Redes de franquias crescem 4,5% em 2015

De acordo com dados divulgados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2015, o faturamento do mercado de franquias cresceu 8,3% comparado a 2014. Para 2016, a previsão varia de 6% a 8%. A região sudeste foi a que concentrou a maior parte dos negócios, sendo responsável por 71,4%, à frente da região sul com 16,7%. O nordeste ficou com 7,4% de participação, centro-oeste 3,7% e norte com 0.8%.

Subiu para 3.073 o número de franqueadoras em 2015, contra 2.942 em 2014, o equivalente ao aumento de 4,5%. Já os segmentos que mais concentraram renda foram o de serviços e negócios com (21%) da preferência, alimentos (20%), saúde, esportes, beleza e lazer (18%), vestuário (7,4), hotelaria e turismo (7,3%), casa e construção (5,1%), entre outros.

O levantamento revelou ainda que, em 2015, 4,4% das lojas fecharam as portas e 14,7% foi o percentual de lojas abertas. A participação do segmento de casa e construção, por exemplo, foi de 9% nos últimos dois anos. Já a geração de empregos, associado ao mercado de Franchising, foi um aumento de 8,5% em 2015, comparado a 2014, gerando mais de 90 milhões em postos de trabalho no País.

Na contramão desses números, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que mais de 700 mil brasileiros percam seus trabalhos em 2016. Com isso, as pessoas encontram e depositam nos modelos de franquias – principalmente àquelas com baixo investimento, uma maneira de abrir o próprio negócio e driblar a crise financeira que assola o País.