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domingo, 24 de novembro de 2024
Moradores da cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, já conhecem um novo conceito no quesito pizzaria. Inaugurada em 2017, a Pizzup tem caído no gosto do consumidor local e agora planeja alçar voos maiores, anunciando a formatação do negócio para expansão por meio de franquias.
A marca nasceu após cerca de um ano de planejamento, embora a concepção tenha sido desenvolvida desde 2014, quando o empresário Max Pavão, de 33 anos, passou uma temporada na Califórnia (EUA), onde inspirou-se em redes como Chipotle e Starbucks. “A ideia sempre foi fugir do conceito das pizzarias tradicionais e ir além do que as grandes redes apresentam”, conta.
PUBLICIDADEE ele tem bons parâmetros para saber o que fazer de diferente, já que ficou à frente de duas pizzarias próprias por cinco anos, além de ter acompanhado os negócios da família durante boa parte da vida. “Meus pais sempre tiveram bar e restaurante. Nasci dentro deste meio. Na época, achava que o meu modelo de negócio era fantástico, que era próspero e que, se eu replicasse, iria dar certo. Primeiro, veio com a negativa de alguns investidores e depois acabei desistindo da ideia e das pizzarias, vendendo as duas. Porém, nos dois anos seguintes, entendi que aquele modelo de negócio tinha tudo para dar errado, e agradeci a mim mesmo por não ter feito aquilo. Não tinha processos internos definidos, não tinha dados estatísticos equivalentes a uma operação de uma rede e, o pior, não tinha diferenciais”, explica Pavão.
Com a nova visão, um novo projeto saiu do papel. A Pizzup é um restaurante com conceito fast-casual – termo utilizado para estabelecimentos que ficam entre o fast-food e o casual -, e onde o cliente é o protagonista de sua experiência, possibilitando infinitas combinações e personalizações de pizzas. “A inovação está no DNA da Pizzup. Inovamos desde o atendimento na loja até a experiência no pedido Delivery, feito somente por um aplicativo desenvolvido pela própria empresa ou pelo site”, diz. Além das pizzas customizáveis e tradicionais, o espaço também oferece cafés e proporciona um ambiente moderno e agradável para reuniões de negócios ou simples bate-papo, disponibilizando tomadas e wifi gratuito.
A franquia
A unidade piloto deu tão certo que, agora certo da decisão, Max Pavão vai replicar o conceito. Os franqueados terão nas mãos três negócios em um: pizzaria com salão, pizzaria delivery e cafeteria. A franquia Pizzup tem uma operação enxuta e de fácil administração, umas das principais preocupações de seu fundador. “Com a alta carga tributária do Brasil, além de altos custos operacionais, para um negócio ser saudável e ao mesmo tempo atrativo a investidores, me inspirei nas Startups. Meu primeiro pensamento foi: ‘preciso vender muito, mas com um quadro reduzido de funcionários e uma operação enxuta’. Tudo que se vê dentro de uma loja Pizzup foi pensado a partir desses preceitos, desde o layout da loja até a confecção do cardápio, com um número reduzido de pizzas, mas com muitas possibilidades de personalizações aos clientes”, revela.
Pontos de destaque para o sucesso da operação são os equipamentos de ponta, que contribuem para o ganho de qualidade e tempo. O forno utilizado, por exemplo, é a gás, de esteira, tem a mesma qualidade de um forno a lenha, porém, não há necessidade de um profissional para fornear as pizzas, comporta a produção de diversas pizzas simultaneamente e o padrão é sempre o mesmo. Outro exemplo são os pedidos online, já integrados ao sistema, o que diminui o número de funcionários para o gerenciamento dos pedidos delivery e agiliza o processo. “Além disso, nossas lojas não têm garçons. O cliente retira o seu pedido no balcão, como nos fast-foods. Esses são apenas alguns exemplos de como enxuguei os custos da operação de uma loja Pizzup”, destaca o jovem empresário formado em Marketing. De acordo com ele, já há interessados em abrir unidades da marca na Grande SP – foco para início da expansão – e até em outro estado, no Centro-Oeste.
Para abrir uma franquia Pizzup, é necessário um investimento que varia entre 175 mil e 275 mil reais, isso porque a marca oferece três modelos: Street – loja de rua com salão com, no mínimo, 20 assentos e Delivery -, Street Express – loja de rua com atendimento somente para delivery -, e Food Court – lojas de Shopping Center com ou sem delivery. Segundo a empresa, o faturamento mensal é de 100 mil a 150 mil reais por unidade, proporcionando retorno de 18 a 30 meses.