Rio 40 graus: franquias para investir em território fluminense
Gilberto Gil cantou em uma de suas obras que “o Rio de Janeiro continua lindo”. Não apenas continua lindo, como inspira centenas de milhares de brasileiros a embarcarem no universo do empreendedorismo, especialmente em momentos como o atual, em que o desemprego segue em alta no estado e, principalmente, na Cidade Maravilhosa. No mercado de franquias, a região vai na contramão das crises que o país e a capital fluminense têm enfrentado nos últimos anos: o Rio de Janeiro é o segundo estado com maior número de redes, atrás apenas de São Paulo, principal centro financeiro da federação. Segundo informações da ABF (Associação Brasileira de Franchising), são 343 marcas atuando, o que corresponde a pouco mais de 22 mil unidades em operação em todo o estado. No ano passado, foram mais de 19,2 bilhões de reais em faturamento, representando 12,8% do faturamento do mercado nacional de franquias no período. Somente no segundo trimestre de 2017, o Rio acumulou alta de 10,2% do faturamento do setor, o que, em números absolutos, equivale a 3,82 bilhões de reais.
“O Brasil é um dos maiores mercados de franchising do mundo, apresentando resultados positivos mesmo em tempos de instabilidade econômica. O franchising está atento às mudanças e enfrentou com muito profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico. Com isso, foi resiliente e preservou suas operações, continuando, inclusive, a atrair novos empreendedores”, avalia Eliane Bernardino, presidente da ABF Rio.
São diversas as opções de negócios para quem está interessado em investir numa franquia no Rio de Janeiro. O Portal TOP Franquias selecionou algumas redes que desejam expandir no estado e que exigem capital variado.0