Comercialização de precatórios federais chega ao mercado de franquias

O negócio em franquias conta com uma gama de possibilidades extensa em que quase todo tipo de mercado é passível de franquear. Um exemplo disso é o recente lançamento da Franquia de Precatórios, criada pela Sociedade São Paulo de Investimentos. Aqueles que investem na marca, pioneira em seu setor, tornam-se responsáveis por negociar a venda de títulos com detentores de precatórios – pessoas que venceram a União judicialmente e possuem um crédito a receber acima de 60 salários mínimos.

Segundo um dos idealizadores da rede, Pedro Corino, o negócio é viável e tem público em busca desta solução, pois o governo pode demorar até 30 meses para pagar um precatório depois de expedido. Logo, aqueles que possuem algum tipo de urgência terão na franquia uma alternativa para obter o dinheiro de maneira mais ágil. “Ensinamos como abordar o detentor do precatório, apresentando as vantagens existentes nesta venda e fazendo uma verdadeira consultoria. Sendo assim, o franqueado aprende a facilitar a avaliação do cliente e este decide se vale a pena ou não a venda do precatório”, afirma.

Direcionada principalmente para pessoas com perfil comercial, servidores públicos, advogados e contadores, a franquia exige apenas um telefone, um computador e tempo livre para o início da operação. “A compra destes títulos é nossa responsabilidade, cabendo ao franqueado apenas a negociação com o detentor original”, explica Corino. O investimento inicial é de R$ 6 mil. Ao adquirir o negócio, o franqueado passa a ser beneficiado com 5% do valor líquido de cada título de precatório federal em que se envolve, permitindo um retorno em até seis meses. A meta de expansão é atingir todo o território nacional.