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sábado, 23 de novembro de 2024
Por conta das Olimpíadas a Prefeitura do Rio decretou quatro feriados no mês de agosto. Segundo o professor de economia da Faculdade Mackenzie Rio, Marcelo Anache, se por um lado parte do comércio está sendo afetada, outra parte está sendo beneficiada com a chegada dos turistas à cidade no período do evento, que vai até o dia 18 de setembro – considerando também o período das Paralimpíadas.
Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do Rio de Janeiro (Iptur-RJ) apontou que a cidade deverá receber cerca de 800 mil turistas durante os eventos esportivos, entre brasileiros e estrangeiros. “Os jogos acontecem em um momento delicado da economia nacional e devem movimentar recursos, não só para o Rio, mas para o Brasil todo. Mesmo sendo feriado para o comércio, alguns setores serão beneficiados, como o de hotelaria e turismo. Ao que tudo indica, o aporte financeiro poderá contribuir para uma melhora na economia carioca ligada ao entretenimento e a cadeia produtiva, principalmente, pela grande quantidade de turistas atraídos para a cidade”, explica o professor.
PUBLICIDADETamanha movimentação vem sendo vista como uma grande oportunidade de negócios pelas redes de franquias. Um bom exemplo é a Fluminense FC, que comercializa centenas de itens oficiais e coleções casuais do time homônimo à marca e original da cidade. Segundo Gaston Krause, executivo de novos negócios do grupo Meltex, empresa que administra a rede, a localidade da unidade em operação na cidade, no bairro das Laranjeiras, é um fator estratégico, bem como o próprio tema do negócio. “Existe a simpatia de torcedores de outros estados, em especial daqueles de fora do país, com o futebol brasileiro. Esse espírito esportivo que está presente no Rio de Janeiro torna nossas possibilidades ainda maiores”, avalia. A expectativa de crescimento em vendas é de 30%. “Vamos realizar promoções que também estarão atreladas ao Dia dos Pais e promover descontos pontuais em produtos associados com ativações junto ao clube”, complementa.
No segmento de entretenimento, para destacar-se entre os tradicionais passeios reconhecidos e de interesse de grande parte dos turistas, a franquia Escape 60, que conta com unidades na Barra (Downtown Shopping), no Parque Olímpico e em Copacabana, apostou em negócios conjuntos e em suas redes sociais. “Estabelecemos parcerias com alguns hotéis que estão em regiões próximas de onde ocorrem as principais competições, bem como junto aos grandes condomínios nos quais estão hospedados uma grande quantidade de turistas estrangeiros. Também estamos fazendo postagens em inglês e espanhol na nossa página do Facebook para atraí-los”, revela Juliano Werlang, franqueado unidade de Downtown. A rede chegou ao Brasil como uma opção inédita de game temático, presencial e interativo em que cada jogo comporta um grupo de quatro a 16 participantes, que deve desvendar o mistério por meio de dezenas de pistas e escapar do espaço em até 60 minutos.
Só tem no Brasil
Apostar em produtos e serviços reconhecidamente nacionais é a estratégia de diversas marcas. Não em vão, pouco antes do início dos jogos, a Depyl Action lançou o selo Authentic Brazilian Wax. “A iniciativa reconhece nossos serviços e técnicas como genuinamente brasileiros. Para isso, o incorporamos em várias frentes de comunicação da marca, com o objetivo de facilitar o reconhecimento da autêntica depilação brasileira pelos estrangeiros. Isto porque o estilo de depilação feito no Brasil é mundialmente conhecido e tem ganhado cada vez mais adeptos. Além disso, em todas as unidades temos a tabela de preços disponíveis tanto em português quanto em inglês e espanhol, facilitando o acesso à informação para qualquer cliente”, revela Danyelle Van Straten, sócia-diretora da rede.
Especialistas apontam que os resultados podem se estender para o longo prazo, fidelizando clientes locais e construindo uma imagem positiva com turistas internacionais. “Estes eventos trazem um público com grande potencial de compra, o que pode ser uma oportunidade de aumento de vendas para vários segmentos do varejo. Como o franchising manteve-se estável durante a crise, é uma grande chance para incrementar ainda mais o seu negócio, principalmente aqueles relacionados à área de esporte , saúde, beleza, porque o momento pode resultar em um forte apelo de venda principalmente para itens esportivos e moda fitness”, comenta Anderson Ozawa, da Ozawa Consultoria, que também possui um trabalho especializado em varejo.