Mitos e Verdades do Franchising

Tido como um investimento seguro, especialmente quando da tomada de decisão em apostar em um negócio próprio, o mercado de franquias tem sido cada vez mais procurado por novos empreendedores, que querem obter boa rentabilidade e, ao mesmo, correr menos riscos.

Contudo, existem alguns mitos acerca do franchising que levam as pessoas a investirem no negócio sem considerar alguns fatores essenciais. O Portal TOP Franquias convidou o consultor Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, para apontar quais os mitos e verdades mais comuns no mercado de franquias.

  • Investir em uma franquia nunca dá errado, é garantia de sucesso.
    • Marcus Rizzo: Mito e Verdade.

      Mito: Se você acreditar no “nunca”.

      Verdade: Se você acreditar que franquias podem dar menos errado e que dar certo ou errado depende de você, da sua escolha e de seu empenho.

  • Apenas investimentos em marcas conhecidas são um bom negócio.
    • Marcus Rizzo: Mito: Pensar que franquias são marcas. Franquias são negócios com marcas, conhecidas ou não. O que importa é a consistência do negócio, sua estruturação e operação.

      Ray Kroc entrou para o McDonald’s quando existiam apenas duas lojas. Sua motivação foi o sistema de operação do negócio em que produtos estavam prontos para atender clientes no ato, sem espera para o preparo. Lindolfo Martin criou a Multicoisas há 30 anos com um sistema de autoatendimento e “check out” para o “faça você mesmo”. Hoje é conhecida, mas há 30 anos tinha apenas duas lojas em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

  • O retorno do investimento é sempre rápido e garantido.
    • Marcus Rizzo: Mito: o retorno deve ser compatível com o tipo de negócio e com o investimento exigido. Afinal, o que é rápido? Investir em uma franquia de hotel e ter o retorno em oito ou 10 anos me parece bem rápido. A única garantia que você terá com uma franquia (ou qualquer outro negócio) é trabalhar muito.

  • O franqueador é quem determina todos os fornecedores para o franqueado.
    • Marcus Rizzo: Mito e Verdade.

      Verdade: Quando o franqueador repassa todos os benefícios da compra cooperada (preços, entrega, qualidade etc.) para a rede franqueada e não fica com nenhuma “comissão” (rebate) e tem nos royalties seu único ganho.

      Mito: Quando o franqueador empurra produtos e serviços de fornecedores pela comissão que ganha, além dos royalties (geralmente cobrados sobre compras). A rede reage rapidamente ao procurar produtos e serviços “alternativos” fora do negócio.

  • Para as pessoas que querem começar a empreender, franquia é a melhor opção.
    • Marcus Rizzo: Mito e Verdade.

      Verdade: Para quem quer comprar um negócio pronto, testado e de sucesso comprovado, é, sim, a melhor opção.

      Mito: Para os considerados empreendedores inatos, que montam seus próprios negócios e não aceitam regras prontas.

  • São necessários ao menos dois anos de mercado para que uma empresa possa entrar no mercado de franquias.
    • Marcus Rizzo: Verdade: Não apenas por datas, mas para a comprovação de que o negócio passou pelo menos por dois ciclos de vida, entendendo sazonalidades, clientes, atendimento, funcionários e, sobretudo, a gestão financeira. Este seria um tempo mínimo para comprovar o modelo de negócio.

  • Para se ter uma franquia basta ter o capital para o investimento inicial.
    • Marcus Rizzo: Mito: O principal investimento, nunca considerado, é o seu trabalho.

  • O franqueado não tem liberdade para fazer suas próprias promoções ou inovações em sua unidade.
    • Marcus Rizzo: Verdade: Quer inovar, monte seu próprio negócio, não compre uma franquia. Quer inovar em franquias, trate de convencer seu franqueador e aos franqueados sobre a implantação de sua inovação em toda a rede. Franquias e suas “marcas” são percebidas pelos consumidores pela igualdade e padrão, nunca por diferenças ou inovações individuais.

  • O franqueador tem a obrigação de dar todo o suporte para os franqueados.
    • Marcus Rizzo: Verdade: Certamente. Pena é que, ao vender franquias em qualquer lugar (geralmente fora do seu posicionamento de mercado), e em especial para locais distantes do seu apoio, este suporte não acontece e rapidamente a rede se deteriora.

  • Gerenciar uma franquia dá menos trabalho do que ter uma empresa própria.
    • Marcus Rizzo: Verdade: se você entrou para uma rede de franquias com bom nível de estruturação.