Pizzup aposta em conceito inovador para crescer com franquias

Moradores da cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, já conhecem um novo conceito no quesito pizzaria. Inaugurada em 2017, a Pizzup tem caído no gosto do consumidor local e agora planeja alçar voos maiores, anunciando a formatação do negócio para expansão por meio de franquias.

A marca nasceu após cerca de um ano de planejamento, embora a concepção tenha sido desenvolvida desde 2014, quando o empresário Max Pavão, de 33 anos, passou uma temporada na Califórnia (EUA), onde inspirou-se em redes como Chipotle e Starbucks. “A ideia sempre foi fugir do conceito das pizzarias tradicionais e ir além do que as grandes redes apresentam”, conta.

E ele tem bons parâmetros para saber o que fazer de diferente, já que ficou à frente de duas pizzarias próprias por cinco anos, além de ter acompanhado os negócios da família durante boa parte da vida. “Meus pais sempre tiveram bar e restaurante. Nasci dentro deste meio. Na época, achava que o meu modelo de negócio era fantástico, que era próspero e que, se eu replicasse, iria dar certo. Primeiro, veio com a negativa de alguns investidores e depois acabei desistindo da ideia e das pizzarias, vendendo as duas. Porém, nos dois anos seguintes, entendi que aquele modelo de negócio tinha tudo para dar errado, e agradeci a mim mesmo por não ter feito aquilo. Não tinha processos internos definidos, não tinha dados estatísticos equivalentes a uma operação de uma rede e, o pior, não tinha diferenciais”, explica Pavão.

Com a nova visão, um novo projeto saiu do papel. A Pizzup é um restaurante com conceito fast-casual – termo utilizado para estabelecimentos que ficam entre o fast-food e o casual -, e onde o cliente é o protagonista de sua experiência, possibilitando infinitas combinações e personalizações de pizzas. “A inovação está no DNA da Pizzup. Inovamos desde o atendimento na loja até a experiência no pedido Delivery, feito somente por um aplicativo desenvolvido pela própria empresa ou pelo site”, diz. Além das pizzas customizáveis e tradicionais, o espaço também oferece cafés e proporciona um ambiente moderno e agradável para reuniões de negócios ou simples bate-papo, disponibilizando tomadas e wifi gratuito.

A franquia

A unidade piloto deu tão certo que, agora certo da decisão, Max Pavão vai replicar o conceito. Os franqueados terão nas mãos três negócios em um: pizzaria com salão, pizzaria delivery e cafeteria. A franquia Pizzup tem uma operação enxuta e de fácil administração, umas das principais preocupações de seu fundador. “Com a alta carga tributária do Brasil, além de altos custos operacionais, para um negócio ser saudável e ao mesmo tempo atrativo a investidores, me inspirei nas Startups. Meu primeiro pensamento foi: ‘preciso vender muito, mas com um quadro reduzido de funcionários e uma operação enxuta’. Tudo que se vê dentro de uma loja Pizzup foi pensado a partir desses preceitos, desde o layout da loja até a confecção do cardápio, com um número reduzido de pizzas, mas com muitas possibilidades de personalizações aos clientes”, revela.

Pontos de destaque para o sucesso da operação são os equipamentos de ponta, que contribuem para o ganho de qualidade e tempo. O forno utilizado, por exemplo, é a gás, de esteira, tem a mesma qualidade de um forno a lenha, porém, não há necessidade de um profissional para fornear as pizzas, comporta a produção de diversas pizzas simultaneamente e o padrão é sempre o mesmo. Outro exemplo são os pedidos online, já integrados ao sistema, o que diminui o número de funcionários para o gerenciamento dos pedidos delivery e agiliza o processo. “Além disso, nossas lojas não têm garçons. O cliente retira o seu pedido no balcão, como nos fast-foods. Esses são apenas alguns exemplos de como enxuguei os custos da operação de uma loja Pizzup”, destaca o jovem empresário formado em Marketing. De acordo com ele, já há interessados em abrir unidades da marca na Grande SP – foco para início da expansão – e até em outro estado, no Centro-Oeste.

Para abrir uma franquia Pizzup, é necessário um investimento que varia entre 175 mil e 275 mil reais, isso porque a marca oferece três modelos: Street – loja de rua com salão com, no mínimo, 20 assentos e Delivery -, Street Express – loja de rua com atendimento somente para delivery -, e Food Court – lojas de Shopping Center com ou sem delivery. Segundo a empresa, o faturamento mensal é de 100 mil a 150 mil reais por unidade, proporcionando retorno de 18 a 30 meses.