Categoria: Franchising

Franchising apontou tendência de retração em 2015

A Associação Brasileira de Franchising – ABF divulgou recentemente o “Relatório do Desempenho do Franchising em 2015”, documento oficial no qual consolida as informações econômicas e mercadológicas do franchising no Brasil. O número mais divulgado e comemorado, por motivos óbvios, foi a expansão de 8,3% no faturamento bruto do setor em 2015 a contrastar com a retração do Produto Interno Bruto – PIB de 3,8% no mesmo ano. Porém estes números tão otimistas contrastam com a realidade do varejo no Brasil, sendo comum encontrar unidades franqueadas fechando e empresas franqueadoras encerrando suas atividades. Importante, portanto, considerar uma avaliação mais aprofundada sobre ... Leia mais

Segmento Alimentação tem alta de 9,4% em 2015, aponta Pesquisa de Food Service da ABF

A resiliência do segmento de franquias de alimentação diante do atual cenário econômico está evidenciada na 10ª Pesquisa Setorial ABF Food Service. De acordo com o estudo, as redes de franquia do segmento tiveram um crescimento global de 9,4% em 2015 comparado ao ano anterior. O levantamento encomendado pela entidade à ECD Food Service registra também uma evolução de 9,5% no ticket médio das franquias do segmento no mesmo período, ante 4,9% em 2014. Com uma receita da ordem de R$ 27,910 bilhões, apurada pela ABF no balanço do franchising no ano passado, que totalizou R$ 139,593 bilhões, as franquias ... Leia mais

Vantagens e desafios do sistema de franquias

Franqueador Estando o modelo de negócio pronto para ser replicado, o sistema de franquias pode oferecer inúmeras vantagens para o franqueador, como: Maior rapidez na expansão do negócio, com baixo investimento próprio, uma vez que o investimento em cada novo ponto será feito pelos franqueados. Aumento da disponibilidade de tempo e recursos para ações de marketing e desenvolvimento de produtos e serviços. Fortalecimento da marca e penetração de mercado, devido à visibilidade e capilaridade alcançadas com a abertura das unidades franqueadas. Economia de escala, com redução do custo médio de produção e do preço pago pelos insumos, uma vez que ... Leia mais

Como transformar e formatar uma empresa em franquia

Veja como transformar uma empresa em franquia de sucesso É cada vez maior o número de empresários que buscam saber como transformar uma empresa em franquia para aproveitar o crescimento gigantesco que este segmento vem apresentando nos últimos anos. O franchising é cada vez mais visto como uma das alternativas para a expansão de um negócio sem ter que recorrer ao investimento de capital próprio ou aos proibitivos empréstimos bancários. Entre as vantagens de transformar uma empresa em franquia está a diluição do risco. Quando você investe sozinho na expansão de uma rede de lojas, o risco é todo seu. ... Leia mais

ABF – Associação Brasileira de Franchising

A ABF Com mais de 29 anos de atuação, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos, criada com a missão de divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como franchising. A entidade, que atualmente possui cerca de 3.073 associados, reúne todas as partes envolvidas no sistema de franquia: franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços que garantem e disseminam a prática do bom franchising no Brasil. A ABF atua também fortemente em conjunto com o Governo Brasileiro, com o objetivo de fortalecer e conduzir uma política nacional para o ... Leia mais

O que são royalties no sistema de franquias

A HISTÓRIA DOS ROYALTIES A palavra “royalty” é originalmente inglesa e derivada do termo “royal”, que significa algo de propriedade e/ou de direito do rei e da realeza. Conforme relatos históricos, os royalties eram as importâncias pagas pelos súditos aos reis ou a nobreza, em contrapartida pelo uso de seus bens, tais como, pontes e moinhos, ou em razão da extração de recursos naturais em suas terras, como, por exemplo, caça, pesca, madeira, água, entre outros. ROYALTIES NO FRANCHISING De acordo com a Lei de Franquia Brasileira (Lei 8.955/94), os royalties são definidos como sendo a “remuneração periódica pelo uso ... Leia mais