Subway

Em 1965, Fred DeLuca começou a realizar seu sonho de se tornar um médico. Buscando por um meio de ajudar a pagar seus estudos, um amigo da família sugeriu que ele abrisse uma loja de sanduíches “submarinos.”

Com um empréstimo de US$ 1.000, o amigo, o Dr. Peter Buck, ofereceu-se como sócio de Fred, e um relacionamento de negócios que iria mudar o panorama do setor de lanches rápidos se formou. Deu-se início à rede de franquias Subway. A primeira loja foi aberta em Bridgeport, Connecticut, em agosto de 1965. Depois, estabeleceram uma meta de abrir 32 lojas em 10 anos. Fred logo aprendeu os fundamentos de administrar um negócio, assim como a importância de servir um produto bem feito e de alta qualidade, prestando excelente atendimento ao cliente, mantendo os custos operacionais baixos e encontrando ótimos endereços. Estas lições iniciais continuaram a servir como base para os vitoriosos restaurantes Subway em todo o mundo.

Em 1974, a dupla possuía e operava 16 lojas de sanduíche “submarino” em Connecticut. Entendendo que não chegariam à meta de 32 lojas no prazo, começaram a abrir franquias, lançando a marca Subway a um período de crescimento notável, que continua ainda hoje. Atualmente, a Franquia Subway é a maior rede de fast food do mundo em quantidade de restaurantes, com mais unidades que qualquer empresa do segmento.

Baixo investimento e operação simplificada, sem envolver cozinha, fazem da franquia Subway uma ótima oportunidade de negócio. O sistema de franquias da Subway tem como foco fazer ótimos sanduíches. Tão bons que, de fato, muitos clientes Subway têm se tornado proprietários de franquias por acreditarem no produto. Ainda mais significativo é o fato de que mais de 70% dos franqueados existentes aplicam seu dinheiro na compra de mais de uma franquia Subway.

Atualmente, existem mais de 1.900 unidades franqueadas no Brasil e mais de 44 mil restaurantes Subway em 110 países.