Lucro a seco na Drywash

Aos 18 anos, o paulistano Lito Rodriguez passava horas lavando o próprio carro nos finais de semana. Hoje, aos 34 anos, ele cuida do carro dos outros. E não são poucos: nada menos que 90 mil automóveis saem limpos, todo dia, da sua DryWash, uma rede de 180 lava-rápidos espalhados pelo País. O antigo dever de casa hoje lhe rende R$ 17 milhões ao ano. ?Somos a maior franquia do setor no Brasil?, comemora o empresário.

O sucesso de Rodriguez se deve a uma fórmula inovadora de limpar os veículos. Ele desenvolveu um produto que dispensa o uso da água, passou a produzi-lo em uma pequena indústria química ? também de sua propriedade ? e criou o conceito de lavagem a seco. Daí ao varejo de serviços foi um pulo. Agora, o empresário abre duas novas frentes de atuação: a DryWash Corporate, responsável por contratos de limpeza de automóveis de grandes clientes, como montadoras; e a DryWash Mix, que atua na restauração do carro, desde micropintura e funilaria até a aplicação de películas de semi-blindagem. ?Vamos investir R$ 1,2 milhão neste processo de expansão ?, revela Rodriguez.

Ao mesmo tempo em que parte para diversificação, o empresário faz uma faxina interna na DryWash. Rodriguez dividiu a empresa em unidades de negócios. A primeira será a indústria química, responsável pela produção dos xampus e demais itens de limpeza automotiva. Outra cuidará da distribuição dos produtos para os franqueados. É a área de logística. Uma terceira estará encarregada de cuidar da parte administrativa, incluindo abertura de franquias.

O processo de reestruturação não é ao acaso. Rodriguez tem planos de crescimento e com a empresa organizada terá condições de atrair parceiros para sua mais ousada ofensiva: o mercado internacional. O homem já fez contatos em Portugal e estuda partir para o México e Argentina. Sempre em sistema de franquia. ? A idéia é estabelecer uma unidade de negócios em cada país?, conta Rodriguez. ?Para isso teremos que alavancar recursos. Como não busco dinheiro em banco, estou aberto para parcerias.?

Fonte: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20020508/lucro-seco-dry-wash/21088