de criar a rede. Em fevereiro do ano seguinte a primeira unidade já estava funcionando.

O franchising teve início em 2013 e, no ano passado, a rede faturou R$ 2 milhões. Segundo Marta, desde o começo o negócio foi pensado para se tornar uma franquia. “Abri a escola em Lençóis Paulista, uma cidade com apenas 60 mil habitantes, com o intuito de estruturar a ideia primeiro e, à medida que ela se consolidasse, daríamos início à expansão”, conta. Para criar a empresa, a empreendedora viajou à Europa para conhecer os modelos de cursos de beleza e estudar o segmento. “Com a crescente demanda pela profissionalização nessa área, a criação de novas unidades foi natural”, completa. A EFAC faz parte do segmento de franquias de educação e treinamento.

As unidades foram pensadas para atender desde pequenas regiões até grandes centros metropolitanos. Para tanto, a franquia oferece um modelo de negócio modular, que permite investir em uma estrutura enxuta e expandir conforme a demanda e o sucesso do estabelecimento. “Queremos que o franqueado escolha a opção que cabe no seu bolso e migre de formato com o tempo, crescendo junto com sua unidade”, diz a fundadora da empresa. “Além disso, os alunos sempre voltam, fazem novos cursos e se especializam. Ou seja, há uma procura constante”, afirma.

Quem é a EFAC
A EFAC se destaca entre aqueles que buscam recolocação profissional e até começar o próprio negócio. Assim, de falta de clientes seus franqueados não podem reclamar. “Devido ao contexto de desemprego crescente, muitas pessoas têm escolhido entrar para essa área”, explica a empresária, que ressalta: “Uma das grandes vantagens, inclusive, é que os alunos conseguem começar a trabalhar a partir do terceiro mês de curso, o que facilita o equilíbrio do orçamento”.

Com mais de doze anos de experiência, a rede oferece cerca de 40 cursos – entre oito de formação e mais de trinta de especialização -, que vão do básico (cabeleireiro, manicure/pedicure, massoterapia, etc.) ao avançado (aplicação de mega hair, colorimetria, shiatsu, etc.). “O leque é amplo para assegurar a lucratividade dos nossos franqueados e as turmas são montadas antes do início das operações para garantirmos os resultados”, diz Marta.

Em termos de expansão, Marta conta: “Encontramos neste o momento ideal para abrir unidades no Norte, Nordeste e Sul do país. Já estão em negociação, inclusive, escolas no Paraná, Rio de Janeiro e Rondônia”. Hoje, a EFAC, que já formou mais de 20 mil alunos, tem sete unidades espalhadas pelo estado de São Paulo.

Quem quer ser um franqueado

Não é necessário ter experiência na área para abrir uma franquia da  EFAC. O suporte oferecido pela rede vai da escolha do ponto à capacitação do franqueado, passando pelo projeto arquitetônico, software de gestão, materiais, divulgação e estratégia de captação de alunos. A empresa disponibiliza também orientação para o recrutamento e treinamento para as equipes que irão compor as unidades.