Saiba mais sobre Franquias de Construção e Imobiliárias
As franquias de construção e imobiliárias enfrentam o desafio de driblar a atual crise na construção civil que assola o país. Apesar de o segmento, dentro do franchising, ter obtido uma retração de 2,5% em seu faturamento, ainda assim ficou 1,5% acima do PIB do Brasil no período de 2015.
O faturamento do segmento bateu a casa dos R$ 7,2 bilhões, com representatividade de 5,1% de todo faturamento do franchising no Brasil.
O ramo, evidentemente, passa por dificuldades devido às restrições de crédito imobiliário, excesso de lançamentos de novas unidades e aumento da taxa de juros para controlar a inflação.
Entretanto, há 5.849 franquias dentro do segmento que têm a oportunidade de mudar o cenário, buscando o aperfeiçoamento de suas atividades e, assim, saírem fortalecidas da crise.
Para os investidores interessados em franquias de construção e imobiliárias, há excelentes chances de conseguirem fazer bons negócios no atual momento. Quando todo o mercado está correndo para a trás, a escolha mais sábia é correr para a frente. E um segmento nunca fica em baixa para sempre.
As franquias Casa do Construtor e Multicoisas são os destaques do segmento, que sempre marcam presença entre as melhores franquias (TOP 25) do Ranking da ABF.
Entre as franquias de construção, destaque para Bunker Locações, especializada em aluguel de containers para obras, a Casa do Construtor, rede de franquias que trabalha com a locação de equipamentos para obras, a Interporta, que fabrica, vende e instala portas para embutir na parede, e Portobello Shop, rede de franquias especializada em revestimentos cerâmicos. Já as franquias de imobiliárias em destaque são a Coldwell Banker, a Imóvel Aberto, a Paulo Roberto Leardi e a RE/MAX.
Balanço do segmento
Vantagens
- Bom poder de barganha em tempos de instabilidade econômica
- Mão-de-obra encontrada mais facilmente, devido ao desemprego
- Chance de sair fortificado da atual fase de pessimismo
Desafios
- Driblar atual momento de crise
- Profissionalizar o mercado, inserindo diferenciais nos serviços