Franquia 5àsec diversifica serviços para crescer no Brasil

Renovação foi a palavra da vez para a 5àsec em 2017. A rede francesa de lavanderias, que conta com 457 unidades no Brasil, investiu de forma expressiva em novos projetos que visam aumentar a projeção e o faturamento na operação brasileira, considerada a maior do mundo. No último ano, a marca registrou um aumento de 3,5% no faturamento e de 8% no número de novas unidades. Além disso, lançou o serviço BAG 5àsec, o canal de e-commerce e investiu em novas ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente.

Com o novo serviço da BAG 5àsec, o cliente paga o valor de 99 reais para lavar as peças que couberem em uma sacola retornável que comporta, em média, 30 peças ou o equivalente 9 quilos de roupas, que são devolvidas lavadas, secas e dobradas. “A intenção é proporcionar mais praticidade e um custo-benefício atrativo aos consumidores. O serviço foi lançado no primeiro semestre de 2017 e registrou um aumento no volume de peças do dia a dia que, antes, não eram enviadas com tanta frequência às lavanderias, como peças de moda íntima, de uso diário ou de cama, mesa e banho”, explica o diretor de franquias, Alex Quezada.

Além das lojas físicas, a 5àsec também decidiu investir no canal de e-commerce. O projeto inclui um novo website, que já está no ar, e um aplicativo para smartphones e tablets, que será lançado ainda no primeiro trimestre de 2018. A novidade permite que os clientes adquiram virtualmente os mesmos serviços oferecidos pela loja física, mas com a praticidade e a comodidade de comprar os serviços sem sair de casa. Neste cenário, o comprador pode efetuar o pagamento online, gerenciar as próprias assinaturas, escolher pacotes e agendar a coleta das peças a serem lavadas no endereço desejado. “O e-commerce é uma iniciativa que visa atrair esta nova geração que vive mais conectada. Além disso, quem mora ou trabalha longe das unidades da rede pode passar a usufruir dos serviços sem contratempos com a distância ou até mesmo a necessidade de um veículo para se locomover”, revela o CEO da 5àsec no Brasil, Fabio Roth.

Outro projeto que sai do papel consiste na investida em um novo sistema de CRM, por meio de uma metodologia que avalia o nível de satisfação dos consumidores. Dessa forma, franqueado e franqueadora podem acessar os resultados das avaliações das respectivas lojas para verificar os relatos, tratando possíveis falhas ou insatisfações e mantendo pontos fortes e fatores que agradam a preferência do público-alvo da marca.

Em 2017, a rede registrou um crescimento de 3,5% no faturamento e fechou o ano com 34 novas lojas, que foram implantadas ao longo do ano, em diferentes cidades e regiões brasileiras. Para 2018, a expectativa é voltar a crescer junto com o mercado, galgando resultados para que haja um aumento de 4% no faturamento. Já o plano de expansão da marca visa a abertura de 17 novas franquias nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e em cidades do interior, onde o poder aquisitivo tem aumentado gradativamente.

Segundo a empresa, para abrir uma franquia 5àsec é necessário investir entre 176 mil a 380 mil reais, e o faturamento médio por unidade é de 45 mil reais por mês.