Franquias fazem balanço da participação na ABF Franchising Expo
Considerada uma verdadeira vitrine de um setor que registrou um crescimento nominal de 7,6% no primeiro trimestre de 2016, a ABF Franchising Expo superou sua expectativa de público e registrou na edição deste ano 65,5 mil visitantes, 4% a mais do que em 2015. A intensa movimentação nos quatro dias do evento reforçam que o franchising está maduro no Brasil e continua a atrair franqueadores, novos empreendedores e mesmo franqueados de todo o país em busca de novos negócios. Além do volume, a organização e expositores ressaltam o nível de preparo e interesse do público presente.
De acordo com a presidente da ABF, Cristina Franco, o franchising brasileiro mostrou maturidade e serenidade frente a um cenário político e econômico complexo. “Com muita responsabilidade, o setor continua a desenvolver negócios de uma forma estruturada, o que atraiu muitos empreendedores, ratificando o sistema de franquias como porta de entrada do empreendedorismo e como alternativa de renda aos profissionais que estão saindo do mercado de trabalho. Como entidade representativa, vamos continuar fomentando as boas práticas no franchising e a contínua capacitação, fortalecendo todo o setor. Creio que na feira deste ano cumprimos mais uma vez esta missão”.
Das centenas de franquias expositoras do Brasil e do exterior, 63 marcaram presença pela primeira vez no evento. Destaque para grande diversidade de segmentos, com franquias de alimentação, franquias de saúde e franquias de serviços em alta, e o aumento da internacionalização de redes, além do interesse de missões japonesas e norte-americana que vieram para conhecer o potencial do mercado brasileiro. Franquias com investimento inicial mais baixo ou em formatos mais compactos e alternativos, como store in store e food trucks, também atraíram grande atenção.
Confira alguns depoimentos de executivos de franquias participantes da 25ª edição da ABF Franchising Expo:
Acqio Franchising
“Tivemos um excelente resultado na feira, com visitas de investidores realmente interessados em conhecer a nossa proposta. Foram mais de 50 cadastros nos dois primeiros dias de feira, o que nos dá uma expectativa de fechamento de negócios em torno de R$ 350 mil. Essa é nossa primeira participação e superou nossas eestimativas, com um público bem seleto”. – Kawel Lotti, diretor executivo da Acqio Franchising.
Arranjos Express
“O evento foi excelente para a Arranjos Express, que está buscando fortalecer ainda mais seu plano de expansão no Brasil. Foi notória a ótima divulgação realizada em diferentes meios de comunicação sobre o evento, fortalecendo ainda mais a nossa participação. Ao longo dos quatro dias, mais de 180 interessados na marca deixaram seus contatos para darmos continuidade às tratativas. Com a nossa segunda participação na feira da ABF, e em função de ações realizadas paralelamente para divulgar nossa presença na maior feira do setor, a expectativa é de conquistar a abertura de 40 novas franquias da rede nos próximos meses”. – Paulo Alexandre, fundador da Arranjos Express.
Della Via Pneus
“As perspectivas são muito positivas, porque o evento nos permitiu medir o interesse do mercado e a força da nossa marca. Nos surpreendemos com o resultado durante o evento”. – Sérgio Delamuta, sócio e diretor comercial da Della Via Pneus.
Grupo Acerte Franchising (Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia e Linha & Bainha)
“Apesar do número de visitantes em nosso estande ter sido 10% menor em relação a 2015, percebemos que os leads da feira deste ano estão muito mais qualificados. São pessoas que realmente procuram negócios para investir agora, seja porque acabaram de sair de seus empregos ou como um plano B para o atual momento econômico. Tivemos investidores de outros países também e muitas oportunidades de parceria com outras marcas. Como nossos segmentos – lavanderia e costura – estão em alta, esperamos ter uma conversão em vendas de pelo menos 10% dos negócios iniciados na feira”. – Naiara Correa, sócia-diretora do grupo Acerte Franchising.
Grupo AD Shopping e AD Mall
“O Grupo AD Shopping e a AD Mall participam da ABF desde o seu início. Acreditamos no potencial de negócios e relacionamento que a feira pode gerar para o nosso segmento de atuação. Essa edição foi mais uma oportunidade para firmar bons negócios com o mercado de franquias. Mesmo com um cenário de retração econômica, foi possível realizar o contato com um público interessado, empreendedor e qualificado, que está em busca de alternativas e aposta no segmento de franchising. A previsão é que 18% dos contatos feitos em nosso estande revertam-se em futuros negócios”. – Magali Sanches, diretora comercial da AD Mall.
