quinta, 19 de setembro de 2024

PUBLICIDADE Master House – Top Banner

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday

Evento tem conquistado cada vez mais espaço no varejo brasileiro e até empresas de serviços aderiram ao movimento, que chegou com força ao franchising

Ainda faltam alguns dias para a data oficial da Black Friday – dia 24, última sexta-feira de novembro –, mas muitas empresas já estão há dias e até meses trabalhando de olho no movimento. O evento ainda é recente no calendário do Brasil, mas já registrou 1,9 bilhão de reais em vendas somente em 2016 no país, um aumento de 17% em relação a 2015. A tendência é que esse número aumente bastante em 2017. Aliás, o sucesso é tamanho que se cogita duplicar a data em 2018. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping e a organização da Black Friday avaliam a realização de uma edição em setembro e outra em novembro.

Nos EUA, onde a data é uma tradição há muitos anos, é comum se deparar com enormes filas de pessoas que madrugam em frente a lojas diversas em busca de promoções que chegam a 90% sobre os valores originais dos produtos. Hoje, com o advento da internet e do omnichannel – estratégia de transformar o consumo em uma vivência única nas esferas virtual e física –, os e-commerces são responsáveis por grande parte das compras, não só das grandes redes varejistas. Para David Tifosi, CEO do grupo RDCommerce, ter um planejamento, saber exatamente o que irá fazer, como irá fazer e quando irá fazer pode ser o diferencial e a vantagem de se preparar bem para a Black Friday. “Ao antecipar-se, o lojista poderá focar seus esforços, nos dias que antecedem a ação, na gestão das promoções e em como alcançar mais gente, e não na criação da ação/campanha propriamente dita”, diz.

No Brasil, equipes de marketing e tecnologia têm se movimentado desde muito antes para que a experiência do consumidor valha a pena para ambas as partes. Embora há alguns anos as empresas tenham aproveitado a oportunidade para aplicar o “jeitinho brasileiro”, elevando os preços durante os dias que antecediam a Black Friday para que pudessem reduzir depois, especialistas apostam que isso já não aconteça na maior parte dos comércios e até prestadores de serviços. Para Cynthia Akao, sócia fundadora da WV_Todoz, hoje não há mais espaço para erros. “Muitas empresas já foram alvo dos consumidores mais críticos e inclusive do Procon. Para evitar esses problemas e não ser alvo de piada, antes de montar suas promoções saiba que há sites que monitoram os preços durante o ano todo, e que os consumidores podem usar para entender se há desconto mesmo ou se o desconto é forjado”, alerta.

Segundo Gastão Mattos, CEO da Braspag, empresa do Grupo Cielo, é preciso investir em tecnologia, segurança e logística, além de um atendimento impecável. “Há excelentes soluções de análise que, com o uso do big data, auxiliam o lojista a conhecer melhor o consumidor e o mercado no qual está inserido, de forma que possa realizar ações mais assertivas com estes clientes, de acordo com as suas necessidades e aumentando as chances de conversão”, pontua.

“A Black Friday é uma ótima oportunidade para o lojista de queimar seu estoque e aumentar sua base de clientes. Como os consumidores compram mais de marcas que se relacionam com eles, também é muito importante trabalhar bem a pós Black Friday, para que o cliente que entrou por meio dela, volte e compre cada dia mais”, conclui Tifosi.

O Portal TOP Franquias conversou com diversas redes para saber como estão se preparando para a Black Friday e quais serão as ações que farão para atrair consumidores e fazer a data se tornar obrigatória no calendário dos próximos anos. Veja abaixo.

Carregando Galeria
Carregando Galeria...
Menu
Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Giraffas
Giraffas

Giraffas

Com 410 unidades, a rede de franquias Giraffas está preparando promoções que irão acontecer durante a semana do dia 20 ao dia 26 de novembro em todos os canais da rede (shopping, rua, hipermercados, aeroportos e rodoviárias). No entanto, a participação das lojas é opcional e o franqueado poderá escolher se participará durante todos os dias, um dos dias da semana ou apenas no final de semana. A ação contará com produtos individuais e combos de pratos, sanduíches e sobremesas. Segundo a empresa, os descontos poderão chegar a 50%.

