Saiba mais sobre Franquias de Comunicação
O segmento de franquias de comunicação apresentou bom crescimento em 2015: 10,4% acima do PIB do Brasil, faturando cerca de R$ 4,2 bilhões no período. O incremento no número de unidades das franquias ficou em 2,7%.
Em média, cada franquia do setor fatura R$ 93 mil por mês, segundo levantamento do TOP Franquias por meio de dados fornecidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O número de marcas franqueadoras ultrapassa a casa das 110 redes, e encerrou 2015 com 3.781 unidades abertas.
O fato de a maior parte destas franquias trabalharem com inteligência e/ou serviços oferecidos por uma central, geralmente a matriz, faz do segmento uma oportunidade de franquias baratas para se investir, pois não há estoque inicial ou grandes custos com mão-de-obra.
Também pesa o fato de grande parte destas marcas oferecerem um modelo de trabalho em casa (home based), sem a necessidade de ponto comercial. Isto evita o comprometimento de capital com custos fixos e deixa o investimento mais atrativo.
Dentro do segmento das franquias de comunicação, há um dos ramos ‘queridinhos’ atualmente: o segmento de franquias de marketing digital. Trata-se de uma franquia barata, na qual você pode trabalhar de casa.
Veja as melhores franquias de publicidade em sacos de pão e sacolas, como a Franquia Bagnews, uma opção barata, com valor de investimento a partir de R$ 20 mil.
As franquias de marketing digital, como a Guia-se Negócios Pela Internet e a Magoweb são boas opções para trabalhar em casa. Também vale a pena conferir a franquia MeuGuia Imóveis, especializada em divulgação de imóveis pela internet.
Balanço do segmento
Vantagens
- Tendência de crescimento expressivo em pouco tempo
- Baixo investimento inicial (franquia barata)
- Franquia para trabalhar em casa
Desafios
- Marcas, em geral, não são famosas nacionalmente
- Mercado ainda está conhecendo as campanhas de marketing através de franquias