Segundo maior mercado no franchising brasileiro, estado abriga 343 marcas dos mais variados segmentos, movimentando R$ 3,8 bi apenas no segundo trimestre de 2017
Gilberto Gil cantou em uma de suas obras que “o Rio de Janeiro continua lindo”. Não apenas continua lindo, como inspira centenas de milhares de brasileiros a embarcarem no universo do empreendedorismo, especialmente em momentos como o atual, em que o desemprego segue em alta no estado e, principalmente, na Cidade Maravilhosa. No mercado de franquias, a região vai na contramão das crises que o país e a capital fluminense têm enfrentado nos últimos anos: o Rio de Janeiro é o segundo estado com maior número de redes, atrás apenas de São Paulo, principal centro financeiro da federação. Segundo informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising), são 343 marcas atuando, o que corresponde a pouco mais de 22 mil unidades em operação em todo o estado. No ano passado, foram mais de 19,2 bilhões de reais em faturamento, representando 12,8% do faturamento do mercado nacional de franquias no período. Somente no segundo trimestre de 2017, o Rio acumulou alta de 10,2% do faturamento do setor, o que, em números absolutos, equivale a 3,82 bilhões de reais.
“O Brasil é um dos maiores mercados de franchising do mundo, apresentando resultados positivos mesmo em tempos de instabilidade econômica. O franchising está atento às mudanças e enfrentou com muito profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico. Com isso, foi resiliente e preservou suas operações, continuando, inclusive, a atrair novos empreendedores”, avalia Eliane Bernardino, presidente da ABF Rio.
São diversas as opções de negócios para quem está interessado em investir numa franquia no Rio de Janeiro. O Portal TOP Franquias selecionou algumas redes que desejam expandir no estado e que exigem capital variado.0
Carregando Galeria...
Menu
Fórmula Animal
Fórmula Animal
Com 27 unidades em operação em diversas regiões do Brasil, a Fórmula Animal é uma rede de manipulação veterinária especializada em oferecer medicamentos aos animais em formas e sabores diferenciados. Atualmente, a marca possui uma unidade em operação na cidade do Rio de Janeiro e deve inaugurar a segunda loja em setembro. O investimento inicial, incluindo taxa de franquia e capital de giro, varia entre 145 mil reais e 240 mil reais, dependendo do ponto escolhido pelo empreendedor. O prazo de retorno do investimento é entre 36 e 48 meses.
Kumon
Kumon
Com material autoinstrutivo e orientação individualizada, a Kumon proporciona ensino dos cursos de matemática, português, inglês e japonês, desenvolvendo nos alunos a capacidade em aprender por si só. Maior rede de franquia educacional do país, a marca possui 77 unidades em operação apenas no estado do Rio de Janeiro. Com um investimento inicial que pode variar de 35 mil reais a 50 mil reais, é possível se tornar um franqueado da marca.
Óticas Diniz
Óticas Diniz
Considerada a maior rede em seu segmento no Brasil, a Óticas Diniz tem mais de 950 lojas em todo o território nacional. Completando 25 anos em 2017, a marca está com um agressivo plano de expansão. O objetivo é chegar a 100 novas unidades no país até dezembro deste ano. Sem cobrar taxa de franquia, o investimento inicial para ser dono de uma loja da marca gira entre 150 mil reais e 200 mil reais. Ao todo, são 129 unidades da marca em operação no estado fluminense.
Crazy4Cups
Crazy4Cups
Especializada na comercialização de presentes criativos, como copos, canecas, garrafas, squeezes, lancheiras térmicas e um produto patenteado pela rede, o cobertor com mangas, a Crazy4Cups possui seis unidades em operação no Brasil, mas procura parceiros no Rio de Janeiro para seguir os planos de expansão. Para abrir um quiosque da marca, que promete faturamento médio mensal a partir de 35 mil reais, é preciso desembolsar 88 mil reais – já inclui taxa de franquia, instalações e estoque inicial. O prazo de retorno é de 24 meses.
Pão to Go
Pão to Go
Pão nosso, tempo seu. Este é o slogan da Pão to Go, primeira rede de padaria drive-thru do Brasil, que possui um modelo de negócio inovador e de baixa concorrência. Uma padaria modelo drive-thru, que comercializa dezenas de produtos encontrados em padarias convencionais, como os mais diversos tipos de pães, frios, leite, manteiga, refrigerantes, sucos, água, bolos, lanches naturais, entre outras opções, com o diferencial de não haver a necessidade de sair do carro para a aquisição dos itens. Atualmente a marca contabiliza 21 franquias em operação em diversas regiões do país – sendo duas unidades em operação no Rio –, além do exterior, com lojas nos EUA e em Portugal. Além tradicional modelo de padaria drive-thru, a Pão to Go também oferece os formatos Padaria de Conveniência (em postos de combustíveis), Quiosque e Boutique. O investimento varia entre 150 mil e 350 mil reais.
Oca da Savóia
Oca da Savóia
Inserida no concorrido segmento de alimentação, a Oca da Savóia serve pizzas em fatias. Atualmente, são 36 unidades em operação no Rio Grande do Sul, mas a empresa projeta a abertura de 12 lojas no Rio de Janeiro até o final de 2018. Para manter a qualidade nos produtos, a rede utiliza o sistema de ultracongelamento, que conserva as pizzas por até três meses sem perder o sabor do produto e dispensa a utilização de conservantes químicos. São quatro modelos de negócios para quem pensa em investir: Loja Rodízio e Loja Arena/Estádio, com investimento de 1 milhão de reais; Loja Shopping, cujo investimento é de 400 mil reais; e Loja Express, com investimento de 250 mil reais. O prazo de retorno varia entre 24 e 28 meses para todos os formatos.