A Giraffas já participou da Black Friday em 2016 – ofereceu descontos de 40% no prato parmegiana de filé de frango, no X-Salada e em toda a linha de milk-shakes – e está há meses se planejando para a data neste ano.

Quer investir numa franquia Giraffas? É necessário desembolsar, no mínimo, 550 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday CI Intercâmbio e Viagem
CI Intercâmbio e Viagem

CI Intercâmbio e Viagem

Para a Black Friday, a CI Intercâmbio e Viagem preparou a Black Week. Durante toda a semana, suas mais de 120 franquias vão oferecer descontos e formas de pagamento diferenciadas para os seus principais produtos (Cursos de Idiomas, High School, Intercâmbio Teen, Trabalhar e Estudar, Voluntário, Universidades, Mochilão, entre outros). A ação vem sendo planejada há pelo menos dois meses. Em 2016, a CI Intercâmbio e Viagem deu descontos de até 30% nos pacotes de intercâmbio e turismo.

Segundo a franqueadora, os resultados obtidos em participações anteriores foram excelentes, e a expectativa é que haja um crescimento de 40% em vendas em relação ao último ano. Para 2017, a rede de franquias vai apostar forte na divulgação por meio das redes sociais Facebook e Instagram e também por disparo de e-mail marketing e publicações no próprio website.

Quer investir em uma franquia CI Intercâmbio e Viagem? A rede disponibiliza modelos de negócios que exigem de 4 mil a 120 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Vivenda do Camarão
Vivenda do Camarão

Vivenda do Camarão

Durante os dias 24, 25 e 26 de novembro, a rede Vivenda do Camarão, que possui 110 lojas próprias e 54 franquias, fará ações promocionais. Segundo a franqueadora, somente em 2016 foram vendidas mais de 8 mil unidades dos itens em oferta em três dias de campanha.

Para atrair o consumidor, na edição de 2017 a marca deve investir em animação em TVs digitais e inserção das ofertas nos cardápios em cada ponto de venda. A projeção é aumentar em 10% o número de itens comercializados em comparação com a campanha realizada no ano passado.

Ao contrário do que ocorre na maioria das redes de franquias, o franqueado da Vivenda do Camarão possui liberdade de anunciar ofertas próprias, de acordo com suas regionais. O franqueado pode fazer o seu cálculo de desconto e priorizar itens que estão com maior abastecimento.

Para se tornar um franqueado da marca, é preciso investir pelo menos 480 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday 5àsec
5àsec

5àsec

Maior rede de franquias de lavanderias do Brasil, com 438 unidades em operação, a 5àsec também vai participar da Black Friday. A ação será concentrada em descontos encontrados dentro de bexigas que serão expostas nas lojas da rede. Ao solicitar um serviço, o cliente estoura um balão e ganha o desconto, no ato, sobre a compra que ele está realizando, que poderá ser de 10% a 100%. A empresa afirma que está dando atenção ao evento desde o início do ano, estudando mecânicas atrativas que se enquadrem no perfil de consumidor da marca.

A participação das lojas não é obrigatória. Por isso, é possível que nem todas as franquias realizem a campanha, que deverá ser divulgada diretamente nas lojas.

Para abrir uma franquia da 5àsec, é preciso um investimento mínimo de 176 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Mundo Verde
Mundo Verde

Mundo Verde

Durante a semana do dia 20 a 24 de novembro, a Mundo Verde vai dar descontos em alguns produtos em todas as lojas da rede. Para a primeira vez que a marca participa da Black Friday, a equipe de marketing está mobilizada desde o mês de julho. Para potencializar a divulgação aos consumidores, a empresa vai promover a campanha nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram), além de portais de comunicação, SMS e e-mail marketing para os clientes cadastrados no programa fidelidade da rede.

A Mundo Verde espera que os itens ofertados cresçam pelo menos sete vezes em volume com a promoção. Por se tratar de uma campanha nacional, a participação de todos os franqueados – 400 lojas – é obrigatória.

