Franquia Cacau Show: tudo o que você queria saber sobre a marca

O mercado de chocolates finos não seria o mesmo sem a franquia Cacau Show, líder mundial nesse segmento. Não é à toa que a empresa é uma das maiores redes de franchising do Brasil, em especial, do segmento de franquias de alimentação. E, em 2016, mesmo com a crise política e econômica brasileira, ela conseguiu expandir o número de lojas em funcionamento, com 128 novas franquias abertas, número que representa um aumento de 16% em relação a 2015.

Para o gerente de expansão da marca, Arlan Roque, os resultados foram excelentes. “Apesar de ter sido um ano desafiador, nós trabalhamos muito para inovar e oferecer experiências e momentos únicos para o público”, argumenta. Como consequência, o faturamento da empresa também alavancou: de 2,66 bilhões de reais, em 2015, para 3 bilhões de reais neste ano, apresentando 12,7% de crescimento.

De 2011 até hoje, o número de franquias abertas mais do que dobrou, passando de mil para 2050. E a expectativa para 2017 é que 180 novas unidades sejam inauguradas. O sucesso é ainda maior quando se pensa que a Cacau Show é uma marca totalmente nacional. Em sua trajetória, nunca contou com capital externo.

Quem vê esses dados incríveis, no entanto, não imagina que a origem dessa rede foi com bem menos glamour. O TOP Franquias, maior portal de franquias do Brasil, reuniu um pouco da história da Cacau Show que você conheça a trajetória até o sucesso, além das projeções da rede.

De “bico” na Páscoa a império do chocolate

Estava chegando a Páscoa. O ano era 1988. E o jovem Alexandre Tadeu da Costa, então com apenas 17 anos, tinha decidido que iria aproveitar a oportunidade para revender chocolates. Sua mãe, Vilma da Costa, já exercia essa profissão, vendendo de porta em porta.

Sua primeira encomenda foi de 2 mil ovos. Cada um deles deveria pesar 50 gramas. Devido a um problema com a fábrica que iria confeccioná-los, ele mesmo se dedicou à produção dos chocolates. Dona Cleusa, uma senhora experiente nisso, o ajudou.

Depois de três dias de trabalhos intensos, todos os pedidos foram finalizados. Esse foi o primeiro desafio e o pontapé inicial para o que viria a se tornar a franquia da Cacau Show. Isso porque o lucro dessa Páscoa, de cerca de 500 dólares, foi usado como capital inicial da empresa.

E o crescimento foi sendo conquistado aos poucos. Da salinha pequena dentro da empresa dos pais, no bairro da Casa Verde, em São Paulo, a Cacau Show passou para um espaço alugado. Porém, somente depois de 2001 os negócios alavancaram, com a abertura da primeira loja física. Até aquele momento, as vendas eram feitas por catálogo.

Cronologia:


  • A primeira loja da marca foi aberta ao público, em Piracicaba, interior de São Paulo.


  • A marca já conta com 18 unidades abertas.


  • O número de franquias chega a 230. Nesse ano, a empresa consegue assumir a liderança do mercado de chocolates finos no Brasil.


  • Têm início as operações de franquias, essenciais para que o crescimento fosse ainda maior.


  • O prêmio Melhor Franquia do Ano, da Editora Globo em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai para a Cacau Show.


  • A primeira fábrica da Cacau Show é construída em Itapevi, no interior de São Paulo.


  • O império se consolida, quando a franquia Cacau Show se torna a maior rede de chocolates finos do mundo em número de lojas, ultrapassando a Rocky Mountain, dos EUA. É também neste período que a empresa ganha, pela primeira vez, o Selo de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2009, isso se repete. Depois, desde 2012 até 2015, a Cacau Show continuou recebendo anualmente a honraria.


  • Nesse ano, é fundado o Instituto Cacau Show, também instalado em Itapevi.


  • Encerra o ano com mil franquias em funcionamento no Brasil.


