Abdicar de uma equipe contribui com a redução de gastos e aumento dos ganhos, mas exige dedicação dobrada por parte do franqueado
Ser empreendedor é o desejo de muitos brasileiros, mas boa parte não avança com esse objetivo devido aos investimentos necessários para fazer o próprio negócio girar. Enxergando a oportunidade de crescer conquistando franqueados com pouco capital, muitas marcas de franquias apostam em replicar seus modelos de forma mais enxuta, possibilitando a milhares de profissionais a chance de atuar com conceitos testados, marketing ativo e suporte em diferentes áreas.
As microfranquias – terminologia utilizada para classificar formatos de franquias cujo capital inicial exigido é de até 100 mil reais –, estão cada vez mais em evidência. De acordo com dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), são mais de 550 redes que se enquadram neste perfil. Atuando em praticamente todos os segmentos, algumas marcas permitem ao empreendedor atuar sem a necessidade de contratar funcionários.
Além disso, em alguns casos, o empreendedor que optar por uma empresa com baixo investimento não precisa ter um ponto comercial e pode trabalhar de casa, no formato Home Based, cada vez mais comum. Diante de tantas possibilidades no mercado, será que uma marca que dispensa a presença de funcionários pode ser considerada uma boa aposta?
Na opinião de Pedro Almeida, consultor de franquias e diretor da Franchise Solutions, ser dono de uma franquia que não exige funcionários traz algumas vantagens, como redução de custos fixos, extinção de quaisquer possibilidades de problemas trabalhistas futuros e não ser necessário gerir pessoas. “Não existe milagre quando o assunto é empreendedorismo. A palavra é trabalho”, diz. Porém, o excesso de trabalho, segundo o executivo, deve ser encarado como o principal fator a ser analisado antes de investir em uma franquia com este formato. “Sem funcionários, o empreendedor poderá acumular funções e isso é uma questão muito delicada. Alguns não ligam e até gostam de trabalhar tanto, mas outros preferem ter um tempo para curtir a família. Cabe ao empreendedor colocar na balança e avaliar se esse formato é o mais adequado à sua escolha de vida”, pontua Almeida.
Ainda que sejam opções baratas, começar um negócio exige muito estudo e planejamento, aprofundando-se em pesquisas sobre o segmento para ter o máximo de informações sobre a empresa antes de assinar o contrato. Por isso, para quem deseja apostar numa franquia e não se importa em abrir mão dos funcionários, o Portal TOP Franquias selecionou algumas marcas com baixo investimento, mas que podem render bons lucros.
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Ahoba Viagens
Ahoba Viagens
No mercado desde 2014, a rede de franquias Ahoba Viagens possui mais de 190 unidades em operação em diversas cidades brasileiras. Com o investimento de 3,9 mil reais no modelo Premium, parcelado em até dez vezes, a marca não exige experiência. A agência franqueada funciona totalmente online e pode ser operada de qualquer lugar, bastando contar com um notebook, tablet ou smartphone com conexão à internet. O prazo médio de retorno do investimento varia entre três e 12 meses.
Impacto Mídia
Impacto Mídia
Rede de franquias especializada na comercialização de publicidade em sacos para pães, a Impacto Mídia figura entre as opções de franquias que podem ser operadas sem a necessidade de contratar funcionários para as tarefas do dia a dia. Com mais de 120 unidades em operação pelo país, requer um investimento inicial de 5 mil reais. O prazo médio de retorno varia de dois a três meses, tendo um faturamento médio mensal de 12 mil reais.
Encontre sua Viagem
Encontre sua Viagem
Especializada em serviços de turismo, a rede Encontre Sua Viagem conta com mais de 470 unidades pelo país. A marca oferece a possibilidade de atuar com o modelo Home Based sem a necessidade de um funcionário. Neste caso, o próprio franqueado é responsável em promover as ações de marketing e prospecção de novos clientes com o auxílio apenas de um computador e telefone. Para se tornar franqueado, é necessário investir 7 mil reais, e a empresa prevê retorno do investimento entre três e 12 meses.
