Quer ser o próprio chefe? Adquira uma franquia
Apesar do momento de instabilidade econômica, sempre é tempo de fazer investimentos ou planejar novos caminhos profissionais. Crise traz oportunidades e este é o momento de buscar outros horizontes.
Neste cenário, o setor de franquia é uma oportunidade interessante e oferece opções de negócios para todos os gostos e bolsos. De acordo com números apresentados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor registrou um crescimentode 8,3% em faturamento no ano passado.
Investir em franquia continua sendo uma das maneiras mais seguras para começar um negócio, já que o franqueador oferece ao empreendedor respaldo financeiro, técnico, além de todo o suporte de treinamento e processos que for necessário.
Em 2014, a taxa de mortalidade de empresas no sistema de franquias foi de 3,7% sendo que o mesmo índice avaliado em negócios tradicionais, segundo o Sebrae, foi de 24,9% em dois anos. Para este ano, a ABF projeta um crescimento de 6% a 8% em faturamento das franquias.
Selecionamos opções de investimentos dos mais variados segmentos e que demandam um investimento de até R$ 150 mil. Escolha o que mais gostar e bons negócios!
Brasileirinho Delivery – A rede é a primeira do segmento especializada em refeições típicas brasileiras em box. Feitas com ingredientes de alta qualidade, as receitas levam qualidade e praticidade ao dia a dia dos seus clientes. A rede soma 140 unidades em operação, distribuídas por 21 estados no país. Os números para quem deseja investir e ter seu próprio negócio também chamam atenção com investimento a partir de R$ 80 mil reais, faturamento mensal de 50 mil e lucro líquido que varia de 25% a 30%.
Mercadão dos Óculos – Em janeiro de 2013, o Mercadão dos Óculos virou franquia especializada em óculos de grau e de sol. Com um modelo de negócio com custo baixo de instalação – a partir de R$ 95 mil, incluindo o estoque – e lucratividade em torno de 30%, possui custo fixo médio entre R$ 12 mil e R$ 15 mil, preço pago pelos produtos equivalente a 33% do valor cobrado na ponta e um faturamento médio na casa dos R$ 50 mil.
Patroni – Fundada em 1984, por Rubens Augusto Junior, a Patroni tornou-se a maior rede de franquia de pizzarias, carnes e massas do Brasil. Há 30 anos, o empresário decidiu dar início à trajetória de sucesso da marca com o objetivo de curar a depressão do pai, Rubens Augusto, que estava desempregado. Com 192 unidades em todo o país a rede lançou um modelo de negócio enxuto denominado Patroni Expresso que demanda um valor de investimento a partir de R$ 150 mil, com taxa de franquias inclusa e faturamento médio mensal de R$ 60 mil.
Sigbol Fashion – A Sigbol Fashion é a única no segmento de franquias que atua na comercialização de cursos de confecção e moda. A empresa, que facilitou e profissionalizou o desenvolvimento de moldes para roupas, tem hoje 19 unidades espalhadas por São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. A marca ingressou no segmento de franchising em 2011. O investimento inicial para quem quer abrir uma unidade da rede varia entre R$ 69.900 mil e R$ 99.900 mil.
Sóbrancelhas – O centro especializado em embelezamento do olhar e da face, oferece serviços de design de sobrancelha, alongamento de cílios e depilação com linha – levou quase um ano para ser formatado e abriu as portas em 2013. O investimento inicial para quem deseja se tornar um franqueado da rede Sóbrancelhas é a partir de R$ 90 mil. A projeção de retorno do investimento é de até 18 meses e o faturamento gira em torno de R$ 35 mil reais mês.
Yes! – Em 2006, a Yes! entrou para o segmento de franchising e, de cara, abriu 10 unidades. Atualmente a rede tem 154 unidades em funcionamento. O investimento inicial para abrir uma unidade da rede é a partir R$ 100 mil e o lucro médio aproximado é de 25% sobre o faturamento, com prazo de retorno que varia entre 18 e 24 meses. Entre os benefícios que a rede oferece está a isenção do pagamento das taxas de royalties e de publicidade.