  • Na disputa internacional do Prêmio Empreendedor do Ano, da Ernst & Young Terco, Alexandre da Costa se sobressai e ganha o título. Também é em 2011 que a empresa adquire três fazendas de cacau no Espírito Santo. Assim, a Cacau Show passa a ser responsável pelos chocolates desde a sua matéria-prima até o produto final.


  • É criada a holding Cacau Par, que passou a ser detentora da Cacau Show. A partir daí, outras redes foram incorporadas, como a Brigaderia.


  • Lançamento de modelos menores de negócio para driblar a crise, como a venda direta de porta em porta, com investimento a partir de 19 mil reais, e quiosques reduzidos, além da gelateria.


Atualmente, são 2050 franquias da Cacau Show em funcionamento em todo o Brasil.

Quem é Alexandre da Costa, fundador da Cacau Show?

Esse jovem visionário, de 46 anos, já coleciona 28 deles à frente da Cacau Show. Alexandre Tadeu da Costa, nascido em São Paulo, tentou se formar em Administração, mas nunca terminou a faculdade. No entanto, fez diversos cursos sobre chocolate.

Além disso, Costa também é membro da Academia Brasileira de Marketing. E sempre volta às salas de aula para palestrar sobre o sucesso de seu negócio. Isso tanto no Brasil quanto no exterior, onde é reconhecido por ser o dono da maior rede de chocolates finos do mundo – a franquia da Cacau Show.

Estrutura de franquia que impressiona

Nos últimos cinco anos, desde a compra de fazendas de cacau no Espírito Santo, a franquia Cacau Show conseguiu dobrar o tamanho da sua rede. E vem se mantendo invicta no cenário mundial ao participar de todo processo produtivo dos chocolates.

Hoje, o número de fábricas em funcionamento já chega a cinco, sendo a maioria no estado de São Paulo. Duas se encontram na cidade de Itapevi, uma em Campos do Jordão, outra na capital paulista e, a mais recente, em Curitiba.

A produção anual de chocolates ultrapassa as 12 toneladas. E o foco da empresa tem sido as trufas. Por mês, são feitas mais de 10 milhões dessas iguarias. Vendidas por 2 reais, elas são o carro-chefe da marca. Mesmo na crise, continuam tendo uma saída extremamente relevante.

No catálogo de produtos da empresa, são mais de 250 itens diferentes. E os preços são os mais variados possíveis, desde os tabletes em miniatura, por 50 centavos, até cestas que podem ultrapassar os 300 reais. Isso proporciona ao franqueado da marca um volume de vendas muito grande, fundamental para o sucesso de sua franquia.

Estratégia de expansão por franquias certeira

A crise econômica não tem abalado a empresa. Tanto que a estimativa da franquia Cacau Show é fechar o ano com mais de 3 bilhões de reais em movimentação financeira apenas nas lojas. Isso sem contar com os quiosques e as outras marcas do grupo.

Neste momento em que muitos investidores estão deixando de lado determinados negócios devido à recessão, a Cacau Show teve que rever seus planos. A ideia era que, em 2016, 233 lojas fossem abertas. Mas não foi bem o que aconteceu. Grande parte acabou desistindo para focar em outros projetos.

Para reverter isso, uma das novidades desse ano foi o lançamento de novos modelos de franquias de menor porte. Essa foi uma das estratégias mais bem elaboradas para conter a diminuição no número de novos franqueados – até porque, no atual momento, investir cerca de 170 mil reais no negócio é para poucos.

Por isso, nos últimos dois anos, foram criadas as franquias Gelaterias Cacau Show e quiosques menores para vender café e chocolate. Em relação à distribuição de sorvetes, foram investidos 5 milhões de reais. Para o próximo ano, acredita-se que essa categoria de produtos vá representar 10% do negócio.

Aqueles que desejarem investir nas franquias de quiosques, por exemplo, precisam desembolsar 42 mil reais no início. Esse valor é necessário para adquirir o carrinho. E a expectativa é que o retorno ocorra em, no máximo, 2 anos de funcionamento.