Acqio
Acqio
Fundada em 2015, a Acqio, rede de franquias com foco em pagamentos eletrônicos, oferece um modelo de negócio no sistema home office, cujo investimento inicial é de 7,4 mil reais. Com 672 unidades em operação pelo país, o faturamento médio mensal pode chegar a 4,5 mil reais e com prazo de retorno do investimento que varia de quatro a 12 meses. A meta para 2018 é atingir a casa de 1,2 mil unidades funcionando em todo o território nacional.
Mister Fix
Mister Fix
A Mister Fix é uma nova rede de franquias no qual o franqueado é o handyman e atua apenas com pequenos reparos e manutenções (conhecido popularmente como “marido de aluguel”). É ele mesmo quem executa os serviços, podendo, em casos específicos, contar com auxílio de mais um profissional. Para adquirir uma unidade, não é necessário constituir empresa – basta a abertura de MEI (Microempreendedor Individual) –, tampouco um espaço físico dedicado ao negócio, como loja ou escritório. Considerando a taxa de franquia, de 5 mil reais, o capital de giro e equipamento, o investimento total é de 9 mil reais, proporcionando retorno em até seis meses.
A Brasil Nutri Shop é uma rede de franquias online de suplementos. Atualmente, a marca conta com seis centros de distribuição de produtos (suplementos alimentares) para atender os mais de 100 franqueados localizadas em mais de 15 estados do Brasil. O franqueado da rede pode atuar no sistema home based e, segundo a franqueadora, a margem de lucro sobre as vendas é de cerca de 20%, gerando a possibilidade de recuperação do investimento inicial em oito meses.
Para quem procura por um modelo de negócio do segmento tecnológico, a Gigatron Franchising é uma opção. A rede possui 62 unidades em operação por diversas cidades do Brasil e a meta é abrir mais 25 lojas até dezembro deste ano. O investimento inicial para ser dono de uma franquia é de 12 mil reais e já inclui taxa de franquia, instalação e capital de giro. O prazo médio para ter o retorno do investimento varia de um a 12 meses.
Van da Limpeza
Van da Limpeza
Na rede Van da Limpeza, o franqueado pode utilizar o próprio veículo, sem a necessidade de contratação de outros funcionários. Atualmente, a empresa conta com cinco unidades em operação e a expectativa é conquistar mais oito franqueados até o final do ano. O investimento inicial para ser dono de uma franquia da rede é de 10,7 mil reais, com prazo de retorno estimado entre um e três meses.
RD Commerce
RD Commerce
Há sete anos no mercado, as franquias RD Commerce oferecem serviços digitais de criação de lojas virtuais, sites responsivos, aplicativos móveis e marketing de performance. Com sede na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, a marca possui 21 unidades em operação em 12 estados e a previsão é encerrar o ano com 60 unidades e um faturamento próximo a 3 milhões de reais. Para se tornar um franqueado, o empreendedor precisa desembolsar 15 mil reais, com prazo médio de retorno estimado em seis meses.
Banneg – Banco de Negócios
Banneg – Banco de Negócios
Rede especializada em consórcios e financiamentos, a Banneg – Banco de Negócios deve ser encarada como uma oportunidade para quem se identifica com negócios neste segmento. Sem a necessidade de contratar um funcionário, a marca permite ao empreendedor trabalhar no formato Home Based. São quatro unidades em operação nas regiões Sul e Sudeste do país, mas a previsão é estabelecer 60 unidades até o final do ano. Para ser dono de uma franquia da Banneg, é preciso investir 20 mil reais – com taxa de franquia e capital de giro –, sendo o prazo médio de retorno estimado entre oito e 12 meses.
Pilão Professional
Pilão Professional
Como parte de sua estratégia de crescimento e de olho nas oportunidades do atual cenário econômico, a SL Cafés assinou, em 2014, um acordo com a Companhia JACOBS DOUWE EGBERTS (JDE) no Brasil para a utilização exclusiva de suas marcas de café no segmento de automação, passando a se apresentar ao mercado como Pilão Professional. Em 2016, deu início ao seu modelo de franquias para uma de suas áreas de atuação: o segmento de conveniências, que abrange postos de gasolina, cantinas e lanchonetes. A franquia de máquinas automáticas de café exige investimento que parte de 35 mil reais, com retorno previsto de 20% sobre o faturamento na venda das bebidas de dez máquinas. O franqueado é quem administra dez máquinas instaladas em locais que revendem a bebida.