Expo Franchising ABF Rio 2017, realizada de 28 a 30 de setembro, vai reunir 250 marcas dos mais variados segmentos
Apontado por muitos especialistas como uma tendência cada vez mais forte, o franchising supera as barreiras da crise ao registrar mensalmente números positivos. Embora restem poucos meses para o encerramento do ano, ainda há tempo hábil para tornar-se um empreendedor de sucesso, e um dos territórios que estão em franca expansão é o estado do Rio de Janeiro, representando o segundo maior em número de redes, atrás apenas de São Paulo, principal centro financeiro da federação. São 343 marcas atuando, o que corresponde a pouco mais de 22 mil unidades em operação em todo o estado, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Somente no segundo trimestre de 2017, o estado acumulou alta de 10,2% do faturamento do setor, o que, em números absolutos, equivale a 3,82 bilhões de reais. Com tantas opções disponíveis no mercado, os fluminenses terão a chance de mergulhar no universo de franquias com a abertura da Expo Franchising ABF Rio 2017, uma das principais feiras do setor, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro. De acordo com os organizadores, serão cerca de 250 marcas apresentando novidades às mais de 20 mil pessoas que devem circular no espaço interessadas em abrir a primeira franquia ou até mesmo empreendedores que já conhecem o setor e querem aumentar ou diversificar os negócios. A expectativa é a de que os negócios iniciados durante os três dias de feira movimentem 200 milhões de reais.
Entre os destaques deste ano estão os formatos de franquias mais enxutas e com menor investimento, como container, foodtruck, home based e a microfranquias, disponíveis por valores a partir de 5 mil reais. Apesar de haver centenas de oportunidades de investimento, especialistas alertam para os cuidados que precisam ser levados em consideração antes da assinatura do contrato.
“O Rio de Janeiro, apesar das dificuldades momentâneas as quais está atravessando, possui grande potencial para ser explorado. No entanto, setores ligados à beleza, saúde e alimentação natural são considerados os mais fortes por conta do comportamento do consumidor fluminense”, destaca André Luis Soares Pereira, consultor e fundador do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP).
Antes de assinar o contrato com a rede que mais se identificar, porém, o empreendedor precisa aprofundar-se no negócio, extrair o máximo de informações sobre a marca com outros franqueados e fazer uma avaliação financeira. “O processo pode parecer trabalhoso, mas é importante ter ciência de que entrará em qualquer franquia totalmente no escuro. Então, a melhor maneira é visitando franqueados que já operam o negócio, ter certeza de que dirão o máximo de informações. O melhor planejamento é investigar antes de investir”, avalia Pedro Almeida, da Franchise Solutions.
São diversas as opções de negócios para quem está interessado em investir numa franquia no Rio de Janeiro. O Portal TOP Franquias selecionou algumas redes que estão de olho na expansão no estado e estarão na feira.
A Expo Franchising ABF Rio 2017 acontece de 28 a 39 de setembro, das 13h às 21h, no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ).
Os ingressos custam de 55 reais a 85 reais e permitem a entrada nos três dias da feira.
Carregando Galeria...
Menu
Casa da Empada
Casa da Empada
Em comemoração aos 30 anos de operação, a Casa da Empada apresentará seu novo layout durante a feira da ABF Rio. Inaugurada em 1987, a marca oferece dois modelos de negócio para quem deseja investir: quiosque, cujo valor de investimento inicial varia entre 112 mil reais e 171 mil reais; e loja, com investimento inicial que varia entre 181 mil reais e 353 mil reais. O prazo médio de retorno gira entre 18 e 34 meses.
Sr. Sorvete
Sr. Sorvete
Criada em 2014 na cidade de Itápolis, no interior de São Paulo, a Sr. Sorvete apresentará o novo modelo Express, com um valor de investimento mais baixo. Quem deseja ser dono de uma franquia de sorvetes precisará desembolsar ao menos 50 mil reais. A marca também oferece o modelo de loja, que exige um investimento inicial de 145 mil reais. Atualmente, a franqueadora está presente em cidades divididas entre os estados de São Paulo, Paraná e Distrito Federal, totalizando sete unidades em operação.
