Como fazer uma marca crescer com franquias?
Assim que uma empresa faz a opção de aderir ao sistema de franquias, é necessário ter um bom plano de expansão em mente, uma vez que a quantidade do número de unidades e a qualidade oferecida por elas são os principais fatores para que novos interessados optem por investir em determinada rede. O Portal TOP Franquias conversou com alguns diretores de expansão e consultores para entender o que é essencial para fazer uma marca crescer no mercado de franquias.
João Augusto Ribeiro Penna é diretor de expansão da rede Fran’s Café e, além de formatar a franquia da marca no início dos anos 90, atuou durante 25 anos na rede Habib’s, primeiro como consultor, depois como diretor de expansão e foi um dos responsáveis pelo processo de franchising da rede. Segundo Penna, a dica mais valiosa para fazer sua marca crescer no mercado de franquias é conhecê-la a fundo, saber o potencial da empresa e traçar metas de expansão compatíveis ao nicho em que está inserido. “É de suma importância ter uma ou mais lojas piloto para que sejam realizados o desenvolvimento de todos os processos, testes de produtos e criar um padrão que possa ser replicado com facilidade nas futuras lojas franqueadas”, adianta. Atualmente, ele está à frente da expansão do Fran’s Café, que tem 120 unidades no país, com plano de atingir 165 lojas até o final do ano.
O gerente de expansão João Carlos Altieri é responsável pela expansão da rede de lojas Multicoisas, que possuem um mix de cerca de quatro mil itens. A marca abriu sua primeira franquia no início da década de 90 e hoje conta com 203 lojas. De acordo com Altieri, os processos de gestão do negócio bem formatados são a chave para as redes crescerem no mercado de franquias. “Um plano de expansão bem estruturado e o estudo de onde, como e quando crescer são essenciais. Para isso, uma boa análise da situação atual do negócio é necessária. Os pontos de destaque são a evolução do faturamento, curva de crescimento, market share, nível de tecnologia adotado, capacidade de produção, diferenciais, mix de produtos, propaganda e estrutura organizacional. Vale lembrar que conhecer os concorrentes, definir a área de atuação, determinar os objetivos e o engajamento em todas as partes do processo são essenciais para se ter uma franquia de sucesso”, ressalta Altieri, que tem traçado um plano de expansão conservador – e aparentemente realista – para 2017: inaugurar 15 novas unidades da Multicoisas.
Certas vezes, porém, para uma marca crescer ela deve antes fazer uma pausa. Foi o que aconteceu com grupos como Ri Happy e Afeet. O segundo, grupo detentor das marcas Authentic Feet, Artwalk, Magic Feet e Tennis Express, optou por suspender os planos de expansão das marcas e passou os últimos anos fazendo uma ampla reestruturação em sua gestão para que pudesse retomar o crescimento de maneira sólida. O diretor de expansão do grupo, Rodrigo Faria, explica que observou, em 2013, que o setor de calçados estagnou. De acordo com sua observação, constatou que todas as redes eram extremamente parecidas tanto no formato das lojas quanto no atendimento, não havendo distinção entre as redes de calçados em geral. Antevendo a crise financeira que estava por vir, o grupo decidiu então que era o momento de parar e reestruturar as marcas para redefinir o plano de expansão. Faria afirma que essa parada foi essencial para o crescimento da Afeet, que hoje possui 191 lojas em operação e pretende abrir 40 novas unidades até o final deste ano. “Durante esse período de reestruturação, percebemos que ter só um produto bom não basta. Acredito que a melhor dica que posso dar para fazer uma marca crescer é a de agregar valor, ou seja, além de um ótimo mix de produtos, a rede deve apresentar uma boa estrutura nas lojas e um serviço de atendimento impecável”, afirma.
O consultor Hamilton Marcondes, da HM Consultoria, diz que a melhor dica para se dar a uma marca que pretende crescer no franchising é começar com um bom plano de expansão, e que este seja feito em espiral. “O ideal é que as primeiras franquias sejam próximas da franqueadora para que possam monitorá-las e aprender com elas. Isso, inegavelmente é mais fácil fazer estando próxima delas. Franquia é um negócio de relacionamento, e quanto mais próximo melhor para entender o papel e necessidades de cada um”, finaliza.