Sem cobrar taxas, Zaeli inicia expansão com franquias

Conhecida por estar entre as principais indústrias de alimentos no Brasil, a Zaeli anunciou que irá expandir sua atuação por meio de lojas franqueadas. Inicialmente, a marca afirma que deverá abrir unidades na cidade de São Paulo e também em sua Região Metropolitana. O processo de abertura de franquias não afeta o principal foco da empresa, que é vender para redes varejistas independentes localizadas, principalmente, em cidades do interior do Brasil.

Cada loja irá comercializar os cerca de 400 produtos fabricados pela Zaeli. Por não ter a necessidades de contar com intermediários, a empresa aposta na redução dos preços dos itens. “O projeto prevê a abertura de 100 lojas, e o nosso objetivo é buscar empreendedores que moram em regiões com elevado movimento comercial e conheçam os consumidores locais”, explica Bárbara Zago, diretora da Zaeli Franquias.

A rede irá selecionar franqueados que tenham imóveis com perfil comercial, além do conhecimento prévio do ramo. Dentre as vantagens que a empresa irá oferecer para os primeiros franqueados, estão isenções nas taxas de franquia e royalties.  Além disso, os estoques iniciais serão financiados pela indústria e o empreendedor só pagará pelos produtos após as primeiras vendas.

Os custos iniciais para abrir o estabelecimento envolverão reforma do imóvel – cerca de 100 mil reais -, equipamentos – cerca de 50 mil reais – e investimento em marketing de inauguração – aproximadamente 5 mil reais. A previsão de faturamento é de 150 mil reais por mês, com margem média de 15%.

Além da loja física para venda dos produtos Zaeli aos consumidores finais, o empreendedor também contará com os modelos food service (embalagens econômicas destinadas à venda institucional, como hotéis, restaurantes, bares, hospitais e conveniências), atacado (caixas fechadas voltadas ao comércio), além do e-commerce. As compras realizadas pela internet serão direcionadas ao franqueado de acordo com a região de atuação.

“O sucesso que fazemos em várias regiões do país é um exemplo de como o consumidor está disposto a experimentar outras marcas”, explica Bárbara. Os produtos Zaeli, que vão do feijão ao achocolatado em pó, já estão presentes em mais de 40 mil pontos de vendas, especialmente no Sul e Nordeste.