Iniciativas sustentáveis: Drywash – menos água, mais lucro

A cada carro lavado com os produtos a seco, são economizados 316 litros de água, uma economia de mais de 31 milhões de litros de água por mês, apenas nas lavagens dessa empresa, que atende cerca de 100 mil carros mensalmente.

Para reduzir o impacto no meio ambiente a empresa passou a utilizar luminárias mais econômicas, suportes de pneus reciclados e panos descartáveis e recicláveis em todos os trabalhos.

Esse é o maior ganho da empresa idealizada por Lito Rodrigues, que criou a nova técnica de lavagem na cozinha da casa da sogra usando uma simples batedeira de bolo nas mãos e hoje tem sua própria fábrica de produtos.

A busca por outros processos que também estejam alinhados com a redução do impacto no meio ambiente levou-os a utilizar luminárias mais econômicas, suportes de pneus reciclados e panos descartáveis e recicláveis em todos os trabalhos – que após a utilização são direcionados para a fabricação de produtos de tapeçaria automotiva.

Além disso, a carreira dos seus funcionários também é uma das apostas da empresa. No primeiro emprego eles capacitam a mão de obra, oferecem telecursos para os que não finalizaram o ensino médio e/ou fundamental e ministram aulas técnicas em parceria com o Senai-SP. Assim, muitos dos que começaram limpando automóveis, hoje são supervisores e treinadores.

“A sustentabilidade deve estruturar a missão de uma companhia de tal maneira que passe a ser o seu DNA. Entendo que isso é apenas o início, já que o grande desafio é fazer com que todos os nossos colaboradores estejam conscientes e que as práticas sustentáveis estejam incorporadas ao dia a dia da empresa. Os benefícios são inúmeros, já que a gestão dos negócios depende do desenvolvimento das pessoas, da preservação do meio ambiente e do bom resultado financeiro”, comenta Lito Rodrigues, fundador da DryWash.

 

Karen Pegorari Silveira – FIESP