Grupo Bittencourt
“A feira de franquias desse ano nos surpreendeu por contrariar todos os cenários desfavoráveis que temos visto no mercado. Muitas marcas novas, novos formatos e modelos de negócios, empreendedores desejando formatar seus negócios e querendo ter no franchising o modelo para expandir e ganhar mercado. Tivemos dias movimentados e de grandes oportunidades de negócios”. – Claudia Bittencourt, sócia-fundadora e atual diretora geral do Grupo Bittencourt.
help!
“A apresentação da help! ao mercado de franquias foi muito bem sucedida. Ampliamos o conhecimento da marca para um público qualificado, apresentamos os diferenciais de nosso negócio e atraímos candidatos. Cerca de 200 deles demonstraram muito interesse em dar continuidade às conversas”. – Fernando Perrelli, presidente do conselho da help!.
HOPE
“Foi a primeira vez que a HOPE participou da maior feira de franquia do mundo, mas no ano anterior estive no evento para conferir as novidades das franquias e, comparando com 2015, percebi que o número de visitantes diminuiu, mas a qualificação dos candidatos aumentou. Nossa rede fez bons contatos com empreendedores que estão empenhados em investir numa franquia e, o mais importante, estão capacitados”. – Sylvio Korytowski, diretor de expansão da HOPE.
Lug’s
“Para a Lug’s, ter participado mais um ano da feira da ABF foi muito importante, já que aumentamos nosso network e fechamos novos acordos. Prevemos que serão gerados R$ 500 mil em negócios derivados de alguns dos 300 contatos que fizemos na feira. Vimos que esse ano o movimento foi menor, mas houve uma melhora significativa em relação à qualidade do evento”. – Marcus Alonso, gerente de expansão da Lug’s.
Maria Brasileira
“Essa foi a nossa terceira participação consecutiva e nossa percepção foi de que houve uma diminuição no número de visitantes. Contudo, sentimos o aumento qualitativo dos mesmos. Estamos otimistas com o pós-feira. Nossa expectativa é gerar mais de R$ 200 mil em novos negócios, o que representaria a venda de 8 unidades comercializadas”. – André Matos, gerente nacional de expansão da Maria Brasileira.
Master House Manutenções e Reformas
“É importante participar da feira da ABF, pois o evento reúne pessoas que realmente estão em busca de uma rede para investir. Definitivamente, é um público muito qualificado. Sendo assim, sem dúvida, é uma excelente oportunidade para firmar novas parcerias, contratos e ampliar a expansão da marca. Da edição passada até essa, crescemos 125% em números de unidades. Agora, dos 165 cadastros realizados no evento, é possível que 20% seja convertido em novos franqueados”. – Allan Comploier, diretor da Master House Manutenções e Reformas.
Pello Menos
“O movimento da feira foi bem melhor que o do ano passado. Foram menos expositores, mas a maioria composta por marcas conhecidas e respeitadas. Eram mais pessoas circulando nos estandes, todas mais focadas e interessadas. Para nós, o balanço foi bem positivo, com visita de mais de 120 interessados em conhecer a marca. Foram feitas seis boas negociações para o futuro e quatro ótimos contatos com fornecedores”. – Regina Jordão, diretora-presidente da Pello Menos.
Petland
“Participamos pelo terceiro ano da ABF Franchising Expo e esta foi a melhor edição de todas, tanto na qualidade como na quantidade de leads gerados durante o evento. As palestras realizadas no estande da Petland sobre o potencial do mercado pet e onde estão as oportunidades atraíram 350 pessoas, sendo 56% dos leads de participantes de São Paulo, seguidos por Bahia, Minas Gerais, Paraná e demais estados. Também registramos o cadastro de mais de 900 contatos de interessados em ter uma franquia no setor pet, inclusive de um empresário do Uruguai, com quem retomaremos o contato nos próximos dias”. – Rodrigo Albuquerque, sócio-diretor da Petland.
SMS Digital
“Essa foi nossa primeira participação na feira e o resultado foi excelente. Estimamos R$ 150 mil de negócios a curto prazo e R$ 75 mil a médio prazo. Durante o encontro, tivemos 150 cadastros efetivos, número excelente para nós. Percebemos que o público participante é mais qualificado, com pessoas de real interesse em fechar negócios e com muito conhecimento sobre o franchising, o que facilita as negociações e traz um novo perfil de franqueado: mais qualificado e conscientizado”. – Antônio Brizoti Junior, diretor nacional de expansão da SMS Digital.
The Body Shop
“Em nossa primeira participação na ABF Expo, a The Body Shop teve surpreendentes resultados. Foi um grande ponto de encontro, que gerou contato com mais de 100 novos franqueados potenciais. Além disso, aproveitamos para apresentar, pela primeira vez, o novo modelo de expansão por quiosques, uma exclusividade da TBS para o Brasil”. – Nathalie DeGouveia, responsável pelo departamento de expansão da The Body Shop.