Primeira franquia de arte do brasil, Urban Arts projeta crescimento acelerado
Contrariando a curva descendente do mercado, a rede de galerias de arte Urban Arts cresceu 61% em faturamento em 2015, ano em que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias de Casa e Construção teve queda de 3,4%. O salto de R$ 9 milhões para R$ 14,5 milhões entre 2014 e 2015, em pleno quadro recessivo, é prova do pioneirismo da Urban Arts, composta por 13 franquias, duas lojas próprias espalhadas por dez Estados, além do site, que oferece mais de 35 mil opções em arte abrangendo diversos estilos, valorizando o talento artístico e contando com um grande time de artistas.
Fundada em 2009 por André Diniz, quando ainda operava exclusivamente no online, a Urban Arts trouxe para o mercado uma proposta inovadora: democratizar a arte transformando criações em pôsteres, prints e objetos de design. Com esses formatos, as artes da Urban Arts se fazem presentes nas paredes de sua casa ou escritório, em almofadas originais e coloridas, cases de iPhone e em outros produtos inovadores que trazem mais arte para a vida das pessoas. Para isso, a Urban Arts investe em artistas que desenvolvem estilos e temas que vão da arte pop ao surrealismo, do urbano ao infantil, do abstrato à tipografia — isso tudo, multiplicado pelos diferentes acabamentos e opções de molduras, oferece ao cliente milhões de possibilidades de escolha.
Passados cinco anos desde a inauguração da primeira loja, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, as lojas físicas são responsáveis por 85% das vendas, cada loja tendo em média 1.600 opções de arte diferentes — a nova flagship store da marca, na Rua Gabriel Monteiro da Silva, sofisticado ponto de comércio de móveis e decoração em São Paulo, terá espaço para 2.700 opções.
Seguindo o movimento ascendente da demanda pelos seus produtos, a empresa ambiciona metas no curto e médio prazo e se prepara para crescer: em 2016, a expectativa é acompanhar o crescimento de 40% já registrado nos primeiros 4 meses do ano e superar os R$ 20 milhões em vendas. Daqui a 4 anos, o objetivo é alcançar a marca de R$ 60 milhões e expandir a rede de franquias para 50 lojas. Atualmente, a Urban Arts busca novas cidades para se associarem a este case de sucesso.
Líder em seu segmento, a Urban Arts é comandada por André Diniz e Gustavo Guedes, seu sócio desde 2013, e prima pela operação comercial com estoques perenes e por lançamento constante de novos produtos, sempre a preços acessíveis, prestando todo suporte ao franqueado na escolha de ponto comercial, implantação e inauguração da loja, contratação de colaboradores, treinamento e motivação de equipes, uso de software de gestão, consultoria financeira, de marketing e de sistemas.
Todos os produtos são impressos on demand nos melhores materiais, com um cuidado extremo na produção e diversidade de tamanhos, formatos e molduras. Seu time eclético de mais 3 mil artistas, que cresce diariamente, atende públicos de todos os gostos e reforça o lema da galeria: “Nós amamos arte, vamos espalhar essa paixão por aí”.