Miniso vai abrir franquias no Brasil em 2018
Há cerca de duas décadas, o Brasil sentiu o boom das lojas que vendiam produtos a R$ 1,99, ou com valores fixos bastante baixos. De lá para cá, houve diversas adaptações e grandes redes abocanharam o mercado, praticamente eliminando o conceito, restando apenas poucos estabelecimentos, geralmente pequenos e localizados em bairros periféricos.
Em 2017, porém, o Brasil conheceu uma nova marca que chegou com força, trazendo no DNA a comercialização de centenas de itens, para as mais diversas necessidades e categorias, a preços baixíssimos – média de R$ 9,90 – instalada dentro de shoppings, inclusive em áreas nobres. Trata-se da Miniso, que começa a ganhar campo e declara concorrência direta à também japonesa Daiso, que abriu sua primeira loja por aqui em 2012. Ambas importam todos os produtos vendidos e, mesmo assim, praticam valores reduzidos, que atraem milhares de consumidores.
A Miniso abriu a primeira loja no Brasil em agosto de 2017, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Na data de inauguração, segundo a empresa, bateu o recorde mundial de vendas em um único dia. A marca possui mais de 2 mil lojas ao redor do mundo, mas a unidade piloto brasileira se destacou entre todas as demais, superando as expectativas.
Em pouco mais de quatro meses, e com um investimento de cerca de 100 milhões de reais, a Miniso abriu outras nove lojas próprias, todas no estado de São Paulo. A novidade de 2018 fica por conta da abertura de franquias. Segundo o presidente da Miniso no Brasil, Frank Wei, o projeto já está sendo desenvolvido pela empresa. O executivo informou, ainda, que as unidades próprias não deverão ser repassadas a franqueados, continuando sob a administração da empresa. “Temos um plano de expansão agressivo e pretendemos chegar a 100 lojas até o final de 2018, contando as lojas já inauguradas, investindo nas regiões Sul e Sudeste, além de Pernambuco, no Nordeste”, revela Wei.
Outra informação revelada pelo presidente da Miniso é que a marca estuda a possibilidade de abrir lojas de rua. “Além de shoppings, temos a expectativa de abrir algumas unidades em formato de loja de rua também, em pontos importantes e com alto fluxo de pessoas”, conta.
Embora a formatação da franquia ainda não esteja concluída, o site oficial da marca já disponibiliza um formulário de pré-cadastro para candidatos. Segundo Frank Wei, o investimento necessário para abrir uma loja da Miniso dependerá do tamanho da unidade. “Temos um estudo que prevê que será de 1,5 milhão a 2 milhões de reais para uma loja de cerca de 200 metros quadrados”, antecipa.