Evento tem conquistado cada vez mais espaço no varejo brasileiro e até empresas de serviços aderiram ao movimento, que chegou com força ao franchising
Ainda faltam alguns dias para a data oficial da Black Friday – dia 24, última sexta-feira de novembro –, mas muitas empresas já estão há dias e até meses trabalhando de olho no movimento. O evento ainda é recente no calendário do Brasil, mas já registrou 1,9 bilhão de reais em vendas somente em 2016 no país, um aumento de 17% em relação a 2015. A tendência é que esse número aumente bastante em 2017. Aliás, o sucesso é tamanho que se cogita duplicar a data em 2018. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping e a organização da Black Friday avaliam a realização de uma edição em setembro e outra em novembro.
Nos EUA, onde a data é uma tradição há muitos anos, é comum se deparar com enormes filas de pessoas que madrugam em frente a lojas diversas em busca de promoções que chegam a 90% sobre os valores originais dos produtos. Hoje, com o advento da internet e do omnichannel – estratégia de transformar o consumo em uma vivência única nas esferas virtual e física –, os e-commerces são responsáveis por grande parte das compras, não só das grandes redes varejistas. Para David Tifosi, CEO do grupo RDCommerce, ter um planejamento, saber exatamente o que irá fazer, como irá fazer e quando irá fazer pode ser o diferencial e a vantagem de se preparar bem para a Black Friday. “Ao antecipar-se, o lojista poderá focar seus esforços, nos dias que antecedem a ação, na gestão das promoções e em como alcançar mais gente, e não na criação da ação/campanha propriamente dita”, diz.
No Brasil, equipes de marketing e tecnologia têm se movimentado desde muito antes para que a experiência do consumidor valha a pena para ambas as partes. Embora há alguns anos as empresas tenham aproveitado a oportunidade para aplicar o “jeitinho brasileiro”, elevando os preços durante os dias que antecediam a Black Friday para que pudessem reduzir depois, especialistas apostam que isso já não aconteça na maior parte dos comércios e até prestadores de serviços. Para Cynthia Akao, sócia fundadora da WV_Todoz, hoje não há mais espaço para erros. “Muitas empresas já foram alvo dos consumidores mais críticos e inclusive do Procon. Para evitar esses problemas e não ser alvo de piada, antes de montar suas promoções saiba que há sites que monitoram os preços durante o ano todo, e que os consumidores podem usar para entender se há desconto mesmo ou se o desconto é forjado”, alerta.
Segundo Gastão Mattos, CEO da Braspag, empresa do Grupo Cielo, é preciso investir em tecnologia, segurança e logística, além de um atendimento impecável. “Há excelentes soluções de análise que, com o uso do big data, auxiliam o lojista a conhecer melhor o consumidor e o mercado no qual está inserido, de forma que possa realizar ações mais assertivas com estes clientes, de acordo com as suas necessidades e aumentando as chances de conversão”, pontua.
“A Black Friday é uma ótima oportunidade para o lojista de queimar seu estoque e aumentar sua base de clientes. Como os consumidores compram mais de marcas que se relacionam com eles, também é muito importante trabalhar bem a pós Black Friday, para que o cliente que entrou por meio dela, volte e compre cada dia mais”, conclui Tifosi.
O Portal TOP Franquias conversou com diversas redes para saber como estão se preparando para a Black Friday e quais serão as ações que farão para atrair consumidores e fazer a data se tornar obrigatória no calendário dos próximos anos. Veja abaixo.
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Giraffas
Giraffas
Com 410 unidades, a rede de franquias Giraffas está preparando promoções que irão acontecer durante a semana do dia 20 ao dia 26 de novembro em todos os canais da rede (shopping, rua, hipermercados, aeroportos e rodoviárias). No entanto, a participação das lojas é opcional e o franqueado poderá escolher se participará durante todos os dias, um dos dias da semana ou apenas no final de semana. A ação contará com produtos individuais e combos de pratos, sanduíches e sobremesas. Segundo a empresa, os descontos poderão chegar a 50%.