Depile-se
Depile-se
Com a proposta de minimizar as dores e incômodos na hora da depilação, a rede de franquias Depile-se apresenta um método que prioriza o cuidado com a pele. Atualmente, a marca possui mais de 15 lojas em operação em diversas regiões do Brasil, oferecendo aos clientes um procedimento reconstrutor e desintoxicante para a pele, além de efeito calmante. O investimento inicial para ter uma unidade da marca é de 92 mil reais e o prazo de retorno é estimado entre dez e 16 meses.
5àsec
5àsec
Maior rede de lavanderias, a 5àsec foca no Rio de Janeiro como parte dos planos de expansão para 2017. Há mais de duas décadas no Brasil, a marca apresentará um novo serviço durante a feira: a BAG 5àsec, que tem como objetivo oferecer mais praticidade aos que buscam por um serviço de lavagem e secagem de peças do dia a dia pelo valor atrativo por menos de 100 reais. Para quem deseja investir na franquia, o investimento varia entre 176 mil reais e 380 mil reais, incluindo a taxa de franquia. O prazo de retorno é de 36 meses.
CNA
CNA
Uma das maiores redes de idioma do país, a CNA apresentará seu novo layout aos empreendedores que visitarem a feira de franchising no Rio de Janeiro. O modelo é inspirado no metrô de Nova York e traz um conceito moderno, que representa movimento, conquista e conectividade. O investimento inicial da franquia é de 123 mil reais, com prazo médio de retorno entre 18 e 24 meses.
Megamatte
Megamatte
Com mais de 20 anos de atuação, a Megamatte se destaca entre as melhores oportunidades de franquias no segmento de alimentação. A marca oferece três modelos de negócios: quiosque, container e loja. Com 150 unidades em operação em diversas regiões do país, o investimento inicial é de 150 mil reais e o prazo médio de retorno entre 24 e 36 meses.
Ecoville
Ecoville
Fundada em 2007, a Ecoville fabrica e comercializa seus próprios produtos de limpeza que ajudam a solucionar os problemas residenciais, comerciais e industriais. Além da venda diretamente na casa dos consumidores por meio de revendedores autorizados, os produtos são comercializados por meio de unidades franqueadas, licenciadas e próprias. A rede oferece dois modelos para quem deseja ser franqueado: unidade móvel, com investimento inicial de 69 mil reais; e convencional, composta por uma loja física e uma unidade móvel, sendo necessário desembolsar 172 mil reais, valor que engloba taxa de franquia e capital de giro.
Croasonho
Croasonho
Única rede especializada em croissants recheados do país, a Croasonho vai apresentar o projeto de expansão para o Rio de Janeiro e os quatro formatos de negócios para os interessados em empreender, com diferentes valores de investimento inicial. Uma das grandes apostas da marca para acelerar a expansão, principalmente nas regiões Sudeste e Norte do país, é o formato Croasonho Clássicos, uma versão mais econômica, layout moderno e ideal para cidades com menos de 300 mil habitantes e também em grandes centros comerciais, praças de alimentação e pontos específicos de até 90 metros quadrados. São 70 unidades em operação espalhadas pelo país e cada uma tem investimento inicial entre 370 mil reais e 735 mil reais, dependendo do formato do negócio. Em qualquer modalidade, o prazo médio para o retorno do capital aplicado varia de 24 a 36 meses.
Euro Colchões
Euro Colchões
Com lojas em operação nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo, a Euro Colchões pretende abrir mais 40 unidades nos próximos dois anos. Para atrair mais investidores, a empresa vai apresentar condições especiais durante a feira de franchisisng do Rio: será possível ser dono de um ponto da marca por 199 mil reais. Além disso, o franqueado também terá desconto na taxa de franquia, passando de 40 mil reais para 30 mil reais. A empresa promete prazo médio para retorno do investimento em 24 meses.
Mary Help
Mary Help
A Mary Help, rede de franquias de serviços de diaristas em residências e empresas, promete aos franqueados um faturamento bruto médio mensal de 150 mil reais. Atualmente, são 68 unidades em operação no país e a expectativa é abrir mais 32 lojas até o final do ano. Para ser dono de uma unidade da Mary Help é preciso desembolsar entre 40 mil reais e 60 mil reais, com prazo de retorno do investimento previsto de 12 a 14 meses.