Saiba mais sobre Franquias de Alimentação
As franquias de alimentação sempre figuram entre as mais procuradas por potenciais franqueados no Brasil. O segmento de alimentação no franchising brasileiro cresceu 5,32% no terceiro trimestre de 2019, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), movimentando R$ 12,2 bilhões, o que representa 25,92% de participação nos números gerais do setor de franquias.
Das quase 3 mil marcas franqueadoras (segundo a ABF, são 2.935), 27,33% estão enquadradas na categorias de Alimentação (802 redes), com mais de 35 mil unidades em operação, entre próprias e franqueadas.
Dado o grande volume de marcas franqueadoras, é natural que potenciais investidores busquem por informações acerca das melhores opções de franquias de alimentação no mercado, até porque, o segmento de alimentação proporciona uma grande capilaridade de modelos de negócios.
Há diversas franquias de sucesso no ramo da alimentação, podendo elas estarem enquadradas nas categorias de fast food, alimentação saudável, franquias em quiosque, em ruas ou shoppings etc.
No balanço do segundo trimestre de 2019, o segmento de Alimentação já havia se destacado, conquistando um faturamento superior a R$ 10 bilhões, um crescimento de 5,4% sobre o registrado no mesmo período de 2018.
Segundo especialistas, o momento positivo, mesmo durante um período de instabilidade econômica, comprova a força que franquias de alimentação representa no motor do país.
Embora as franquias de alimentação costumem exigir um investimento inicial um pouco mais elevado que a média das franquias em outros setores, há franquias de menor investimento inicial no ramo, algumas até em modelo home based (franquias para trabalhar em casa), ou franquias em quiosques, que não necessitam de grandes aportes financeiros.
Nas praças de alimentação dos shopping centers, atualmente, mais de 60% dos pontos são franquias. Segundo indicadores analisados pelo Portal TOP Franquias, as franquias de alimentação faturam, em média, R$ 100 mil por mês, e um grande trunfo para alavancar o faturamento é quando se pode agregar o sistema de delivery por meio de novos aplicativos de entrega.
Nos dias de hoje, novos nichos têm puxado para cima o segmento de franquias de alimentação, especialmente aquelas voltadas para o público mais preocupado com a saúde. Especialistas avaliam que franquias de alimentação saudável e franquias de produtos fit ou naturais têm grande responsabilidade nos números positivos do setor.
É importante ressaltar que, no atual período de crise e recessão da economia brasileira, as franquias representam a melhor opção para novos empreendedores, especialmente por já possuírem marca e know-how estabelecidos no mercado. E isso só tende a aumentar.
Abrir seu próprio negócio sozinho sempre foi difícil. Nesta fase de instabilidade, é ainda mais arriscado. Portanto, para que correr riscos desnecessários, sendo que há o sistema de franchising para diminuir as dificuldades?
Conheça as “donas do mercado”
No ranking das 10 marcas que mais possuem unidades franqueadas no Brasil, cinco delas estão enquadradas no segmento de alimentação: AM PM Mini Market, McDonald’s, Cacau Show, Subway e BR Mania. Importante ressaltar que a 11ª maior franqueadora é a rede DIA de supermercados, que também integra a categoria.
A franquia AM PM Mini Market, de lojas de conveniência, é a líder da lista na categoria Alimentação, com 2.493 unidades em operação, seguida de perto pelo gigante McDonald’s, que conta com 2.289 unidades. Cacau Show, com 2.232 lojas, e Subway, com 2.094 unidades no Brasil, completam as TOP 5 franquias de alimentação disponíveis para investimento no mercado brasileiro.
Entre as principais marcas do segmento, além das mencionadas acima, é fundamental destacar as franquias Habib’s e Ragazzo (ambas do mesmo grupo), Bob’s, China in Box, Casa do Pão de Queijo e Rei do Mate. No Portal TOP Franquias, você pode comparar investimento inicial, faturamento médio, tempo de retorno e outras informações destas marcas. Siga navegando.
Perspectivas do franchising para 2020
As projeções para o segmento de alimentação no franchising brasileiro são bastante otimistas. É previsto um crescimento em faturamento do setor próximo dos 10%, segundo análise de especialistas consultados pelo TOP Franquias.
Especialmente impulsionado pelas microfranquias de alimentação, em que não é necessário grande aporte financeiro, é projetada a abertura de ao menos 3 mil unidades em 2020. Novas franquias baratas de alimentação, como quiosques e focadas em entrega devem contribuir com o crescimento do setor.
Entretanto, é sempre necessário estar atento. Há ‘franquias da moda’, que surgem, fazem grande sucesso no início, mas posteriormente entram em decadência após curto intervalo de tempo, o que pode acarretar em prejuízos a quem investiu. Por isso, recomenda-se muito estudo e cautela antes de decidir ingressar em qualquer novo negócio.
A dica fornecida a quem busca investir em franquias de alimentação é identificar um ramo que você goste e entenda. Estudo profundo tanto do segmento quanto das marcas que nele estão é fundamental para que você tenha sucesso.
Ramificações das franquias de alimentação
Há ramos específicos dentro do segmento de franquias de alimentação, tais como: alimentação saudável, comida japonesa, produtos naturais, franquias de bolos, franquias de produtos naturais, supermercados, dentre outras. A seguir, listamos as franquias mais procuradas, de acordo com a ramificação:
Uma das principais tendências do segmento, as franquias de alimentação saudável chamam a atenção de quem busca o bem estar e o aperfeiçoamento físico. Dentre as opções, listamos as franquias Boali, Mundo Verde, Snack Saudável, Korin.
No ramo de franquias de chocolate, bolos e doces, há diversas opções, como a franquia Cacau Show, consagrada como a marca deste ramo que mais possui unidades. A franquia da Sodiê Doces e a franquia Amor aos Pedaços também são famosas pelo bom faturamento que proporcionam.
Entre as franquias de cafeterias e casas de chá, há marcas nacionalmente conhecidas, como a franquia Fran’s Café, Bella Gula, Rei do Mate e Casa do Pão de Queijo.
Já em franquias de comida japonesa ou oriental, as opções são as mais diversas. A franquia China in Box, por exemplo, é a principal rede procurada por investidores. Também há outras marcas do ramo, como a franquia Gendai, a franquia Temakifry e a franquia Maxsushi.
No TOP Franquias você também tem acesso a informações das franquias de lanches e sanduíches, tais como Subway, McDonald’s, Bob’s e Giraffas.
Raio X das Franquias de Alimentação
Vantagens
- Um dos segmentos com maior número de opções de marcas e ramos no mercado
- 2º lugar no ranking de maior número de unidades
- Responsável por 20% do faturamento de todo sistema de franchising brasileiro
Desafios
- Valor de investimento inicial geralmente alto
- Padronização do alimento servido
- Maior controle sobre fornecedores