Momento aponta crescimento de novas redes que apostam na paixão do brasileiro em comer fora, mas com pratos quase caseiros
Comer fora é praticamente inevitável nos dias de hoje, especialmente porque trabalhar longe de casa obriga boa parte dos brasileiros a ter que buscar alternativas à comida caseira do dia-a-dia. Para oferecer opções que estejam mais próximas do prato feito em casa e tentar trazer o sabor mais próximo do que mais gostamos, empresários estão apostando em novos modelos de franquias, que oferecem comidas típicas, simples e com muita praticidade.
Investir no ramo de alimentação sempre figurou entre as melhores oportunidades do franchising, tanto que o segmento foi um dos que mais se destacaram no último ano, sendo o responsável por 20% do faturamento total do franchising, com pouco menos de R$ 28 milhões movimentados.
De olho nesses números, novas marcas estão entrando para o mercado das franquias. Os de comidas típicas brasileiras são um bom exemplo. A Mineiro Delivery é um desses casos. Criada em 2012, decidiu expandir o negócio em 2015. Hoje já são 28 franquias e duas lojas próprias em operação. Na mesma linha, a Brasileirinho Delivery também resolveu abrir franquias e agora conta com 170 unidades.
Para você conhecer mais oportunidades nesse nicho, o TOP Franquias reuniu seis opções de negócios que apostam na comercialização de comida tipicamente brasileira.
Carregando Galeria...
Menu
Divino Fogão
Divino Fogão
Com mais de 180 restaurantes, a rede Divino Fogão oferece alimentação por quilo e a la carte tipicamente brasileira. Para abrir uma unidade com a bandeira, o investimento inicial é de R$ 600 mil, e promete retorno em até 36 meses, proporcionando um faturamento médio de R$ 190 mil por mês.
Brasil Vexado
Brasil Vexado
Especializada em comidas típicas do Nordeste brasileiro – embora seja original do Distrito Federal –, a Brasil Vexado conta com nove franquias e uma loja própria. A rede oferece dois modelos de negócio, que exigem investimento de R$ 300 mil a R$ R$ 500 mil. O prazo de retorno médio é de 20 a 36 meses. No modelo mais básico, faturamento médio de R$ 130 mil, enquanto no outro, R$ 160 mil.
Mania de Churrasco
Mania de Churrasco
O churrasco típico do Brasil pode ser encontrado nos pratos da Mania de Churrasco. Atualmente a rede conta com 30 restaurantes, entre franquias e próprias. O investimento inicial é de R$ 650 mil, com retorno previsto em até 26 meses. O faturamento médio de uma franquia da Mania de Churrasco é de R$ 170 mil ao mês.
Brasileirinho Delivery
Brasileirinho Delivery
A rede Brasileirinho Delivery entrega pratos tipicamente brasileiros dentro de caixinhas como as de comida japonesa. No último ano a franquia se estabeleceu no mercado, chegando ao número de 170 unidades. Para investir em uma franquia da Brasileirinho Delivery é necessário um investimento que varia entre R$ 80 mil e R$ 120 mil. Os ganhos mensais giram em torno de R$ 50 mil.
Mineiro Delivery
Mineiro Delivery
Criado em 2012, o Mineiro Delivery decidiu expandir os negócios por franchising em 2015. Atualmente a marca já conta com 28 franquias e duas lojas próprias. Para investir na franquia é preciso um investimento de R$ 105 mil, e o retorno demora de 12 a 18 meses. De acordo com a empresa, o faturamento mensal é de R$ 60 mil por mês, em média.
Panelinhas do Brasil
Panelinhas do Brasil
Com tapiocas, pudins, caldos e muitas outras opções, os restaurantes Panelinhas do Brasil estão presentes em seis estados brasileiros com comidas típicas de todo o país. O investimento pode chegar a R$ 300 mil, dependendo do local, e o retorno chega em 18 meses. O faturamento é de R$ 100 mil por mês.