Para abrir uma loja Mundo Verde, é necessário investir de 300 mil a 400 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Lilica&Tigor
Lilica&Tigor

Lilica&Tigor

As promoções de Black Friday na rede Lilica&Tigor serão com descontos especiais de 10 a 26 de novembro – os maiores descontos estarão concentrados entre os dias 22 e 26. Segundo a empresa, os produtos serão vendidos com até 70%. Além das 120 franquias espalhadas por todo o país, a promoção também será válida no e-commerce da marca. A Black Friday já faz parte do calendário da rede há alguns anos, sendo que em 2016 as lojas ofereceram, durante uma semana inteira (21 a 27 de novembro), descontos de até 70%, garantindo um dos melhores meses de vendas, apesar de ser o mês com menor rentabilidade para os franqueados.

Para atrair os consumidores e conseguir chegar à meta de aumento de 10% nas vendas, a marca deve apostar em adesivação dos PDVs. Para a franqueadora, a Black Friday é uma excelente oportunidade de promover os produtos e aumentar o giro sem criar rótulos ou danos à marca.

Se quiser investir em uma franquia Lilica&Tigor, é preciso investir ao menos 500 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Piticas
Piticas

Piticas

A rede de franquias Piticas já está pronta para as vendas da Black Friday, com programação de postagens nas redes sociais e caracterização das vitrines. A marca irá conceder descontos de até 70% em seus produtos, as camisetas e acessórios da cultura pop e geek, do dia 23 ao dia 26 de novembro. Serão mais de 300 franquias participando da ação, que deve gerar um aumento de 30% nas vendas. De acordo com a franqueadora, os franqueados são obrigados a participar da campanha, mas podem escolher qual desconto aplicar nas peças.

O investimento para se tornar franqueado da Piticas é de, pelo menos, 160 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Casa da Empada
Casa da Empada

Casa da Empada

Para a Black Friday, a rede de franquias Casa de Empada vai promover uma semana de descontos de até 25% em algumas de suas empadas. Intitulada Black Week – realizada entre os dias 18 e 26 de novembro –, a campanha não é obrigatória para os franqueados – 28 operações –, mas deve ser aderida especialmente em praças onde a cultura do movimento Black Friday já tenha mais aceitação.

Na rede, a ação está sendo planejada desde setembro, período em que a empresa fez uma pesquisa para saber quais produtos ofertar e os valores promocionais. Além disso, já se preparou para atender ao aumento de produção das empadas. Em 2016, a participação foi semelhante e gerou aumento de 44% das vendas. Para este ano, a expectativa é conseguir um número parecido: 40%.

A marca oferece dois modelos de negócio para investimento – quiosque e loja –, que exigem investimento entre 81 mil e 178 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Detroit Steakhouse
Detroit Steakhouse

Detroit Steakhouse

Na Black Friday 2017, o cliente das franquias Detroit Steakhouse que visitar qualquer uma das 22 unidades após as 14h poderá aproveitar o Rodízio de Costela e Aperitivos com desconto de até 40%. De acordo com a empresa, a promoção vem sendo planejada desde o início do segundo semestre, com intuito de oferecer desconto real para o consumidor e resultados nas vendas os franqueados. Em 2016, a rede realizou ações pontuais apenas em algumas franquias, obtendo um resultado médio de 50% no aumento das vendas dos pratos da promoção.

Para atrair a atenção dos clientes, a empresa deve apostar em ações diretamente nas unidades franqueadas, além de mídias sociais, outdoor e rádio.

Se interessa pela franquia Detroit Steakhouse? Para abrir um restaurante da marca é necessário investir, no mínimo, 280 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Panelinhas do Brasil
Panelinhas do Brasil

Panelinhas do Brasil

Nos 21 restaurantes da rede de franquias Panelinhas do Brasil, que oferece comida típica brasileira, a campanha de Black Friday será de três dias – 24, 25 e 26 de novembro – e contará com descontos de cerca de 20% em alguns combos. Embora não tenha aderido à ação no ano passado, a empresa conta que já considerava a Black Friday no calendário oficial de marketing desde o início de 2017, e espera que as lojas tenham um aumento de 25 a 30% no número de clientes durante o fim de semana. Para potencializar a campanha, a franquia irá investir em banners nos restaurantes e em ações online nas redes sociais (Instagram e Facebook) e no site oficial da Panelinhas do Brasil.