A Giraffas já participou da Black Friday em 2016 – ofereceu descontos de 40% no prato parmegiana de filé de frango, no X-Salada e em toda a linha de milk-shakes – e está há meses se planejando para a data neste ano.
Quer investir numa franquia Giraffas? É necessário desembolsar, no mínimo, 550 mil reais.
CI Intercâmbio e Viagem
CI Intercâmbio e Viagem
Para a Black Friday, a CI Intercâmbio e Viagem preparou a Black Week. Durante toda a semana, suas mais de 120 franquias vão oferecer descontos e formas de pagamento diferenciadas para os seus principais produtos (Cursos de Idiomas, High School, Intercâmbio Teen, Trabalhar e Estudar, Voluntário, Universidades, Mochilão, entre outros). A ação vem sendo planejada há pelo menos dois meses. Em 2016, a CI Intercâmbio e Viagem deu descontos de até 30% nos pacotes de intercâmbio e turismo.
Segundo a franqueadora, os resultados obtidos em participações anteriores foram excelentes, e a expectativa é que haja um crescimento de 40% em vendas em relação ao último ano. Para 2017, a rede de franquias vai apostar forte na divulgação por meio das redes sociais Facebook e Instagram e também por disparo de e-mail marketing e publicações no próprio website.
Quer investir em uma franquia CI Intercâmbio e Viagem? A rede disponibiliza modelos de negócios que exigem de 4 mil a 120 mil reais.
Vivenda do Camarão
Vivenda do Camarão
Durante os dias 24, 25 e 26 de novembro, a rede Vivenda do Camarão, que possui 110 lojas próprias e 54 franquias, fará ações promocionais. Segundo a franqueadora, somente em 2016 foram vendidas mais de 8 mil unidades dos itens em oferta em três dias de campanha.
Para atrair o consumidor, na edição de 2017 a marca deve investir em animação em TVs digitais e inserção das ofertas nos cardápios em cada ponto de venda. A projeção é aumentar em 10% o número de itens comercializados em comparação com a campanha realizada no ano passado.
Ao contrário do que ocorre na maioria das redes de franquias, o franqueado da Vivenda do Camarão possui liberdade de anunciar ofertas próprias, de acordo com suas regionais. O franqueado pode fazer o seu cálculo de desconto e priorizar itens que estão com maior abastecimento.
Para se tornar um franqueado da marca, é preciso investir pelo menos 480 mil reais.
5àsec
5àsec
Maior rede de franquias de lavanderias do Brasil, com 438 unidades em operação, a 5àsec também vai participar da Black Friday. A ação será concentrada em descontos encontrados dentro de bexigas que serão expostas nas lojas da rede. Ao solicitar um serviço, o cliente estoura um balão e ganha o desconto, no ato, sobre a compra que ele está realizando, que poderá ser de 10% a 100%. A empresa afirma que está dando atenção ao evento desde o início do ano, estudando mecânicas atrativas que se enquadrem no perfil de consumidor da marca.
A participação das lojas não é obrigatória. Por isso, é possível que nem todas as franquias realizem a campanha, que deverá ser divulgada diretamente nas lojas.
Para abrir uma franquia da 5àsec, é preciso um investimento mínimo de 176 mil reais.
Mundo Verde
Mundo Verde
Durante a semana do dia 20 a 24 de novembro, a Mundo Verde vai dar descontos em alguns produtos em todas as lojas da rede. Para a primeira vez que a marca participa da Black Friday, a equipe de marketing está mobilizada desde o mês de julho. Para potencializar a divulgação aos consumidores, a empresa vai promover a campanha nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram), além de portais de comunicação, SMS e e-mail marketing para os clientes cadastrados no programa fidelidade da rede.
A Mundo Verde espera que os itens ofertados cresçam pelo menos sete vezes em volume com a promoção. Por se tratar de uma campanha nacional, a participação de todos os franqueados – 400 lojas – é obrigatória.
Para abrir uma loja Mundo Verde, é necessário investir de 300 mil a 400 mil reais.
