Franquia de venda de água tem modelo a partir de R$ 27 mil

Purificar, envasar e distribuir água de marca própria em galões de 20 litros. Esse é conceito da franquia Água Imaculada, companhia mexicana com mais de 8 mil franquias em seis países e que está entrando no mercado brasileiro. Embora tenha participado da ABF Franchising Expo 2015, em São Paulo, a empresa passou por um processo de tropicalização do modelo de negócio e iniciou a operação na capital paulista em novembro de 2017.

A Água Imaculada, que chegou ao Brasil com investimento direto da matriz, sediada no México, sem um máster-franqueado, quer abocanhar o mercado de comércio e distribuição de água envasada. “Nossa empresa possui um modelo de negócio totalmente diferente do praticado atualmente [pela concorrência]. O franqueado possui um processo de purificação, envase e distribuição de água local, ou seja, não depende de fornecedores externos para comercializar água. Além disso, nossa água é submetida a um intenso processo de purificação no qual garantimos pH Alcalino, baixo sódio e leveza, tudo isso a um preço abaixo da média do mercado”, explica Kethellyn Siqueira, responsável pelo marketing da empresa no Brasil.

Em cada loja da rede, a água pode ser captada através do abastecimento público, caminhão-pipa ou poço. Após isso, ela passa por seis sistemas de filtragem e três de esterilização além do envase. Na própria unidade, é feita também a assepsia do garrafão, cujo sistema foi desenvolvido internamente. “[Comercializamos] Somente garrafões de 20 litros. Em breve, deverão ser incorporados garrafões de dez litros e garrinhas de 500 ml”, revela Kethellyn.

Com tíquete médio de cerca de 30 reais, uma franquia Água Imaculada pode faturar até 85 mil reais, no caso de Loja Purificadora, que requer um investimento de 100 mil reais. No segundo modelo, de Loja Distribuidora – exige investimento de aproximadamente 27 mil reais –, que funciona como ponto de venda, o faturamento pode chegar a 50 mil reais por mês.