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domingo, 10 de novembro de 2024
Detentora das marcas Authentic Feet, Artwalk, Magic Feet e Tennis Express, o grupo Afeet atualmente representa 45% do mercado de produtos esportivos no Brasil. A rede possui 191 lojas em operação, sendo 18 lojas próprias, além de duas lojas virtuais. Contudo, em 2013, o grupo optou por dar uma pausa nos planos de expansão das marcas e passou os últimos anos fazendo uma ampla reestruturação em sua gestão para que, agora, pudesse retomar o crescimento de maneira sólida.
O diretor de expansão do grupo, Rodrigo Faria, explica que o setor de calçados estagnou. De acordo com sua observação, constatou que todas as redes eram extremamente parecidas tanto no formato das lojas quanto no atendimento, não havendo distinção entre as redes de calçados em geral. Antevendo a crise financeira que estava por vir, o grupo decidiu então que era o momento de parar e reestruturar as marcas para redefinir o plano de expansão.
PUBLICIDADEO pontapé inicial foi determinar o destino de cada uma das marcas. A primeira marca a passar pela reestruturação foi a Artwalk, ainda em 2013. Depois de um ano de estudos, a rede passou a focar no mercado Urbano Casual e obteve uma ampliação nas vendas de 116%, mais que dobrando seu faturamento em três anos. O investimento total para quem pretende se tornar um franqueado da marca é de 674 mil reais, incluindo capital de giro, estoque inicial e taxa de franquia. De acordo com a empresa, o faturamento médio mensal gira em torno de 110 mil reais e a porcentagem de lucro é de 12%.
Entre 2015 e 2016 foi a vez da Authentic Feet se reposicionar. A marca aposta agora no mercado Fashion Fitness e se posicionou como uma loja de calçados e moda esportiva para quem quer malhar com estilo. Para se tornar um franqueado da marca é necessário desembolsar 766 mil reais, valor no qual já está considerado o capital de giro, estoque inicial e taxa de franquia. O faturamento bruto chega a 155 mil reais e a porcentagem de lucro fica em torno de 15%.
A Magic Feet e a Tennis Express passaram pela reestruturação no ano passado e começaram 2017 remodeladas. A primeira marca se dedica ao setor infantil, enquanto que a outra oferece ao consumidor tênis esportivos de diversas marcas. O investimento para se obter uma franquia da Magic Feet é de 569 mil reais ao todo, proporcionando um faturamento de 125 mil reais por mês, com lucro previsto de 12,5%. Já a Tennis Express exige um investimento de 427 mil reais, e gera um faturamento estimado em 100 mil reais, com o lucro de 15%.
Segundo Rodrigo Faria, o projeto de reestruturação das marcas foi proposto a partir do conceito de “dar acesso ao produto certo”. O redirecionamento de cada marca partiu de três pilares: Mix de produtos, serviço especializado e atmosfera da loja. “Hoje em dia, qualquer cliente que chega em uma de nossas lojas tem um atendimento especializado em uma atmosfera agradável. Cada loja é pensada para atender o seu público e os atendentes são treinados para dar todas as informações de nossos produtos”, garante.
Ainda de acordo com o diretor, a pausa que o grupo deu no plano de expansão das marcas foi essencial para entender o mercado atual e se adequar a ele. “Percebemos que é de extrema importância agregar valor à marca. Ter apenas um produto bom não basta. Além de um ótimo mix de produtos, a rede deve apresentar uma boa estrutura nas lojas e um serviço de atendimento impecável. Acredito que o negócio do tipo varejo está com os dias contados, pois os consumidores hoje em dia valorizam muito o atendimento, sejam eles da classe A, B ou C”, finaliza Faria.
Depois de todos os processos de reestruturação, o grupo retomou os planos de expansão das marcas e a expectativa da empresa é abrir 40 novas unidades até o final de 2017, e outras 170 até 2020, atingindo a marca de 400 lojas em funcionamento, o dobro das que operam hoje.