Para abrir um restaurante da marca, o franqueado deve desembolsar a partir de 350 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday D'Vino
D'Vino

D'Vino

A D’Vino, rede de franquias de bikes itinerantes que servem vinhos em eventos, vai participar da Black Friday oferecendo descontos de 15% a 35% em rótulos selecionados, aqueles que, segundo a empresa, precisam “dar giro”, principalmente em relação à época do ano, pois nesse período de calor a venda de vinhos tintos diminui consideravelmente.

O planejamento para a campanha começou com um mês de antecedência para identificar quais são os rótulos que os franqueados ainda possuem e podem ser liquidados. Após feita essa pesquisa, calcularam o preço final que eles podem chegar e que estejam no mesmo patamar de preço para todas as unidades. A expectativa é que as vendas aumentem em 30% para a rede.

A partir de 31 mil reais é possível abrir uma franquia D’Vino.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Experimento Intercâmbio Cultural
Experimento Intercâmbio Cultural

Experimento Intercâmbio Cultural

Como novembro é o mês de aniversário da rede de franquias Experimento Intercâmbio Cultural, a empresa vai aproveitar o período para realizar o Black Month em todas as 46 lojas da marca. Durante todo o mês, vai oferecer descontos e formas de pagamentos diferenciadas para diversos produtos, tais como passagens aéreas, recompensa em milhagens, seguro viagem e pacotes em escolas específicas no Canadá.

De acordo com a franqueadora, as promoções de Black Friday/Aniversário já fazem parte do calendário de vendas da empresa. As promoções já estão sendo trabalhadas há cerca de 45 dias. Tendo participado na edição de 2016, a empresa considera positivos os resultados alcançados: um crescimento de mais de 10% nas vendas. Para tentar bater esse número, a rede vai apostar em ações no site, nas mídias sociais, além de inserções de spots em uma grande emissora de rádio FM.

Com 95 mil reais de investimento é possível abrir uma loja franqueada da Experimento Intercâmbio Cultural.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Tintas MC
Tintas MC

Tintas MC

As franquias e lojas próprias da Tintas MC – 84 no total – irão oferecer descontos de 10% a 70% em produtos selecionados. A empresa informou que está planejando a ação de Black Friday durante todo o ano para oferecer descontos acessíveis na semana em questão. Fizeram um estudo do mix de produtos, estoques e preços para pontuar onde os descontos devem entrar.

A rede participou em 2016 e afirma ter conseguido um resultado bastante positivo.

É possível abrir uma franquia Tintas MC investindo entre 70 mil e 290 mil reais.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday New Era
New Era

New Era

O ramo de vestuário também vai figurar entre as franquias participantes da Black Friday. De 23 a 27 de novembro, as 14 lojas da rede New Era vão conceder descontos de até 50% em suas peças. A marca já participou em outras edições e tem conquistado crescimentos expressivos. As vendas de 2016 no período da Black Friday foram 38,5% maiores que as realizadas no mesmo período de 2015, representando 23% das vendas de novembro. Para este ano, a franqueadora projeta movimentar 500 mil reais em toda a rede nos cinco dias. A empresa deve apostar no uso das redes sociais para ampliar a divulgação da campanha.

Com 400 mil reais é possível abrir uma franquia New Era.

Franquias que irão oferecer descontos na Black Friday Social Lounge
Social Lounge

Social Lounge

Nem só de produtos a Black Friday é feita. No ramo da prestação de serviços há empresas que também estão se planejando para ofertar condições especiais. É o caso da rede de franquias Social Lounge, que possui 20 unidades em operação. Os clientes das franquias da marca que efetivarem a contratação nesse mês de novembro receberão gratuitamente um diagnóstico completo de marketing, com sugestões para o planejamento para 2018, incluindo análise do site, redes sociais, material promocional, campanhas e ações de relacionamento. O valor original para esse tipo de serviço, de acordo com a franqueadora, é de 8 mil reais. A ação está sendo preparada pela matriz há dois meses.

Para atrair a atenção, a empresa vai investir em ações nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing e no WhatsApp, além de vídeos e iniciativas de relações públicas. A meta é conseguir um crescimento de 10% na carteira de clientes das franquias.

Para ter uma franquia Social Lounge, é preciso um capital de 29 mil reais.




Copyright © Franchise Square - 2024 - Todos os direitos reservados.
Algumas imagens podem ser marcas registradas dos seus respectivos proprietários.
Termos de uso e responsabilidade