Com novo layout, franquias da CVC devem aumentar margem de lucro
Com lojas espalhadas por todo o Brasil, a CVC está apostando em uma nova estratégia que irá abranger as cerca de 1,1 mil unidades da rede. A marca anunciou que suas franquias passarão, de forma gradativa, por uma reformulação de layout. A investida visa reduzir custos como trocas de materiais da vitrine, além de ampliar espaço de atendimento aos clientes e oferecer um ambiente dedicado às crianças.
De acordo com a empresa, o novo projeto é resultado de uma ampla pesquisa de marketing, conduzida pela operadora junto a clientes, gerentes de lojas, agentes de viagens e franqueados, que pontuaram as principais necessidades do ponto de venda, com sugestões de melhorias em relação ao atual formato. Novos franqueados já deverão abrir suas unidades com o modelo redesenhado.
Segundo o vice-presidente de Produtos, Vendas e Marketing da CVC, Valter Patriani, o novo design das lojas também foi elaborado para proporcionar mais conforto e melhorar a experiência de compra do cliente. “Criamos o ‘Espaço Família’, com mesa de atendimento que acomoda confortavelmente até seis pessoas, integrada ao ‘Espaço Kids’, com atividades para as crianças, e incrementamos a Área de Espera, que ganhou display com materiais informativos sobre cada destino turístico, para o cliente já entrar no clima da viagem”, revela Patriani.
Outro importante ponto destacado pelo executivo é sobre a redução de custo que a nova proposta dá ao franqueado. “O novo layout trará uma economia superior a 15% ao franqueado, se comparado com o modelo anterior”, ressalta Patriani. Além da economia com materiais impressos que costumam figurar nas fachadas e vitrines, será possível subir promoções com muito mais agilidade, praticamente em tempo real.
Como será?
Os antigos painéis de acrílico das vitrines, que acomodavam as ofertas, serão substituídos pelos totens de LED, que, conforme acredita Patriani, são mais chamativos, econômicos e confere à fachada da loja mais harmonia com as cores amarela e azul da marca. Os totens darão destaque aos destinos de viagens com preços promocionais.
Para abrir uma franquia
Atualmente, a estimativa de investimento para ambientação e montagem de um PDV da marca, com cerca de 25 metros quadrados, parte de 60 mil reais. O franqueado lucra com a taxa de remuneração, que varia de 5% a 12% sobre os valores das vendas – o faturamento por loja informado pela companhia é de 430 mil reais por mês. A CVC está entre as redes que não cobram taxa de franquia e royalties mensais.