Franquia do Rock

Os números do franchising brasileiro apontam que o setor não para de crescer. De 2003 para 2013, o faturamento das redes saltou de R$ 29 bilhões para R$ 115 bilhões. O número de empresas franqueadoras também é impressionante, foi de 678 em 2003, para 2.703 em 2013, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Seguindo essa tendência, a Academia do Rock, franquia de música criada há quatro anos em Curitiba, passa a investir nesse segmento e quer ganhar mercado. Com processos formatados, layouts e com manuais com a metodologia de ensino, a empresa está pronta para franquear a sua marca.

Com método próprio no ensino do bom e velho Rock’n Roll, a franquia é de custo acessível e com retorno do investimento previsto para 18 meses. Para o projeto, é necessária uma área de 170 m2, e um investimento aproximado de 230 mil reais, já incluindo o capital de giro. Até o final de 2015 a previsão é de estar com pelo menos três franquias já em andamento e outras cinco em 2016.

A Academia do Rock surgiu para atender uma carência no mercado em atender alunos que buscavam algo diferente das convencionais escolas de músicas da cidade. “Todas as nossas aulas são individuais e buscamos incentivar aos alunos a criarem bandas, pensando em uma carreira artística”, explica Marcelo Freitas, um dos sócios do empreendimento. A Academia do Rock faz parte do segmento de franquias de educação e treinamento.

Hoje a Academia do Rock possui mais de 300 alunos, que vão dos 5 aos 80 anos. “Nosso público é variado. Temos a criança que gosta do rock, quer aprender um instrumento até o adulto, empresário, que busca na escola e nas aulas de rock, uma forma de desestressar do dia a dia. E não para por aí, pois o quadro de alunos da terceira idade, que buscam aprender o rock, por gostarem do estilo ou de um ídolo em específico ou apenas para acompanhar os netos e filhos vem crescendo”, explica Marcelo.

Desenhar a escola focado no clima do rock foi essencial para cativar os alunos e com isso a formatação de novas bandas. Hoje a academia, que já ampliou sua estrutura física, conta com salas apropriadas para o aprendizado, estúdios para ensaio e gravações, totalmente equipado, para a realização dos trabalhos e uma loja com o que há de mais moderno em equipamentos e instrumentos musicais. “Ao final de cada semestre realizamos uma apresentação denominada “Rock Hour” que marca o aprendizado e propicia ao aluno a possibilidade de subir no palco e se apresentar para um grande público”, explica.

“A Academia do Rock é um negócio inovador que transcende o ensino regular de música e proporciona uma experiência única ao aluno”, explica Marcelo. “Além de abordarmos toda temática do Rock e suas vertentes, despertamos no aluno o desejo de aprender, melhorar a cada aula e sobretudo interagir com outros músicos”, salienta. A escola oferece nove cursos regulares com planos diferentes para aula individual, aulas em grupo e outros serviços que incluem ensaios com banda, gravações, serviços de luthier, venda de acessórios e organização de festivais.