Que tal escolher uma franquia para investir ainda em 2016
Final do ano passou e muitas pessoas planejaram a vida para 2016, traçando novas metas e tomando decisões importantes. Para grande parcela dos brasileiros, empreender ainda se sobressai como um dos desejos mais latentes.
Começar um negócio do zero pode ser uma alternativa muito arriscada, já que são inúmeros os detalhes a serem pensados, que vão da concepção da marca e do segmento de atuação às questões burocráticas de implantação, marketing, gestão, entre outros aspectos. Assim, investir em uma rede de franquias, que oferece uma possibilidade de atuar com uma marca já consolidada e um modelo testado e viável, com apoio em diferentes frentes, é um caminho a ser considerado.
Veja seis redes de franquias que estão em franca expansão e podem ser opções para seu perfil de empreendedor:
Master House Manutenções e Reformas
Fundada em 2012 pelo engenheiro Allan Comploier, a marca deu entrada no sistema de franchising em janeiro de 2015. De lá para cá, já são 32 unidades em operação. A rede oferece serviços de reforma, pintura, alvenaria, gesso, hidráulica, elétrica e jardinagem. É ideal para quem já possui familiaridade com serviços de manutenção. Para adquirir uma loja, o investimento total é de R$ 50 mil, com um faturamento médio de R$ 65 mil por mês. Uma loja deve ter uma área mínima de 25m².
Vinho & Ponto
Importadora de mais de 400 rótulos exclusivos, de dez países, a marca aderiu à expansão por meio de franquias ao final de 2014. A ideia é ampliar os canais de distribuição por meio de lojas, que podem ser instaladas em ruas e em centros comerciais. Já são 16 unidades em funcionamento e quatro em fase de implantação. Uma loja da rede deve ter no mínimo 35m² e pode ter apenas um funcionário. Exige um investimento a partir de R$ 140 mil e proporciona um faturamento médio de R$ 60 mil ao mês. Entre os pormenores, não cobra taxa mensal de royalties. A porcentagem, de 5% é feita sobre cada reposição de estoque.
Pão to Go
Uma das redes consideradas mais inovadoras nos últimos anos, a marca é a primeira no modelo de padarias drive-thru. Lançada em 2013, chamou a atenção do país pelo conceito diferenciado, que alia praticidade, segurança e rentabilidade. Além do modelo mais conhecido, a marca também disponibiliza os formatos de quiosque e Express. Para uma loja drive-thru, é necessário um terreno de cerca de 250m² – 48m² de área construída – e um investimento de R$ 250 mil. O lucro gira em torno de 20% sobre um faturamento médio de R$ 60 mil.
2BE Group
A 2BE Group é uma rede de agências que oferece programas de intercâmbio estudantil e pacotes de turismo para dezenas de destinos, com possibilidades para todos os públicos. A marca conta com 15 unidades e foi eleita em 2014 como a segunda melhor do segmento no mundo (Premier Agency Business Awards). O franqueado tem duas opções de negócio: Básica e Micro, que exigem investimento a partir de R$ 50 mil e podem gerar faturamento superior da R$ 250 mil por mês.
ObentôMania
Criada em 2013, a rede apresenta um conceito ainda pouco disseminado no Brasil: os bentôs – refeições individuais servidas em bandejas específicas, com repartições, uma espécie de marmita, muito tradicional no Japão. As lojas podem estar localizadas em ruas ou em centros comerciais, devendo ter uma área mínima de 30m². O principal ganho dos restaurantes é proveniente das entregas (delivery). Possui cinco unidades em funcionamento e mais duas em implantação. O faturamento médio mensal gira em torno de R$ 60 mil, com um lucro médio de 15%.
Sr. Computador
No mercado desde 2012, a rede presta serviços de manutenção em Tecnologia da Informação (TI) voltada ao atendimento doméstico e corporativo. A marca disponibiliza três modelos de negócios: home based, com investimento a partir de R$ 25 mil, loja física, a partir de R$ 60 mil, e conversão de bandeira, a partir de R$ 10 mil. A marca também proporciona ganhos extras ao comercializar produtos de informática em suas unidades. Atualmente, conta com 30 unidades franqueadas. É um modelo ideal para profissionais da área.