Veja seis opções de redes de franquias desse nicho, que tem contribuído para o crescimento do segmento de Beleza
Foi-se o tempo em que apenas mulheres se importavam com a aparência. Atualmente, é possível encontrar homens que se arrumam tanto quanto ou ainda mais que as próprias mulheres. Atentos a isso, espaços especializados em beleza masculina têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil, chegando com certa força ao mercado de franquias.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no último ano o setor da beleza foi o terceiro em representatividade no total do faturamento do franchising no país, sendo responsável por movimentar mais de R$ 25 bilhões, 18% dos R$ 139.593 bilhões gerados por todo o setor. Além disso, esse nicho teve um crescimento de 3,5% em número de lojas no período, passando de 20.670 para 21.343.
Parte deste crescimento pode ser creditada ao implemento e aumento do número dos salões especializados para atendimento a homens, que oferecem serviços diferenciados, como bares e até mesmo sex shop. Separamos seis opções de franquias deste ramo.
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Confraria da Barba
Confraria da Barba
A Confraria da Barba foi ideia de cinco amigos que sentiram falta de um lugar exclusivo para homens, assim como as mulheres têm os salões de beleza. A marca já conta com uma franquia e, até o fim do ano, serão mais quatro, no mínimo. O investimento inicial é de R$ 180 mil, com retorno em até 24 meses. Segundo a marca, o faturamento mensal é de R$ 100 mil por mês.
Barbearia VIP
Barbearia VIP
Com 11 unidades, a Barbearia VIP é uma das pioneiras no ramo. Para investir em uma franquia da marca são necessários de R$ 120 mil a R$ 250 mil, que retornam em 18 a 36 meses. O faturamento médio chega a ser de R$ 20 mil logo no início da operação, de acordo com a franqueadora.
Barba Negra
Barba Negra
Com dois tipos de lojas, a Barba Negra é a típica barbearia retrô, com funcionários que usam toalhas quentes e navalhas para garantir a qualidade do serviço. Além disso, a franquia também conta com um bar completo exclusivo para os clientes. Para abrir uma franquia da marca é necessário um investimento de R$ 100 mil a R$ 280 mil, dependendo do modelo de loja – há o Store e o Full. O retorno ocorre em até 36 meses e o faturamento média é de R$ 50 mil no primeiro modelo, e de R$ 110 mil no segundo, que conta com um bar completo.
Barbearia do Zé
Barbearia do Zé
A Barbearia do Zé, além de barbearia, também conta com itens de vestuário, cosméticos e até de sex shop. Para investir em uma franquia da marca são necessários de R$ 300 mil a R$ 450 mil, que retornam em 18 a 24 meses. Atualmente, a marca conta com 4 unidades, que consegue um faturamento que gira entre R$ 120 mil a R$ 180 mil, dependendo do tamanho da loja.
Garagem Estética
Garagem Estética
No mercado desde 2001, a Garagem Estética é a pioneira no ramo da estética e beleza masculina. A barbearia contemporânea conta com duas lojas próprias e três franquias, e estão à procura de novos franqueados. Para investir em uma franquia da Garagem Estética são necessários de R$ 120 mil a R$ 280 mil. Com faturamento que fica entre R$ 80 mil e R$ 120 mil, o prazo de retorno é de 36 meses.
Barbearia Santa Barba
Barbearia Santa Barba
A Barbearia Santa Barba acaba de formatar a marca para franquias. Com espaços exclusivos para homens, com barbeiros, esteticistas, bar, mesa de sinuca e muito mais, a rede está aberta a interessados no negócio. Como investimento inicial é necessário desembolsar R$ 200 mil, valor que deve retornar em até 24 meses. A franqueadora afirma que o faturamento mensal é de R$ 66 mil.