Balão da Informática
Balão da Informática
Há mais de duas décadas no mercado do varejo, a Balão da Informática oferece aos clientes os mais diversos produtos de informática e eletrônicos. Com projeto inicial apenas para loja física, a marca logo entrou para o e-commerce, tornando-se uma das pioneiras no segmento a oferecer seus produtos por meio de loja virtual. No ano passado, a rede decidiu encerrar as operações nas unidades próprias para investir no franchising. Com 13 lojas em operação em diversas regiões do país, sendo três apenas no Rio, a marca busca por investidores no estado fluminense para seguir os planos de expansão. O investimento inicial é de 40 mil reais e o prazo médio de retorno é de seis meses.
Maria Brasileira
Maria Brasileira
Maior rede de serviços de limpeza, presente em 21 estados brasileiros, a Maria Brasileira conta com 170 unidades em operação, sendo 18 em funcionamento no Rio de Janeiro. Em 2016, a rede registrou um crescimento de 20% em volume de unidades, com uma média de 35 mil atendimentos ao mês. Com um investimento inicial de 47,9 mil reais, é possível ser dono de uma franquia da marca, que promete faturamento médio mensal de 45 mil reais, dependendo do número de habitantes em cada cidade.
Sodiê Doces
Sodiê Doces
Com 280 lojas em diversas regiões do país, a Sodiê Doces possui um mix de mais de 90 variedades de sabores de bolos e sobremesas com preço acessível, se tornando um case reconhecido em todo o Brasil. Para abrir uma franquia é preciso desembolsar 440 mil reais e ter um espaço mínimo de 180 metros quadrados. Esse valor inclui capital de giro, investimento inicial e taxa de franquia, mas não incluiu eventual compra de ponto. O retorno previsto para o investimento é de 24 a 36 meses.
Chiquinho Sorvetes
Chiquinho Sorvetes
Atualmente com mais de 400 unidades em operação por todo o território nacional, sendo nove no estado do Rio de Janeiro, a Chiquinho Sorvetes pode ser uma boa opção de investimento para quem quer ter sucesso nos negócios. Afinal, o mercado de sorvetes está em pleno crescimento, registrando alta de 80% nos últimos dez anos. Uma das grandes apostas para a expansão da marca é o modelo de quiosque, com investimento inicial a partir de 280 mil reais, que pode ter entre nove e 12 metros quadrados. O prazo de retorno médio para este modelo de negócio é 24 a 32 meses.
Experimento Intercâmbio Cultural
Experimento Intercâmbio Cultural
Rede de franquias especializada em intercâmbio, com programas de trabalho e estudo no exterior, que foi adquirida em dezembro de 2016 pelo Grupo CVC, a Experimento Intercâmbio Cultural possui 43 lojas em operação em diversas regiões do Brasil. No Rio, a empresa possui duas lojas em funcionamento, localizadas em Niterói e Barra da Tijuca. Empreendedores que se identificam com o segmento precisam investir 95 mil reais, já incluindo a taxa de franquia. O prazo médio para ter o retorno do investimento é de 24 a 48 meses.
Wizard
Wizard
A Wizard figura como líder do mercado brasileiro de idiomas, sendo a maior rede de ensino de idiomas do mundo. Com mais de 1,2 mil escolas distribuídas em todo o território nacional, além do exterior, com escolas no Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Japão, a empresa aposta na experiência de aprendizado com o apoio de recursos tecnológicos para atrair mais alunos interessados em aprender novas línguas. São cinco modelos de negócios para quem quer investir, variando de 80 mil reais a 250 mil reais, com prazo de retorno girando entre 18 a 30 meses, dependendo do formato escolhido.
Mania de Churrasco
Mania de Churrasco
Rede de franquias que se destaca por oferecer cortes de carnes nobres nas praças de alimentação dos principais shoppings centers de grandes cidades, a Mania de Churrasco possui 37 lojas em operação pelo país, incluindo o Rio, e a meta é encerrar o ano com 50 lojas. Os amantes de um bom churrasco devem considerar o investimento na empresa, cujo valor inicial é de 750 mil reais, sendo a taxa de franquia em 60 mil reais. Em média, o prazo de retorno oferecido pela marca é de 24 a 36 meses.
PUKET
PUKET
Com mais de 250 produtos exclusivos lançados mensalmente, entre meias, pijamas, lingeries, acessórios e moda praia, a PUKET lidera o segmento e reafirma sua identidade bem-humorada e descontraída, em lojas projetadas para transmitir esta identidade. São mais de 160 lojas em todo o Brasil, além de 16 no exterior. Para abrir uma loja, o investimento inicial é de 350 mil reais, com prazo de retorno estimado entre 24 e 36 meses.
Lista Mais
Lista Mais
A rede Lista Mais é uma plataforma que conecta negócios locais a potenciais clientes, focada em micro, pequenos e médios negócios, além de profissionais liberais. Recém lançada no franchising, a empresa espera alcançar a marca de 24 unidades em operação até 2018 e movimentar 7 milhões de reais até o final deste ano. Em busca de investidores no Rio de Janeiro, a marca oferece um modelo de negócio que tem investimento inicial de 350 mil reais, com faturamento médio mensal de 150 mil reais, rentabilidade de aproximadamente 25%, e prazo de retorno entre 24 e 36 meses.
Temakeria e Cia
Temakeria e Cia
Com dez lojas próprias e 17 franquias inauguradas nos últimos dez anos, a Temakeria e Cia busca empreendedores interessados em investir no modelo de negócio da marca no Rio de Janeiro. São três modelos de negócios, cujos valores, incluindo a taxa de franquia, vão de 510 mil reais, para o modelo Express, voltado para praças de alimentação, a 860 mil reais, para os modelos de rua e shopping. O payback é estimado entre 30 e 36 meses.