Lilica&Tigor
Lilica&Tigor
As promoções de Black Friday na rede Lilica&Tigor serão com descontos especiais de 10 a 26 de novembro – os maiores descontos estarão concentrados entre os dias 22 e 26. Segundo a empresa, os produtos serão vendidos com até 70%. Além das 120 franquias espalhadas por todo o país, a promoção também será válida no e-commerce da marca. A Black Friday já faz parte do calendário da rede há alguns anos, sendo que em 2016 as lojas ofereceram, durante uma semana inteira (21 a 27 de novembro), descontos de até 70%, garantindo um dos melhores meses de vendas, apesar de ser o mês com menor rentabilidade para os franqueados.
Para atrair os consumidores e conseguir chegar à meta de aumento de 10% nas vendas, a marca deve apostar em adesivação dos PDVs. Para a franqueadora, a Black Friday é uma excelente oportunidade de promover os produtos e aumentar o giro sem criar rótulos ou danos à marca.
Se quiser investir em uma franquia Lilica&Tigor, é preciso investir ao menos 500 mil reais.
Piticas
Piticas
A rede de franquias Piticas já está pronta para as vendas da Black Friday, com programação de postagens nas redes sociais e caracterização das vitrines. A marca irá conceder descontos de até 70% em seus produtos, as camisetas e acessórios da cultura pop e geek, do dia 23 ao dia 26 de novembro. Serão mais de 300 franquias participando da ação, que deve gerar um aumento de 30% nas vendas. De acordo com a franqueadora, os franqueados são obrigados a participar da campanha, mas podem escolher qual desconto aplicar nas peças.
O investimento para se tornar franqueado da Piticas é de, pelo menos, 160 mil reais.
Casa da Empada
Casa da Empada
Para a Black Friday, a rede de franquias Casa de Empada vai promover uma semana de descontos de até 25% em algumas de suas empadas. Intitulada Black Week – realizada entre os dias 18 e 26 de novembro –, a campanha não é obrigatória para os franqueados – 28 operações –, mas deve ser aderida especialmente em praças onde a cultura do movimento Black Friday já tenha mais aceitação.
Na rede, a ação está sendo planejada desde setembro, período em que a empresa fez uma pesquisa para saber quais produtos ofertar e os valores promocionais. Além disso, já se preparou para atender ao aumento de produção das empadas. Em 2016, a participação foi semelhante e gerou aumento de 44% das vendas. Para este ano, a expectativa é conseguir um número parecido: 40%.
A marca oferece dois modelos de negócio para investimento – quiosque e loja –, que exigem investimento entre 81 mil e 178 mil reais.
Detroit Steakhouse
Detroit Steakhouse
Na Black Friday 2017, o cliente das franquias Detroit Steakhouse que visitar qualquer uma das 22 unidades após as 14h poderá aproveitar o Rodízio de Costela e Aperitivos com desconto de até 40%. De acordo com a empresa, a promoção vem sendo planejada desde o início do segundo semestre, com intuito de oferecer desconto real para o consumidor e resultados nas vendas os franqueados. Em 2016, a rede realizou ações pontuais apenas em algumas franquias, obtendo um resultado médio de 50% no aumento das vendas dos pratos da promoção.
Para atrair a atenção dos clientes, a empresa deve apostar em ações diretamente nas unidades franqueadas, além de mídias sociais, outdoor e rádio.
Se interessa pela franquia Detroit Steakhouse? Para abrir um restaurante da marca é necessário investir, no mínimo, 280 mil reais.
Panelinhas do Brasil
Panelinhas do Brasil
Nos 21 restaurantes da rede de franquias Panelinhas do Brasil, que oferece comida típica brasileira, a campanha de Black Friday será de três dias – 24, 25 e 26 de novembro – e contará com descontos de cerca de 20% em alguns combos. Embora não tenha aderido à ação no ano passado, a empresa conta que já considerava a Black Friday no calendário oficial de marketing desde o início de 2017, e espera que as lojas tenham um aumento de 25 a 30% no número de clientes durante o fim de semana. Para potencializar a campanha, a franquia irá investir em banners nos restaurantes e em ações online nas redes sociais (Instagram e Facebook) e no site oficial da Panelinhas do Brasil.
