Feira de franquias no Rio espera movimentar R$ 200 milhões

Apontado por muitos especialistas como uma tendência cada vez mais forte, o franchising supera as barreiras da crise ao registrar mensalmente números positivos. Embora restem poucos meses para o encerramento do ano, ainda há tempo hábil para tornar-se um empreendedor de sucesso, e um dos territórios que estão em franca expansão é o estado do Rio de Janeiro, representando o segundo maior em número de redes, atrás apenas de São Paulo, principal centro financeiro da federação. São 343 marcas atuando, o que corresponde a pouco mais de 22 mil unidades em operação em todo o estado, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Somente no segundo trimestre de 2017, o estado acumulou alta de 10,2% do faturamento do setor, o que, em números absolutos, equivale a 3,82 bilhões de reais. Com tantas opções disponíveis no mercado, os fluminenses terão a chance de mergulhar no universo de franquias com a abertura da Expo Franchising ABF Rio 2017, uma das principais feiras do setor, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro. De acordo com os organizadores, serão cerca de 250 marcas apresentando novidades às mais de 20 mil pessoas que devem circular no espaço interessadas em abrir a primeira franquia ou até mesmo empreendedores que já conhecem o setor e querem aumentar ou diversificar os negócios. A expectativa é a de que os negócios iniciados durante os três dias de feira movimentem 200 milhões de reais.

Entre os destaques deste ano estão os formatos de franquias mais enxutas e com menor investimento, como container, foodtruck, home based e a microfranquias, disponíveis por valores a partir de 5 mil reais. Apesar de haver centenas de oportunidades de investimento, especialistas alertam para os cuidados que precisam ser levados em consideração antes da assinatura do contrato.

“O Rio de Janeiro, apesar das dificuldades momentâneas as quais está atravessando, possui grande potencial para ser explorado. No entanto, setores ligados à beleza, saúde e alimentação natural são considerados os mais fortes por conta do comportamento do consumidor fluminense”, destaca André Luis Soares Pereira, consultor e fundador do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP).

Antes de assinar o contrato com a rede que mais se identificar, porém, o empreendedor precisa aprofundar-se no negócio, extrair o máximo de informações sobre a marca com outros franqueados e fazer uma avaliação financeira. “O processo pode parecer trabalhoso, mas é importante ter ciência de que entrará em qualquer franquia totalmente no escuro. Então, a melhor maneira é visitando franqueados que já operam o negócio, ter certeza de que dirão o máximo de informações. O melhor planejamento é investigar antes de investir”, avalia Pedro Almeida, da Franchise Solutions.

São diversas as opções de negócios para quem está interessado em investir numa franquia no Rio de Janeiro. O Portal TOP Franquias selecionou algumas redes que estão de olho na expansão no estado e estarão na feira.

A Expo Franchising ABF Rio 2017 acontece de 28 a 39 de setembro, das 13h às 21h, no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ).

Os ingressos custam de 55 reais a 85 reais e permitem a entrada nos três dias da feira.