Veja 10 franquias que aderiram ao Black Friday e vão conceder descontos a novos franqueados
Há quase uma década, ela se tornou sucesso no Brasil, atingindo quase todos os nichos de mercado. A Black Friday, criada nos EUA, se tornou sinônimo de economia também entre os brasileiros, que aproveitam a última sexta-feira de novembro para movimentar ainda mais a economia. Em alguns casos, negócios aderiram a novos modelos, como Black November e Black Week.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que este ano o faturamento seja 18% maior em comparação ao ano passado, ultrapassando a marca de 3,4 bilhões de reais.
Mas, engana-se quem pensa que a Black Friday é o dia apenas de comprar aquele aparelho eletrônico de última geração pela metade do preço, dar uma cara nova na decoração da casa ou aproveitar um pacote de turismo para aquela viagem tão sonhada.
A data também é a grande oportunidade para muitos brasileiros tornarem-se donos do próprio negócio. Afinal, muitas redes de franquias aproveitam a ação para oferecerem condições especiais no investimento inicial exigido, na taxa de royalties ou algum benefício extra que atraia a atenção de potenciais franqueados.
Embora o segmento ofereça algumas opções de negócios, o advogado especializado em franchising e sócio da BVA Advogados, Felipe Barreto Veiga, avalia que o empreendedor precisa analisar alguns fatores antes de assinar o contrato com a rede de franquias escolhida.
“É fundamental que (o empreendedor) estude bem o contrato de franquia e a Circular de Oferta de Franquia, entendendo detalhadamente todas as questões relativas a royalties, taxas de franquia, fundo de publicidade, ponto comercial, custos marginais de implementação e custo efetivo de fornecedores homologados, que são pontos que impactam diretamente no ROI do empreendedor”, destaca Veiga.
Segundo o último balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o terceiro trimestre de 2019 teve um crescimento de 6,1% em comparação ao mesmo período do ano passado, cujo faturamento do segmento no país foi de pouco mais de 47,2 bilhões de reais. Ainda de acordo com a ABF, o setor deverá encerrar o ano com crescimento de 7% em faturamento e 5% em número de unidades, impulsionado, principalmente, por datas sazonais.
“O setor de franquias apresentou um ritmo de geração de empregos superior à média nacional, alavancado pela abertura de novas unidades e pela preparação para eventos sazonais, como Dia das Crianças, Black Friday e até mesmo o Natal”, diz o presidente da ABF, André Friedheim.
O Portal TOP Franquias selecionou algumas redes de franquias para quem quer investir durante a Black Friday e se tornar um empreendedor de sucesso.
Se tiver interesse em realizar uma comparação, em 2017 nossa redação também fez um levantamento de franquias que fizeram ações voltadas para a Black Friday. Confira clicando no link.