Domino’s abre franquia 200 no Brasil

Fundada na década de 1960, nos EUA, a rede de franquias Domino’s é considerada a maior rede de entrega de pizzas no mundo, com mais de 13 mil operações em cerca de 90 países. E quem tem contribuído com força para essa patente é o Brasil, que passa a contar com 200 franquias da marca a partir desta terça-feira, dia 24. A inauguração da nova loja, localizada em Osasco, região metropolitana de São Paulo, contará com a presença do presidente internacional, o norte-americano Ritch Allison.

O mercado brasileiro é considerado pelos executivos da rede um dos mais promissores fora dos EUA. Atualmente, a rede está presente hoje em todas as regiões do país, em que é controlada pelo Grupo Trigo desde 2005. Segundo a empresa, para continuar expandindo, a Domino´s Brasil está investindo 5,5 milhões de reais num novo sistema operacional para ponto de venda e controle. O software já está sendo utilizado por 80% da rede em outros países. “Esperamos com esse novo sistema ganhos em lucratividade para a marca. O franqueado terá controle sobre os custos de alimentos e poderá também dividir boas práticas, compartilhar ideias com os milhares de restaurantes espalhados pelo mundo. A ferramenta de ponta facilita também uma maior capacidade de absorver os pedidos online”, afirma o diretor geral da Domino´s Brasil, Edwin Jr.

Estratégias de crescimento

A Domino´s Brasil segue apostando numa expansão com diferentes modelos de negócios para cada região. Essa estratégia – aliada a uma forte política de preços promocionais – permitiu à marca um expressivo crescimento nos últimos três anos, tanto em número de lojas quanto em faturamento total. Desde 2013 está acima de dois dígitos ao ano.

Enquanto nas capitais do Nordeste a Domino´s abriu unidades com salão, atraindo clientes como opção de fast food casual, nas capitais do Sudeste apostou no modelo delivery, que ganhou força na crise como opção de comida barata em casa e é o DNA da marca. Algumas capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, contam ainda com os modelos Store in Store (loja compartilhada com a rede Spoleto, também do Trigo) e lojas em praças de alimentação de shoppings.

Segundo Antonio Leite, CEO do Grupo Trigo, a rede está atravessando bem os anos de crise. “O principal desafio é conquistar cada bairro do país. Estamos fazendo o maior investimento em tecnologia de nossa história, e queremos ser a opção número um em pedidos online no segmento de delivery de pizzas no Brasil”.

Para abrir uma unidade da Domino’s, o franqueado precisa desembolsar uma quantia de, pelo menos, 820 mil reais – incluindo a taxa de franquia, fixada em 60 mil reais. De acordo com a franqueadora, o faturamento médio mensal de cada franquia gira em torno dos 160 mil reais, proporcionando um retorno do investimento em até 42 meses.