Para abrir um restaurante da marca, o franqueado deve desembolsar a partir de 350 mil reais.
D'Vino
D'Vino
A D’Vino, rede de franquias de bikes itinerantes que servem vinhos em eventos, vai participar da Black Friday oferecendo descontos de 15% a 35% em rótulos selecionados, aqueles que, segundo a empresa, precisam “dar giro”, principalmente em relação à época do ano, pois nesse período de calor a venda de vinhos tintos diminui consideravelmente.
O planejamento para a campanha começou com um mês de antecedência para identificar quais são os rótulos que os franqueados ainda possuem e podem ser liquidados. Após feita essa pesquisa, calcularam o preço final que eles podem chegar e que estejam no mesmo patamar de preço para todas as unidades. A expectativa é que as vendas aumentem em 30% para a rede.
A partir de 31 mil reais é possível abrir uma franquia D’Vino.
Experimento Intercâmbio Cultural
Experimento Intercâmbio Cultural
Como novembro é o mês de aniversário da rede de franquias Experimento Intercâmbio Cultural, a empresa vai aproveitar o período para realizar o Black Month em todas as 46 lojas da marca. Durante todo o mês, vai oferecer descontos e formas de pagamentos diferenciadas para diversos produtos, tais como passagens aéreas, recompensa em milhagens, seguro viagem e pacotes em escolas específicas no Canadá.
De acordo com a franqueadora, as promoções de Black Friday/Aniversário já fazem parte do calendário de vendas da empresa. As promoções já estão sendo trabalhadas há cerca de 45 dias. Tendo participado na edição de 2016, a empresa considera positivos os resultados alcançados: um crescimento de mais de 10% nas vendas. Para tentar bater esse número, a rede vai apostar em ações no site, nas mídias sociais, além de inserções de spots em uma grande emissora de rádio FM.
Com 95 mil reais de investimento é possível abrir uma loja franqueada da Experimento Intercâmbio Cultural.
Tintas MC
Tintas MC
As franquias e lojas próprias da Tintas MC – 84 no total – irão oferecer descontos de 10% a 70% em produtos selecionados. A empresa informou que está planejando a ação de Black Friday durante todo o ano para oferecer descontos acessíveis na semana em questão. Fizeram um estudo do mix de produtos, estoques e preços para pontuar onde os descontos devem entrar.
A rede participou em 2016 e afirma ter conseguido um resultado bastante positivo.
É possível abrir uma franquia Tintas MC investindo entre 70 mil e 290 mil reais.
New Era
New Era
O ramo de vestuário também vai figurar entre as franquias participantes da Black Friday. De 23 a 27 de novembro, as 14 lojas da rede New Era vão conceder descontos de até 50% em suas peças. A marca já participou em outras edições e tem conquistado crescimentos expressivos. As vendas de 2016 no período da Black Friday foram 38,5% maiores que as realizadas no mesmo período de 2015, representando 23% das vendas de novembro. Para este ano, a franqueadora projeta movimentar 500 mil reais em toda a rede nos cinco dias. A empresa deve apostar no uso das redes sociais para ampliar a divulgação da campanha.
Com 400 mil reais é possível abrir uma franquia New Era.
Social Lounge
Social Lounge
Nem só de produtos a Black Friday é feita. No ramo da prestação de serviços há empresas que também estão se planejando para ofertar condições especiais. É o caso da rede de franquias Social Lounge, que possui 20 unidades em operação. Os clientes das franquias da marca que efetivarem a contratação nesse mês de novembro receberão gratuitamente um diagnóstico completo de marketing, com sugestões para o planejamento para 2018, incluindo análise do site, redes sociais, material promocional, campanhas e ações de relacionamento. O valor original para esse tipo de serviço, de acordo com a franqueadora, é de 8 mil reais. A ação está sendo preparada pela matriz há dois meses.
Para atrair a atenção, a empresa vai investir em ações nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e no WhatsApp, além de vídeos e iniciativas de relações públicas. A meta é conseguir um crescimento de 10% na carteira de clientes das franquias.
Para ter uma franquia Social Lounge, é preciso um capital de 29 mil reais.