Franquias crescem 5,1% no 1º trimestre de 2018

O mercado de franquias no Brasil teve um crescimento de 5,1% no primeiro trimestre de 2018 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço parcial divulgado na manhã de ontem (10) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento foi de 38,7 bilhões de reais nos três primeiros meses do ano, superando os 36,8 bilhões de reais registrados em igual período de 2017.

Ainda de acordo com os números apresentados pela entidade, o setor apresentou crescimento de 7% nos últimos 12 meses, resultado comemorado no meio do segmento, uma vez que a inflação (IPCA) acumulada no período é de 2,76%, segundo o Banco Central. “O franchising continua a investir na eficiência de suas operações, no desenvolvimento de formatos mais enxutos e na busca de novos mercados, canais de vendas e, principalmente, público. Conseguimos crescer em todos os segmentos”, destacou o presidente da ABF, Altino Cristofoletti.

Os dados também registraram variação positiva na comparação entre abertura e fechamento de unidades no primeiro trimestre deste ano. Ao todo, as redes abriram 2,2% a mais de lojas e obtiveram 1,2% de fechamento. Hoje, são 144,5 mil lojas franqueadas em operação pelo Brasil. O franchising foi responsável por aumento de 0,9% no número de empregos formais, sendo 1,1 milhão de trabalhadores registrados. O segmento de Hotelaria e Turismo lidera o ranking de variação positiva, com crescimento de 14,9% no período, seguido por Serviços e Outros Negócios (9,3%), Entretenimento e Lazer (7,8%), Alimentação (6,6%) e Limpeza e Conservação (também com 6,6%).

Até o final deste ano, a entidade prevê alta entre 7% e 8% no faturamento do setor de franquias em comparação a 2017. “O franchising é um setor dinâmico e que consegue estar à frente e acompanhar tendências. Vamos acompanhar de perto o desenvolvimento dos indicadores macroeconômicos e no campo político, cuja melhora pode abrir caminho para um desenvolvimento mais vigoroso do mercado de franquias nos próximos meses”, avaliou Cristofoletti.

Multifranquias x Multimarcas

Ainda durante a entrevista coletiva, a ABF apresentou o resultado de pesquisa feita em parceria com o Grupo de Estudos de Franquias (FRANSTRAT) da USP, que revelou que 84% das redes de franquias afirmam ter multifranqueados – donos de mais de uma franquia da mesma marca ou de marcas diferentes (os multimarcas). O estudo revela que as redes analisadas contam, em média, com 28 franqueados com mais de uma unidade. Do total de franquias dessas marcas, 55% pertencem a esses empreendedores e 45% são de franqueados com uma só unidade.

“Os multifranqueados têm desempenhado um papel cada vez mais importante no franchising brasileiro e contribuíram para esta expansão no trimestre também. É um sinal da maturidade do mercado de franquias nacional, que formou um empreendedor mais capacitado e preparado para arcar com mais responsabilidades, seja assumindo uma loja em dificuldade, ou desbravando novas regiões e mercados”, finalizou Cristofoletti.