Modelo de venda direta das franquias

Em 2016, a venda direta, de porta em porta, foi outra opção de franquia que começou a funcionar, com opções a partir de 19 mil reais para quem quiser investir nesse estilo de negócio. Atualmente, existem 12 mil pessoas atuando nessa base, o que representa 3% do faturamento anual.

A expectativa é que esse tipo de venda direta cresça ainda mais, como afirma o gerente de expansão da Cacau Show, Arlan Roque. “Já alcançamos mais de 60% da rede atuando nessa frente, ou seja, 1,2 mil lojas. Para o próximo ano a expectativa é que 45 mil pessoas atuem assim e que o canal represente 7% do faturamento total da rede”, avalia.

Metas da franquia Cacau Show para 2017

Em 2017, a empresa irá inaugurar um novo prédio, que fará com que a área da fábrica de Itapevi dobre sua capacidade. Ao todo, o investimento nessa ampliação e em novos equipamentos ultrapassou os 80 milhões de reais. Além disso, a Cacau Show tem como metas para o próximo ano, de acordo com seu setor de expansão, abrir 180 novas franquias, superando as 128 que começaram a funcionar em 2016, aumentar a distribuição de sorvetes, para que esse produto tenha 10% de participação nas receitas da empresa, atrair mais representantes para a venda de porta a porta, passando de 12 mil para 45 mil pessoas atuando nesse setor, de forma que isso represente 7% do faturamento anual, e alavancar o faturamento da empresa.

Como abrir uma franquia Cacau Show?

A estratégia da empresa é conquistar cada vez mais espaço no mercado brasileiro. E existem as opções hoje tanto de lojas quanto de quiosques, dependendo do bolso e do estilo de negócio de cada um. O modelo de franquias de lojas é o mais clássico e, embora mais caro, costuma ser o favorito para implantação em shoppings e ruas com grande movimentação de pessoas. Já os quiosques são menores e podem ser instalados em pontos em que os demais estabelecimentos não cheguem.

Passo 1: Tenha um bom plano de negócios

As franquias também precisam de muito planejamento. Do contrário, não se consegue gerir bem o negócio. Por isso, o investidor deve avaliar bem e, se possível, deixar por escrito sua estratégia de administração.

Passo 2: Tenha verba própria

Esse é um dos pontos mais importantes. Uma das políticas da franquia Cacau Show é não permitir que suas franquias sejam abertas com dinheiro proveniente de empréstimos ou linhas de crédito. A empresa acredita que não seja interessante começar algum negócio já com uma dívida. Portanto, certifique-se de que tenha recursos próprios. Por exemplo, se for uma loja, precisará de cerca de 170 mil reais para dar o pontapé inicial. Para os quiosques, é preciso ao menos 42 mil reais.

Passo 3: Pesquise antes de contatar a empresa

Antes de entrar em contato com a empresa, mesmo tendo ciência do sucesso da rede em geral, é extremamente necessário avaliar diversos fatores. Procure conhecer franqueados atuais e antigos franqueados para entender o dia a dia do negócio. É importante ter conhecimento sobre eventuais adversidades. Além disso, terá mais propriedade para saber se você tem o perfil ideal para tocar uma franquia.

Passo 4: Espere a aprovação

Quando alguém se candidata a abrir uma franquia, participa de reuniões dentro da franquia Cacau Show. Lá, o empreendedor recebe informações e detalhes do que precisará. Também poderá tirar dúvidas e se certificar de que é isso mesmo que quer. De acordo com o gerente de expansão da empresa, Arlan Roque, tanto o pedido para abrir uma franquia quando para encerrá-la passa por diversas etapas. Também é dado o respaldo necessário para o franqueado.

Por isso, também, a taxa de mortalidade de unidades da marca acaba sendo de menos de 1% ao ano. “Nós fazemos um estudo muito profundo sobre a viabilidade do ponto e do negócio como um todo antes da abertura de uma unidade. Além disso, há um processo de repasse que antecede o encerramento de uma franquia”, informa Roque.

Vídeo Institucional da Franquia Cacau Show